terça-feira, 8 de maio de 2018

Moisés - O Melancólico

“Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz”. (Romanos 7:18-20)

1 – Introdução

Analítico, talentoso, perfeccionista, abnegado e com uma natureza emocional muito sensível. Desfruta muito da arte. Tende a ser introvertido. Quando está em êxtase atua de forma extrovertida. Em alguns momentos fica triste e deprimido, sabe desviar o assunto e ser divergente. Amigo fiel, mas não faz amizade com facilidade. Grande capacidade analítica. Descobre rapidamente os obstáculos e os perigos de qualquer projeto que participa.
É um pessimista nato: como vê os obstáculos, fica detido. Escolhe profissões que exigem muito sacrifício pessoal. É metódico e persistente, com isso quase sempre consegue realizar grandes coisas. Às vezes sua tendência natural de se queixar do sacrifício o leva a desistir das coisas. Negativo, pessimista e crítico. É o mais egocêntrico e sensível dos temperamentos. É rancoroso e propenso a se sentir perseguido. Temperamental, depressivo e anti-social. Costumam ser grandes escritores, artistas, cientistas, estrategistas, professores, filósofos.

2 – Moisés, o Melancólico

Muitos personagens da Bíblia demonstraram ser melancólicos, mas o mais destacado foi Moisés.
Moisés era talentoso Nm 8:4, culto At.7:22; abnegado, perfeccionista (Deus usou essa qualidade para lhe dar as Lei e os detalhes do Tabernáculo); leal (os livros da Lei, revelam isso) e extremamente dedicado, Ex.32:31-32.       
Mas sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico.
Muitas vezes se deixava dominar pela ira, Nm. 20:9-12 e pela depressão, Nm.11:11-15. 
O seu encontro com o Senhor no Monte Horebe e a freqüente busca da Sua face, contudo, fizeram dele um homem cheio do Espírito Santo, um líder destemido, e tornou-se “o homem mais manso da Terra”, Nm.12:3 - Suas qualidades se destacaram e foi o grande legislador de Israel.
O melancólico Moisés nos fornece excelente material para um estado analítico do temperamento porque as Escrituras nos dão muitas informações a seu respeito. O melancólico líder de Israel ilustra claramente a diferença que o poder de Deus faz na vida de um homem. Depois de educado aprimoradamente durante quarenta anos na sede da cultura egípcia, este brilhante melancólico passou 40 anos cuidando de animais num deserto distante. Com 80 ouviu o chamado de Deus da sarça ardente, e durante os 40 anos seguintes foi um dos maiores líderes que existiu.
Como qualquer cristão dos dias de hoje, Moisés só foi produtivo para Deus porque deixou ser controlado pelo Espírito Santo.

3 - Características do Moisés Melancólico



Talentoso – em At 7:22, Estevão, 1º mártir do cristianismo, nos informa que Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras. O Egito era na época o centro da civilização e ele absorveu todo o conhecimento dos egípcios sem se deixar dominar. A habilidade de Moisés em conduzir três milhões de pessoas através do deserto; como juiz e profeta reflete sua natureza excepcionalmente bem dotada.

Abnegado – os indivíduos melancólicos têm dificuldades em desfrutar do conforto ou do sucesso sem sentir alguma culpa. Têm freqüentemente a inclinação de se dedicar a causas que exijam sacrifício. Na vida de Moisés isto é visto claramente em Hb 11:23-27, seu exemplo de abnegação e renúncia é prova de que homem algum sai perdendo quando dá sua vida a Deus.

A lealdade de Moisés – um dos traços mais admiráveis do melancólico é a sua lealdade e fidelidade. Embora tenha poucos amigos, é intensamente leal aqueles que adquire. Esta característica fez com que tivesse facilidade em ser de maneira especial devotado a Deus. A devoção de Moisés cresceu durante os 40 anos no deserto. Quando os problemas surgiram, buscava direção divina e como líder deu várias provas de sua fidelidade ao Senhor (Ex 33:11). Isto não significa que Moisés era perfeito. Você encontrará diversas falhas em sua vida indicando que era muito humano, durante os anos em que serviu a Deus.

·         Complexo de inferioridade – os talentos de Moisés são negligenciados devido ao seu excessivo sentimento de inferioridade. As desculpas que Moisés deu ao Deus Todo-Poderoso quando conversaram junto à sarça ardente são um exemplo clássico da depreciação que os melancólicos fazem de si mesmos (Ex. 3:11-12; Ex. 4:1,10,13)



·         Não tenho talento – “quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”

(Ex 3:11). Moisés depreciava suas habilidades pessoais e recuava diante da idéia de colocar seus talentos à disposição do Senhor. A resposta de Deus a Moisés é válida para todos os cristãos: “Certamente Eu serei contigo”(Ex 3:12) Do que mais Moisés precisava?



·         Ninguém acredita em mim – “Mas eis que não crerão nem acudirão à minha voz” (Ex 4:1)

O medo de ser rejeitado faz parte do complexo de inferioridade do melancólico. Este temor é totalmente egoísta, e quanto mais cedo for reconhecido errado, mais depressa experimentaremos o poder transformador de Deus em nossas vidas.

·         Não sei falar em público – “Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho” (Ex 4:10). A resposta de Deus a Moisés é hoje tão pertinente quanto foi o passado: “Quem fez a boca do homem?… Eu serei com tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Ex 4:11). Pregar e ensinar a Palavra de Deus não tem nada a ver com eloqüência e sim com obediência. A resposta do Senhor a Moisés esclarece que o êxito espiritual é alcançado pelo poder de Deus e não pelo nosso potencial e nossos talentos.

·         A ira de Moisés – Além do medo, a ira reprimida freqüentemente espreita o temperamento melancólico. Sua incapacidade de controlar essa emoção o impediu de entrar na terra prometida (Ex 16:20; 32:19). A ira auto-indulgente desagrada a Deus e leva a graves pecados. Nenhuma pessoa compreensiva criticaria Moisés por se irritar com aquele povo ingrato, mas Deus, O Todo-Poderoso, assim o fez, pois o Senhor lhe tinha oferecido toda orientação e poder necessário.

·         A depressão de Moisés – Moisés é um dos três grandes servos de Deus que ficaram deprimidos a ponto de se desesperar e pedir a Deus que lhes permitisse morrer. Os outros dois foram Elias (1 Rs 19) e Jonas (Jn 4:1-3). De todos os temperamentos, o maior problema das pessoas melancólicas é a depressão. O relato da depressão de Moisés é dado em Nm 11:1-15. Deus jamais pediu a Moisés que suportasse a todo aquele peso de responsabilidade, os quais eram Dele. Porém Moisés cultivou de tal forma a auto-piedade que pediu ao Senhor: “Se assim me tratas mata-me de uma vez, eu Te peço, se tenho achado favor aos Teus olhos”. Lembre-se de que a reação de Moisés, face aos acontecimentos, foi o que causou a sua depressão, e não as circunstâncias em si mesmas.


4 – Conclusão

Por mais perfeccionistas que sejamos, somos falhos. Todos nós precisamos reconhecer que nossos talentos provêm do Senhor. O melancólico também precisa entender que sua abnegação – facilidade em se colocar em segundo plano de forma altruísta, não o faz melhor que qualquer outra pessoa, e que a sua lealdade não pode ser baseada naquilo que o outro faz ou deixa de fazer, mas no fato de ser a ação correta.
Fazendo assim, ele conseguirá vencer os obstáculos sem pessimismo, complexos e ira, e entenderá que os propósitos do Senhor são maiores e mais altos que os dele.


Verdade ou Consequência?


Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro.

Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é

perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo
da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade.
Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada
pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.
A pessoa que foi apontada pelo fundo da garrafa faz uma pergunta a pessoa que foi apontada pelo boca da garrafa, baseada em defeitos, qualidade e experiências de vida que ela já tenha passado, ou manda fazer uma tarefa, caso essa pessoa prefira conseqüência.

Verdades:

1 - Alguma vez você passou por alguma situação constrangedora da qual tenha se sentido inferiorizado? Se sim, o que você fez?

2 – Qual é o seu maior medo?

3 – Existe algo que você não faria de jeito nenhum?

4 – Em qual situação você sentiu o cuidado de deus de forma quase visível?

5 – O que você mais sente falta do mundo que ainda não encontrou dentro da igreja?

6 – Como foi a sua experiência com Cristo?

7 – O que você precisa mudar em seu temperamento?

8 – Qual é o seu maior defeito?

9 – Qual é a sua maior qualidade?

10 – Dos personagens bíblicos, qual você se assemelha?

Consequencia

1 – Falar um versículo da bíblia com a sua devida referencia.

2 – Cantar um hino sobre o amor de Deus

3 – Faça uma mímica – “a sarça ardente”

4 – Desenhe -  o rio se transforma em sangue

5 -  Conte quantos  feijões tem no pode contando a historia, ao mesmo tempo, a história do nascimento de Moisés

6 – Decifre este versículo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog