O dicionário define FESTA como “reunião de pessoas com fins recreativos,
geralmente acompanhada de música, dança, bebidas e comidas.” Para que haja uma
festa, é preciso: um motivo, um grupo de pessoas e algum tipo de cerimonial.
Na Bíblia, em Israel, o significado de Festa era basicamente de cunho
espiritual, e não somente para entretenimento e diversão. O termo hebraico
“Chag” (Festa) significa: “ato de chamar ou reunir por convocação para uma
Solenidade, Festival, Honra, Regozijo”.
Deus instituiu as Festas no meio do seu povo como um tipo de mensagem
insculpida no tempo. Nem todos teriam acesso às Escrituras, mas uma data
comemorativa chegaria para todos indiscriminadamente, e seu significado seria
conhecido, tornando-se uma espécie de "monumento no tempo" ou
“Santuários de tempos".
As sete Festas anuais do povo de Israel eram: Páscoa, Pães Asmos,
Primícias, Pentecostes, Trombetas, Expiação e Tabernáculos - Lv 23. Lembrando
que essas festas tiveram um propósito cultural e espiritual para aquele povo,
naquele tempo. Hoje, como cristãos, não precisamos mais celebrar estes ritos
como parte da nossa adoração a Deus (Gl 4:9-11, Hb 10:1, Cl 2:16-17, 1 Co 10:11).
Cada Festa instituída possuía um significado especial, e tinha o
propósito de marcar e celebrar um acontecimento histórico ou cultural do povo
de Israel. Mas além deste significado, cada Festa apontava também para algo que
aconteceria no futuro, como um sinal profético do que haveria de vir. Estas
sete Festas anuais aconteciam em três ciclos: três na Primavera, uma no início
do verão e as outras três no outono. Veja abaixo o significado profético
apontado em cada Festa e em cada estação.
1. As três festas da
Primavera: Páscoa, Pães Asmos e Primícias
FESTA
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DATA
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SIGNIFICADO
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RITUAL
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CUMPRIMENTO PROFÉTICO
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PÁSCOA
Ex 12:6-7
Lv 23:5
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Dia 14 de Nisã (1º mês)
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“Passagem” - Celebra a passagem do anjo da morte
por cima da casa dos hebreus no Egito, livrando seu primogênito da morte.
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Cinco dias antes da Páscoa, cada família
escolhia um cordeiro sem manchas, perfeito. Este cordeiro seria morto na
Páscoa, entre 15h e 18h, seu sangue pincelado nos batentes da porta e a carne
seria assada e servida com ervas amargas e pães sem fermento. O cordeiro
seria morto no lugar do primogênito daquela família.
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Crucificação de Jesus, que entrou em Jerusalém 5
dias antes da Páscoa e, como Cordeiro de Deus, sem pecado, derramou seu
sangue e foi morto durante a Páscoa, entre as 15h e 18h.
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PÃES ASMOS
Ex 12:18
Lv 23:6
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Dia seguinte depois da Páscoa
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Celebrava a saída às pressas do povo do Egito
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Durante uma semana, após uma criteriosa
“varredura” pela casa, todo fermento encontrado era retirado, e toda família
só poderia consumir comidas e bebidas sem levedura, ou seja, sem fermento.
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Pureza e Santidade simbolizadas na ausência de
fermento só podem ser alcançadas através da justificação por meio de
Jesus Cristo - João 6:35.
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PRIMÍCIAS
Lv 23:9-12 |
Um dia depois do sábado dos Pães Asmos, no
primeiro dia da semana (domingo)
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Consagração dos primeiros frutos da colheita a
Deus
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Um feixe de cevada nova, polvilhada com incenso
era levantado a Deus e movido perante o Senhor.
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Num domingo de Primícias, Jesus ressuscitou e foi
levantado diante do Senhor - 1Co 15:20 e Cl 1:18.
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2. A Festa celebrada no início do
Verão: Pentecostes
FESTA
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DATA
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SIGNIFICADO
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RITUAL
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CUMPRIMENTO PROFÉTICO
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PENTECOSTES
Lv 23:15-17
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50 dias após a Festa das Primícias
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Também chamada de “Festa das Semanas”, é um tempo
de celebração pela liberdade, descanso e também por Deus ter dado a Lei
ao seu povo.
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Num grande ajuntamento, todos compartilhavam
juntos do alimento ao ar livre. Dois pães levedados (com fermento) eram
levantados diante de Deus. Era a única festa em que a participação de gentios
era permitida.
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50 dias depois da ressurreição de Jesus, durante
as festividades de Pentecostes, Deus mandou o Espírito Santo sobre sua
Igreja, formada por judeus e gentios (dois pães levedados) - Atos 2.
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3. O terceiro ciclo de festas no
Outono: Trombetas, Expiação e Tabernáculos
FESTA
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DATA
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SIGNIFICADO
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RITUAL
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CUMPRIMENTO
PROFÉTICO
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TROMBETAS
Lv 23:23-25
Nm 29:1-7
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Dia 01 de Tishrei (7º mês)
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Também chamado de “O dia do som do shophar”, ou
“O dia do estrondoso despertar”, é a única festa que começa na lua nova, dura
10 dias e celebra o Ano Novo Civil.
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Assim que surgia o primeiro raio ou sinal da lua
nova, o sacerdote soava o shophar no parapeito do templo. Neste momento,
todos deveriam parar imediatamente o que estivessem fazendo e se dirigirem
para o templo para adoração e os sacrifícios.
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O arrebatamento foi várias vezes associado ao
toque de uma trombeta, onde dois estariam no campo, um seria levado e outro
deixado. Seria este um sinal de que o arrebatamento da igreja se dará num dia
1º de Tishrei (calendário judaico)?
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EXPIAÇÃO
Lv 23:26-32
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Dia 10 de Tishrei.
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Nos 10 dias seguintes às Trombetas, deveria haver
um tempo de profunda contrição e arrependimento e no décimo dia, este tempo
se encerraria com o Dia de Expiação. Tempo separado para reconhecer e se
arrepender dos seus pecados, tempo de dor, agonia e quebrantamento.
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O som do shophar convoca a todos para se voltarem
a Deus em arrependimento, caso contrário, serão destruídos. É o dia mais
solene do ano e a única ocasião em que o sumo sacerdote entrava no Lugar
Santíssimo para expiação da nação. Dia de jejum e diversos sacrifícios.
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Apocalipse 2:10 fala de “dez dias de tribulação”.
Estaria esta Festa, apontando para um período de Tribulação e tratamento do
povo judeu após o arrebatamento da Igreja?
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TABERNÁCULOS
Ex 12:6-7
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Dia 15 de Tishrei. Cinco dias após o Dia de
Expiação.
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Durava sete dias. Também chamada de Festa da
Colheita, ou Festa do Ajuntamento. Passado o tempo de lamento pelo pecado, a
Festa comemora a provisão e o abrigo de Deus durante o êxodo e ilustra Sua
habitação no mundo porvir.
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Dia de cânticos e sacrifícios de gratidão. O povo
fazia tendas ao ar livre e ali ficavam durante sete dias, celebrando a
colheita e iluminando o arraial com suas luzes e tochas.
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Muitos acreditam que o nascimento de Jesus se deu
num dia de Tabernáculos, e que a sua segunda vinda também se dará neste dia.
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Resumo:
1. Páscoa = Redenção
- Crucificação do Cordeiro de Deus
2. Pães Asmos = Pureza
- Sepultamento de Jesus
3. Primícias =
Consagração - Ressurreição de Cristo
4. Pentecostes =
Comunhão - Descida do Espírito Santo
5.
Trombetas = Anunciação - Arrebatamento?
6.
Expiação = Arrependimento
- Tribulação?
7.
Tabernáculos = Celebração
- Milênio?
As três primeiras Festas representam a
nossa Redenção. A quarta, a nossa santificação e as três últimas, seriam
símbolos proféticos da nossa Glorificação. “O Espírito e a Noiva dizem: Vem.
Ora, vem, Senhor Jesus!
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