segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

O que é ou será o Inferno?

A palavra inferno foi traduzida, como nós imaginamos, bem depois. No original hebraico (Antigo Testamento) encontramos a palavra sheol que quer dizer sepultura, lugar dos mortos. E no grego (Novo Testamento), gehenna que significa a mesma coisa que sheol.    

Cemitério, como nós conhecemos, é algo muito recente. Na verdade veio após o século XVII quando a igreja começou honrar seus mortos cristãos num lugar de descanso digno. O quintal da igreja, logo na frente, na entrada lateral.

O nome mais característico do inferno, no Novo Testamento, é gehenna, uma palavra que tem uma história interessante. Ela se referia ao vale de Hinon, fora de Jerusalém, no qual os israelitas queimavam seus filhos como sacrifício a Moloque, o deus amonita (2 Cr 28.3; 33.6; 2 Rs 23.10). Era um lugar de atitudes perversas e de tristeza que angustiava o coração. No século I, o vale de Hinom havia se tornado um depósito de lixo, onde os detritos eram queimados dia e noite. As pessoas dos dias de Jesus, associavam-no com fumaça, fedor e vermes – tudo que era detestável e imundo. Esse é o termo horrivelmente vívido que Jesus escolheu como figura apropriada do inferno real.

Visto que o inferno é um lugar criado por Deus que será preparado para o diabo e seus anjos como castigo eterno. (Mt 25.41).

Foi nessa comparação de lugar q Jesus se referiu quando disse:

"E, se tua mão direita te fizer pecar, corta-a e atira-a para longe de ti; pois te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno". (Mateus, 5:30)

E depois Tiago, seu irmão:

"Semelhantemente, a língua é fogo; é um mundo de iniquidade; a língua está localizada entre os órgãos do nosso corpo, e pode contaminar a pessoa por inteiro, e não somente põe completamente em chamas o curso da nossa existência, como acaba, ela mesma, incendiada pelo inferno". (Tiago, 3:6)

Com o tempo, a igreja católica passou usar livros apócrifos para sugerir que o purgatório existia e aqueles que não faziam o que a igreja mandava poderiam ter uma segunda chance de ir para o céu.

Porém, a Bíblia diz que:

"Mas o Rei ordenará aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos! Apartai-vos de mim. Ide para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos". (Mateus, 25:41) e "Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo". (Hb 9:27)

Não se sabe ao certo se o inferno será um lugar de sofrimento eterno ou o lugar onde o fim será o distanciamento completo e definitivo de Deus através daquilo que a Bíblia denomina de morte eterna. Afinal, existiria castigo maior de um ser imortal ser extinto?!

O que sabemos de fato é que este lugar foi preparado para o diabo e seus anjos como castigo após o seu julgamento. Ou seja, ainda não tem ninguém lá. Muito menos o diabo.

"Da mesma maneira, beberá o vinho da justiça severa de Deus, que foi derramado sem misturas atenuantes no cálice da Sua ira. E será atormentado com enxofre incandescente diante dos santos anjos do Cordeiro. E a fumaça da sua aflição será exalada para todo o sempre. Para todos aqueles que adoram a Besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não haverá repouso algum, dia e noite sem cessar”. (Apocalipse, 14:10-11)

"O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos". (Apocalipse, 20:10)

"Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte!” (Apocalipse, 21:8)

O inferno é um lugar de castigo na bíblia preparado para o mal e que só será consumado no julgamento de Deus, onde todo aquele que não se arrependeu do seu pecado e decidiu viver segundo a sua carne dando vasão a sua carnalidade e seguindo as ordens do diabo será ceifado juntamente com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog