segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

A guarda do sábado é obrigatória?

 A palavra sábado vem do hebraico Shabat que quer dizer descanso.

Como os imperadores colocaram o mesmo nome num dos dias da semana, as pessoas se prendem ao dia chamado sábado, quando na verdade, o que Deus quis dizer nos mandamentos foi o seguinte:

— Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. Seis dias você trabalhará e fará toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. (Êx 20:8‭-‬11 NAA)

O sábado deveria ser um dia em que todos pudessem descansar para renovar as forças. O descanso também está associado ao tempo para as coisas de Deus. 

O Antigo Testamento dá duas explicações para o sábado:

Foi o dia em que Deus descansou de criar o mundo (Êxodo 20:11) e para lembrar que Deus libertou os israelitas do trabalho opressivo no Egito (Deuteronômio 5:15). Perceba que em ambos fala sobre descanso do trabalho.

Jesus explicou que o sábado foi criado como uma bênção, para nosso bem. 

"E então concluiu: O sábado foi criado por causa do ser humano, e não o ser humano por causa do sábado". (Marcos, 2:27)

O objetivo não era obedecer à regra a todo custo mas ter o direito de descansar e desfrutar das bênçãos de Deus. Mesmo debaixo da Lei do Antigo Testamento, havia situações em que era aceitável não guardar o sábado.

"Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e, contudo, são desculpados? Pois Eu vos afirmo que aqui está quem é maior do que o templo. Entretanto, se vós soubésseis o que significam estas palavras: ‘Misericórdia quero, e não holocaustos’, não teríeis condenado os que não têm culpa". (Mateus, 12:5-7)

O descanso na Bíblia é uma bênção. Hebreus 4:4-6 e 9-11 explicam que o sábado simbolizava o descanso da vida eterna – descanso do pecado e do sofrimento. Aqueles que rejeitam Jesus e vivem para o pecado nunca conhecerão esse descanso. Como tudo no Antigo Testamento, era uma simbologia ao Reino Vindouro de Cristo.

O dia de sábado em si não tem nenhum valor especial mas aquilo que representa é muito importante. O Novo Testamento deixa claro que o que realmente importa é o coração. Devemos fazer tudo para a glória de Deus. Algumas pessoas guardam o sábado para Deus; outras pessoas guardam o domingo para Deus; ainda outras pessoas guardam um pouco de cada dia para Deus! - Romanos 14:5-6

"Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus".

Cada pessoa deve procurar a vontade de Deus para sua vida. Quer você guarde o sábado, quer não, respeite a decisão de outros cristãos (Colossenses 2:16-17). 

"Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo".

Guardar o sábado, ou outro dia da semana, é uma questão de consciência individual. O mais importante é ter tempo para descansar e focar em Deus. Pois Ele quando deu os dez mandamentos, tinha em mente o bem do homem e da humanidade em consequência. 

Imagina se não houvesse lei no nosso país? Todos fazendo o que julgasse correto! A lei não foi feita para salvar a nossa vida mas para nos proteger do mal. Com ela, somos obrigados a conter nossos impulsos mais nocivos ao próximo quanto a nós mesmos.

Se a lei não dissesse que o cinto de segurança é obrigatório, alguém usaria? No entanto usá-lo não é certeza de salvação, pois muitos morrem por se prenderem ao cinto em um acidente. 

Guardar o sábado ou ter um dia semanal de descanso é necessário para a nossa mente e corpo, é uma prevenção contra o ativismo , o correr atrás do dinheiro, do ter. Quantas pessoas fazem do emprego, do lucro e da busca por dinheiro um ídolo? O sábado protege o homem dessa busca idólatra lembrando que o descanso é necessário para a nossa saúde física e emocional.

Mas é claro que nem todos entendem isso. Muitos acabam não descansando em dia algum.

Na verdade, se levarmos a sério o descanso, não deveríamos vender as férias, pois o descanso anual também é bíblico. No entanto, visando o dinheiro, muitas pessoas vendem suas férias em troca do preço da sua própria saúde. Trocam ou barganham em benefício próprio. Não seria isso também um erro?

É tudo uma questão de conscientização. O descanso é bíblico e é um mandamento, que quando quebrado traz consequências visíveis ao homem. Como foi dito, os mandamentos foram dados para nos proteger e não para nos salvar.

A salvação é uma dádiva de Deus e não uma rega a ser seguida, se não Cristo não precisaria ter morrido por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog