segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

O que acontece após a morte?

A igreja católica acredita que os bons vão pro céu e os maus para o inferno. E aqueles que nem foram uma coisa e nem outra, vão para o purgatório. Um certo tipo de oportunidade de expurgar os pecados e conseguir chegar aos céus.

Os protestantes em sua maioria acreditam que os servos de Deus vão para o paraíso aguardar o julgamento e os ímpios direto pro inferno.

A Bíblia fala que a vida é o sopro de Deus em nós:

"Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente". (Gênesis, 2:7)

Ou seja. Deus nos fez carne, soprou em nós Seu Espírito e nos fez alma vivente. 

O homem, assim como Deus, possui três partes, corpo, alma e espírito (Deus Pai, Jesus e Espírito Santo). E quando morremos, o corpo volta ao pó, e o espírito retorna para Deus. 

Seu corpo veio da terra, e quando morrer, voltará para a terra. Mas seu espírito veio de Deus e quando morrer, voltará para Deus. (Eclesiastes 12:7/ VFL)

E o que acontece então com a alma?

A alma é a nossa consciência, o lugar da nossa razão e emoções.

A Bíblia usa diversos textos que falam da morte com um estado de sono.

Quando estamos dormindo, não nos lembrando da vida. Não temos consciência do lugar que estamos e nem de quem está do nosso lado da cama, ou o que  aconteceu no nosso dia. Simplesmente dormimos, descansamos a nossa alma. Pelo menos esse é o correto de descansar. Quem não consegue desligar são pessoas que possuem algum tipo de problema e isso é ruim.

Tirando a parte dos sonhos, a gente fecha o olho e quando abre, é como se nada tivesse acontecido. Um vácuo no tempo, uma aceleração que não foi percebida por nossa consciência.

A morte é na verdade isso. Um estado de sono. Onde não nos lembramos de nada e nem vemos o tempo passar.

No entanto, em realidade, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele o primeiro dos frutos dentre aqueles que dormiram. (1 Coríntios, 15:20)

Porém, a Bíblia diz que na volta de Cristo os mortos serão acordados e nós receberemos um corpo incorruptível, ou seja, que não sofre a ação do tempo, que não morre, não adoece, e nem envelhece. E só então seremos julgados para saber nosso destino final. 

"Não desejamos, no entanto, irmãos, que sejais ignorantes em relação aos que já dormem no Senhor, para que não vos entristeçais como os outros que não possuem a esperança. Porquanto, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, da mesma maneira devemos crer que Deus, por intermédio de Jesus, trará juntamente com Ele os que nele faleceram. Afirmamos a todos vós, pela Palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos quando se der o retorno do Senhor, certamente não precederemos os que dormem nele. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre!" (1 Tessalonicenses, 4:13-17)

Há outra questão também.  A Bíblia diz que:

"A alma que pecar, essa morrerá".  ( Ezequiel 18:20a)

"Não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo". (Mateus, 10:28)

Esses textos mostram que a morte eterna se dará aqueles que não quiseram servir a Deus. Isso mostra que Deus matará essa consciência pra sempre. Será como se nunca houvesse existido. Extinção total. A isso é chamado de inferno, ou morte eterna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog