segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Entendendo o Arrebatamento

 A Bíblia diz o seguinte:

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando Eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver. (João 14:1-3)

DEUS nos fez para vivermos em comunhão e contato com Ele, assim como era no início com Adão e Eva. Mas o pecado nos separou de Dele. 

Essa separação agora só pode ser desfeita através de Cristo. Por isso, todo aquele que confessa Jesus como filho de Deus e Salvador, herda todos os direitos de filho e passa da morte para vida. O que isso quer dizer? Que a sentença de morte eterna dá  lugar a esperança de vida eterna com o Senhor. 

"Assim sendo, todo aquele que me declarar diante das pessoas, também eu o declararei diante de meu Pai que está nos céus". (Mt 10:22)

"Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo!" (Rm 10:9)

"se perseverarmos, com Ele igualmente reinaremos; se o negarmos, Ele também nos negará;" (2 Tm 2:12)

"O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória. O sofrimento e a glória futura." ( Rm 8:16-17)

Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir". (Atos 1:9-11)

A Bíblia nos garante que da mesma forma que Cristo foi  para o céu, voltará para nos levar a um novo reino com Ele. É  o que cremos - Uma nova vida em um novo reino com Cristo.

"Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados". (1 Coríntios 15:51-52)

Paulo usa a metáfora dormir para falar da morte. Nesse texto, ele diz que nem todas as pessoas precisarão morrer para se encontrar com Deus, algumas estarão vivas no dia em que Ele voltar.

"Dizemos a vocês, pela Palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. (1 Tessalonicenses 4:15-17)

Porém, aqueles que tiverem mortos, serão ressuscitados para juntamente com os vivos entrar no novo reino de Cristo em Sua volta.

"Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu." (João 3.13)

Será que João não conhecia a história de Enoque e Elias? Será que ele se esqueceu destas histórias? Será que ele errou ao escrever que ninguém subiu ao céu?

Então vamos começar analisando o caso de Enoque.

"E andou Enoque com Deus; e não apareceu [we’ênennu] mais, porquanto Deus para si o tomou [lãqach]." (Gênesis 5.24)

Veja bem, aqui nós temos duas formas de interpretação:

  1. “Tomou para si” pode significar que Enoque morreu. Esta expressão é utilizada até hoje, principalmente quando tentamos explicar para alguma criança que tal pessoa morreu.
  2. “Tomou para si” pode significar que Deus levou Enoque para o céu.

Se temos duas ou mais formas de interpretar o texto (e se estas formas de interpretação são opostas), então, temos que buscar qual interpretação está correta.

Neste texto acima, temos duas partes chaves para entendermos melhor o texto. “we’ênennu - ואיננו” que vem da raiz “ayin – אין“ que tem o sentido de negação. Temos também “lãqach - לקח” que como traduzida, significa “tomar”, “pegar”, etc.

We’ênennu

"Por um pouco se exaltam, e logo desaparecem [we’ênennu]; são abatidos, encerrados como todos os demais; e cortados como as cabeças das espigas." (Jó 24.24)

Conforme o versículo acima, temos um contexto claro de morte. O “desaparecer” conforme o texto acima significa que estes que se exaltam morrem.

"Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá [we’ênennu]." (Salmos 37.10)

Seria possível entender que o ímpio seria arrebatado? Creio que ninguém responderia que sim.

E pra finalizar, vamos em Jeremias para bater o martelo sobre este ponto.

"Mas eu despi a Esaú, descobri os seus esconderijos, e não se poderá esconder; foi destruída a sua descendência, como também seus irmãos e seus vizinhos, e ele já não existe [we’ênennu]." (Jeremias 49.10)

Observe que “we’ênennu” esta ligado à morte. Ou seja, um eufemismo para a morte. Assim como nós hoje usamos eufemismos como “bateu as botas”, o Tanakh também traz suas metáforas.

Lãqach

Normalmente, as pessoas que utilizam o versículo de Gênesis para justificar o arrebatamento, se apegam mais ao “e não apareceu mais”, do que “para Si o tomou”. Porém, para acabar com todas as dúvidas, vamos também analisar a palavra “lãqach”.

"Mas YHWH vos tomou [lãqach], e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais por povo hereditário, como neste dia se vê." (Deuteronômio 4.20)

Observe o seguinte, Israel nunca foi arrebatado para o céu, mas sim, foi tirado do Egito e conduzido para Canaã. Portanto, acreditar que “tomou para si” significa “levar para o céu” seria um erro. O que podemos dizer é que Deus o toma para o seu Reino vindouro.

E onde seria este Reino Vindouro?

Vamos ler em Apocalipse 21:2-3: “E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles, e será o seu Deus”.

Voltemos a Apocalipse 11:15: “O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos”. Estas profecias mencionadas, o tabernáculo de Deus está com os homens,…a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus. 

“O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo”. Isso prova que Deus edificará o reino Dele na terra, e habitará a terra junto com a humanidade. Os reinos do mundo vão se tornar reinos de Cristo e durarão para sempre.

E quanto a Elias?

O caso de Elias exige bastante atenção, pois, caso não tenha atenção, podemos cometer muitos equívocos.

Em primeiro lugar, não temos no Tanakh uma definição de arrebatamento como elevação aos céus, mas como resgate, prêmio, recompensa. No caso de Elias, temos 3 passagens que fala a respeito de “arrebatamento”, porém, todas as utilizam termos diferentes conforme o Hebraico.

"E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito de YHWH te tomasse [yisã’akhã], não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo a YHWH desde a minha mocidade." (1 Reis 18.12)

Obadias estava muito receoso em contar a Acabe que Elias estava por ali. Nisto percebemos pelas palavras de Obadias que Elias era frequentemente levado/arrebatado de um lugar para o outro. Diziam que Elias estava “aqui”, e ele não estava mais, e depois diziam que ele estava “ali” e não estava mais. Portanto, o “arrebatamento” em que Elias foi elevado ao céu, pode começar a ter um outro sentido se pararmos para refletir um pouco sobre esta passagem.

"Sucedeu que, quando YHWH estava para elevar [wayelekh] a Elias num redemoinho ao céu [hasshãmãyim], Elias partiu de gilgal com Eliseu." (2 Reis 2.1)

De fato, Elias foi elevado ao céu, mas isto, não necessariamente quer dizer que ele esteja no céu.

"E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu [waya’al] ao céu [hasshãmãyim] num redemoinho." (2 Reis 2.11)

Como disse anteriormente, temos 3 passagens e 3 termos diferentes, o que inviabiliza a criação de um conceito sobre uma palavra.

Outro ponto importante a ser observado, dentro da cultura comum, é que Elias subiu ao céu numa carruagem de fogo, mas na realidade, os textos falam que ele foi levado por um redemoinho, ou por uma tempestade, ventania.

"E disseram-lhe: Eis que agora entre os teus servos há cinquenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar a teu senhor; pode ser que o elevasse [nesã’o] o Espírito de YHWH e o lançasse em algum dos montes, ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis. Mas eles insistiram com ele, até que, constrangido, disse-lhes: Enviai. E enviaram cinquenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam." (2 Reis 2.16-17)

Vemos aqui mais um novo termo utilizado o que afasta cada vez mais de um conceito a respeito do arrebatamento como nos foi ensinado.

Outro ponto importante a ser analisado, é que, os filhos dos profetas que estavam em Jericó não foram incrédulos quanto ao desaparecimento de Elias, na realidade, como mostrei em 1 Reis 18, Elias era frequentemente “arrebatado” de um lugar para o outro. O que estes homens tentaram fazer foi simplesmente, conferir para saber se Elias foi levado para algum lugar por perto, porém, Elias foi levado para longe, onde, Eliseu não o pode ver mais.

Mas o texto diz que Elias foi levado ao céu, como provar que ele foi apenas tirado de um lugar e levado a outro?

Em primeiro lugar, Elias não foi levado para o céu, mas sim, foi elevado ao céu, ou seja, de uma forma simples, Elias voou pelo céu. E o que prova isto é o fato que Elias escreveu uma carta após o seu “arrebatamento”.

"Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz YHWH de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá," (2 Crônicas 21.12)

Ora, mas como isso é possível? Não estava Elias no céu? Por acaso Elias escreveu uma carta lá do céu? Obviamente que não. Esse evento aconteceu cerca de 4 anos segundo a Bíblia em ordem cronológica, após o seu desaparecimento/arrebatamento.  Então como Elias enviou uma carta do céu? teria sido uma mensagem mediúnica?

Conhecendo as escrituras sabemos que essas coisas são desaprovadas por Deus, então Ele não permitiria tais práticas (Lv 19:31; 20:6,27; Dt 18;9-12; 2 Rs 21:6; Is 6:19-20) . O certo seria dizer que Elias estivesse em algum lugar especial, guardado por Deus mas que pudesse ter acesso a Israel de alguma forma.

Em suma:

Arrebatamento diz respeito a proteção, resgate, recompensa, mudança.

Cremos que Deus restaurará esta Terra assim como dia em  Apocalipse 21:1-7.

 "Depois vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia mais. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. Ela estava vestida como uma noiva enfeitada para o seu marido. Então ouvi uma voz forte que vinha do trono, dizendo: — Agora, a morada de Deus vai ser com os homens. Deus habitará com eles e eles serão povos de Deus. Então, o próprio Deus estará com eles e Ele lhes será por Deus.  Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos e a morte já não existirá mais. Não haverá mais luto, nem choro e nem dor, porque as coisas velhas já passaram. E aquele que estava sentado no trono disse: — Olhe, Eu estou fazendo tudo novo! E acrescentou: — Escreva isto, porque estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança. E Ele ainda me disse: — Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A todos os que têm sede eu darei de beber, de graça, da fonte da água da vida. Aquele que vencer herdará todas estas coisas e eu serei o seu Deus e ele será o meu filho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog