terça-feira, 8 de maio de 2018

Aula 01 - Desmistificando a Bíblia


"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (João 1:1)

1 - O que é a Bíblia

A Bíblia é o livro sagrado do Cristianismo.
Ela é o livro mais famoso e mais produzido no mundo.
Seus 66 livros foram escritos por mais de 40 pessoas, das mais diferentes profissões, culturas e nacionalidades, durante um período aproximado de 1.600 anos e em 3 línguas diferentes.
Como é dividida em duas partes, levou 1500 anos para escrever o Antigo Testamento (39 livros), e 100 anos o Novo Testamento (27 livros).
O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico com alguns poucos textos em aramaico (2 Rs 18.26;    Dn 2.4-7.28; Ed 4.8-6.18;7.12-26; Jr 10.11  e duas palavras em Gn, 31:47)  e o Novo Testamento foi escrito em grego, salvo o livro de Mateus, em específico o “Sermão do Monte”, que alguns estudiosos afirmam ter sido escrito em hebraico.
A palavra testamento significa “aliança” ou “pacto”.
Na bíblia encontramos a origem da natureza, da humanidade, do pecado, a formação do povo de Israel e toda a sua trajetória até a vinda do messias, a formação da igreja, seu propósito e futuro.
Sua incrível uniformidade faz da Bíblia um livro singular, que embora sendo livros separados, precisam ser estudados simultaneamente, pois se completam.

“O Antigo Testamento ilustra o Novo Testamento, enquanto o Novo por sua vez explica o Antigo”.


2 - Como a Bíblia foi Inspirada

a) Teoria Mecânica ou Ditacional (Teoria Augustiniana)¹

Os defensores desta teoria acreditam que os escritores da Bíblia simplesmente colocaram no papel o que foi “ditado”, silaba por silaba, pelo Espírito Santo através de um anjo, e que não houve nenhuma participação do elemento humano no conteúdo dos textos. Os seus adeptos têm dificuldade em explicar as peculiaridades individuais, percebida, quando se compara o estilo literário de um livro bíblico com outro, tão evidente nos textos bíblicos.

“Podemos dizer que a bíblia é a Palavra de Deus, e não palavras de Deus.Porque Deus não ditou as palavras que foram escritas.”

Da mesma forma que podemos afirmar  que se a bíblia fora ditada por Deus, não haveria contradições na escrita,  e teria o mesmo estilo textual de Gênesis a Apocalipse.

¹ - Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão.

b) Teoria da Intuição (Teoria Platonista)²

Enquanto que na Teoria Mecânica a ênfase está no elemento sobrenatural, na Teoria da Intuição a ênfase está no elemento humano. Para os seus defensores os escritores bíblicos tinham apenas um conhecimento mais elevado que os demais seres humanos de suas épocas. Esta teoria defende que a Bíblia é apenas mais uma obra literária criada pelo engenho humano.

² - Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga – 428/427 a.C. Pensamento: A espiritualidade é inteligível, ou seja, é invisível aos olhos humanos e apreendida pela razão; A verdadeira espiritualidade acontece na razão humana, onde cada idéia é perfeita e totalmente humana.

c) Teoria da Iluminação (Teoria Iluminista)³

Para estes, os escritores bíblicos tiveram uma elevação da sua percepção religiosa semelhante a iluminação que todo ser humano recebe após a sua conversão, dada pelo contato com o Espírito Santo. Assim, para




esta teoria, a Inspiração diferiu apenas no “tamanho”, e não em qualidade, daquela inspiração que todo o crente tem.
Diz que Deus aumentou a capacidade humana, aumentando sua inteligência e sensibilidade com a finalidade de entender Deus. Pessoas receberam uma iluminação divina a ponto de decifrarem Deus e adivinharem tudo o que era pra ser escrito.

³ - Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Características: Defesa do conhecimento racional (poder da razão); Deus está presente na natureza e no próprio homem; Antropocentrismo.
d) Teoria Dinâmica

Teoria através da qual se diz que se estabeleceu um diálogo entre Deus e os autores humanos, semelhante ao diálogo que temos com a nossa consciência onde os autores foram guiados em seus pensamentos, em suas percepções, supervisionados em suas leituras de fatos históricos e escreveram, numa conversa com Deus onde Deus deu liberdade para que os autores escrevessem, e respeitou a personalidade de cada um.
Homens foram impelidos pelo Espírito de Deus registrando suas impressões, e conclusões dos seus relacionamentos com Deus, suas percepções da realidade e que foram orientados, esclarecidos, supervisionados enquanto escreveram, e escreveram não as palavras de Deus, mas a verdade de Deus em suas próprias palavras, compreendendo o ponto de vista de Deus naquilo que viram ou ouviram.
Esta é a teoria mais acertada e a mais aceita pelos cristãos, é assim, que nós evangélicos acreditamos.

“Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus”. (2 Pedro 2:20-21)

“A bíblia foi escrita por pessoas, guiadas por Deus e inspiradas pelo Espírito Santo”.


3 – A História da Escrita

Os ensinamentos transmitidos nas famílias começaram a ser escritos assim que surgiu a escrita. Foram escritos em madeira, blocos de argila e principalmente em pedras (Êx 34:1, 27,28). Moisés foi o primeiro escritor da bíblia.
Devido às dificuldades de se carregar os escritos em pedras, principalmente no êxodo, começou-se a escrever em peles de animais e em papiro (casca de uma planta). Eram guardados em vasos de barro para proteger do tempo. Depois começaram a tratar o couro e costurá-lo, enrolando com duas hastes de madeira para dar firmeza e assim puderam condensar em rolos ou pergaminhos.

4 -  – De que Forma a Bíblia foi Estruturada

 

Os livros desta Biblioteca não estão dispostos aleatoriamente, mas foram bem organizados e podem ser distinguidos em grupos de acordo com o assunto, seu objetivo e forma de transmitir a mensagem.

     * PENTATEUCO: Cinco livros da lei, escritos por Moisés;
* HISTÓRICOS: Livros que relatam histórias do povo de Deus ou da igreja;
* POÉTICOS: Livros escritos em forma de poesia;
* PROFÉTICOS: Livros de profecias escritos por profetas. Os maiores são os que escreveram mais e ou profetizaram por mais tempo. E os menores foram aqueles que escreveram menos ou profetizaram por menos tempo.
* EVANGELHOS: Descrevem as palavras e atos de Jesus;
* EPÍSTOLAS: Cartas endereçadas às igrejas. O Apóstolo Paulo escreveu para igrejas específicas (dando o nome da cidade onde está a igreja) e as gerais, foram escritas por outros apóstolos (levam seus nomes) endereçadas a todas as igrejas.
* REVELAÇÃO: Descrição de sonhos e visões proféticas.




É importante saber desses grupos de livros na Bíblia para melhorar o entendimento da leitura. Você não lê um livro de poesias como se fosse um jornal, nem lê uma história como se fosse uma música. Deste modo ao ler o Pentateuco você sabe que está lendo um livro de leis e normas, os livros históricos como
experiências de vida do povo de Deus, os livros poéticos como canções e os Proféticos como anúncios de Deus através dos profetas. Assim também os Evangelhos devem ser lidos como boas novas da vinda do Messias ao mundo, o livro de Atos é um livro Histórico que conta o início da história da Igreja, as Epístolas
ou Cartas são mensagens pastorais às igrejas e o Apocalipse é um livro de Revelação sobre o futuro da humanidade.


5 – Os Livros Apócrifos

A palavra “apócrifa” significa “escrito secreto, reservado, oculto, não lido publicamente”. Os livros apócrifos não fazem parte do cânon – lista oficial de livros inspirados – da Bíblia Sagrada. O conteúdo de alguns deles pode ser considerado ao máximo como um auxílio para entender alguns detalhes históricos, não de fé.
Eles não foram aceitos pelos protestantes porque não faz parte da septuaginta e porque foi acrescentado em 1546 pela igreja católica no Concílio do Vaticano II.
A Igreja Romana aprovou os apócrifos em 8 de Abril de 1546 como meio de combater a Reforma protestante. Nessa época os protestantes combatiam violentamente as doutrinas romanistas do purgatório, oração pelos mortos, salvação pelas obras, etc. Os romanistas viam nos apócrifos, base para tais doutrinas e apelaram para eles aprovando-os como canônicos.
Os livros apócrifos, assim como alguns capítulos e versículos apócrifos extintos da bíblia, foram escritos em grego.

São estes os livros e textos apócrifos:
·         Livros: Tobias, Judite, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, Baruc e Eclesiástico.
·         Capítulos: Ester, 10: 4 a 16; Daniel, 3: 24 a 90 e Daniel capítulos 13 e 14.



6 - Diferenças entre as Bíblias Hebraicas, Protestantes e Católicas:

Diferenças Básicas:
1. Torah - a Bíblia dos judeus
a) Contém somente os 39 livros do V.T.
b) Rejeita os 27 do N.T. como inspirado, assim como rejeitou Cristo.
c) Não aceita os livros apócrifos incluídos na Vulgata (versão Católico Romana)

2. Bíblia Protestante
a) Contém os 39 livros do V.T. e também os 27 do N.T.
b) Rejeita os livros apócrifos incluídos na Vulgata, como não canônicos.

3. Bíblia Católica
a) Contém os 39 livros do V.T. e os 27 do N.T.
b) Inclui na versão Vulgata, os livros apócrifos ou não canônicos que são:
Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, 1º e 2º de Macabeus, seis capítulos e dez versículos acrescentados no livro de Ester e dois capítulos de Daniel.



Responde ou Passa?


Regra: Fazer um circulo com os participantes. Passa uma caixinha com perguntas referentes a lição estudada. Durante a primeira rodada, o professor, sem olhar, manda parar... na mão de quem estiver começa.
A pessoa tira uma pergunta e tem a chance de responder ou passar para alguém de sua escolha.
Se a pessoa responder corretamente, ganha um ponto e segue a rodada. Desta vez a pessoa que respondeu a pergunta escolhe em quem a caixa vai parar.... e segue assim sucessivamente.
Ganha a pessoa que mais responder perguntas corretamente.


1 – Quantos anos levou para ser escrito o Antigo Testamento?
R: 1500 anos

2 – Em quais línguas a Bíblia foi escrita?
R: Hebraico, Aramaico e Grego

3 – O que significa a palavra Testamento?
R: Pacto ou aliança

4 – Quantas teorias existem a respeito de como a Bíblia foi inspirada?
R: Quatro teorias

5 – Qual é a teoria mais plausível e de melhor aceitação:
R: Teoria Dinâmica

6 – Qual é a divisão do Antigo testamento na nossa bíblia?
R: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos

7 – O que são livros apócrifos?
R: Livros que possui na bíblias católicos não considerados canônicos.

8 – Qual é o nome da bíblia dos judeus?
R: Torah

9 – O que é papiro?
R: Casca de uma planta

10 – Como se guardava os escritos antigamente?
R: Dentro de um vaso




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog