domingo, 27 de maio de 2018

Gincana da Família


Como Dividir as Equipes:

Tenha vários papéis picados em 4 cores diferentes numa caixa, onde cada participante possa escolher uma cor. Os papéis devem estar no número exato de pessoas presentes dividido pelas quatro cores, para que não haja mais participantes em uma equipe que na outra.
Depois as cores iguais se juntam para montar a equipe.

Tarefas

1 – Cada equipe deve enviar um participante para a prova da mímica -  Esse participante receberá um nome que será colado em suas costas, sem que ele veja. Sua equipe deverá fazer mímica a fim de fazê-lo descobrir qual é esse personagem – Tempo: 2 minutos (Vanessa)

·         Adão – Desobediência e falta de ética

Adão construiu a primeira família na face da terra, que deu maus exemplos a seus descendentes, desobedeceu a Deus e faltou ética um para com o outro. Ele, e sua mulher Eva, depois de pecarem , responsabilizou um ao outro pela desobediência (Gn 3:12-13). Como conseqüência disso, o pecado entrou na humanidade, e o primogênito Caim, cometeu o primeiro homicídio da história contra seu irmão  Abel (Gn 4:8).

·         Noé – Fé e obediência

O patriarca achou graça aos olhos do Senhor que o considerou justo e íntegro entre os seus contemporâneos (Gn 6:8-9). A tristeza de deus para com a humanidade corrompida nos tempos de Noé levou Deus a decidir por um novo começo. Ele e sua família foram preparados para o projeto de deus de uma nova humanidade.
Noé exerceu, ao lado de sua família, uma fé que os levou à obediência naquilo que Deus lhes ordenara. Com isto, Deus estabeleceu o seu novo projeto e Nóe e sua família tiveram uma aliança de amor com deus (Gn 9:8-9)

·         Abraão – Patriarca da Fé

Abraão, seguindo o exemplo de Noé, era um homem de fé e até hoje é considerado o Pai da Fé. Ele foi muito importante do ponto de vista dos valores da família, pois constituiu o clã que atravessa gerações. Ele teve o filho da promessa, Isaque, com Sara, um filho com a escrava Agar e outros com Quetura (Gn 25:2)

·         Eli – Prostituição e profanação

Em Siló, local de culto e adoração, sacrificava-se ao Senhor, de modo que a espiritualidade do povo era mantida viva através de ofertas e sacrifícios. Eli era sacerdote e foi responsável pela formação espiritual de Samuel. No entanto, não teve autoridade para educar seus filhos apesar de ser cobrado pelo Senhor. Seus filhos eram ímpios e malfeitores, praticavam prostituição e não respeitavam aquilo que era sagrado ao Senhor. Por isso, veio o juízo de Deus, famílias foram destruídas e a arca da aliança foi tomada pelos filisteus (1 Sm 4: 11-21)


2 – Vestibular Bíblico 

Em Power point, vamos passar as perguntas com sugestão de respostas, a equipe deverá levantar a plaquinha referente ao número da resposta escolhida.
Ganha a equipe que mais responder corretamente – Tempo: 30 segundos.

























Respostas:

1 – D – (Sl 90)
2 – B – (escreveu 13 livros)
3 – D – (Gn 3:22)
4 – B – (Lc 19:41-48)
5 – B – (Ez 4:1-17)
6 – A – (Hb 11:4)
7 – D – (1 Rs 14:21)
8 – C – (2 Rs 2:11)
9 – C – (Jz 4:1-3; 5:8)
10 – C – (Mc 16:9)
11 – C – (Jo 19:19)
12 – C  - (Js 2:1)


3 – Desafio do Macarrão 

Falar sobre liderança. Como é importante preparar alguém para deixar em seu lugar na sua falta, tanto na família quanto na igreja. A importância de compartilhar nossas idéias e dividir tarefa.





Hoje já se sabe que a liderança não pode ser encarada apenas como um dom, algo que simplesmente nasce com a pessoa. Muitas crianças que apresentam espírito de liderança na infância podem perdê-lo ao crescer, também crianças inseguras podem adquirir autoconfiança com o tempo. O fato é que esse conhecimento é fundamental na educação dos filhos e abre um leque de novas possibilidades para o relacionamento familiar.
Um pai ou mãe que queira fazer de seu filho um adulto confiante e responsável deve levar em conta que o exemplo é a maior e melhor forma de educar. Assim, observar alguns fatores a serem transmitidos aos filhos é de grande importância, a saber:
·         1- Autoridade
Infelizmente, ainda muitos pais confundem autoridade com autoritarismo e, nessa confusão, divide-se os pais que exigem obediência cega e os que, desejando fugir desse padrão, se tornam permissíveis. Nem um, nem outro! A autoridade de um pai é a de um líder, ou seja, é essencialmente moral. Ter autoridade é, pois, ser e fazer o que você ensina ao seu filho; é assumir a responsabilidade que o seu papel lhe impõe e conquistar respeito e amor por isso.
·         2- Autoconfiança
Seu filho precisa reconhecer em você uma pessoa segura do que deseja; isso fará dele uma pessoa confiante. A maneira como você encara os desafios da vida é que vai preparar seu filho para o futuro. Assim, é imprescindível que os pais desenvolvam autoconfiança e saibam lidar com maior tranquilidade com as adversidades.
·         3- Assertividade
Busque conhecer e entender seu filho, desenvolvendo empatia na sua relação com ele, isso fará com que você seja visto como um líder. Seja assertivo em suas determinações colocando limites e fazendo as exigências que considerar necessárias para a boa educação de seu filho. Seja ponderado e fale com clareza sobre as suas razões; sempre manifestando amor e respeito.
·         4- Liberdade
Não prive seu filho de decisões e ações que são importantes para que ele se torne uma pessoa decidida e motivada. Estimule-o na formação de sua própria personalidade e nas escolhas que lhe cabem na vida, mas mantenha-se próximo fazendo as orientações pertinentes. Permita que seu filho cresça não apenas fisicamente, mas também como pessoa.
·         5- Liderança
Prepare seu filho para ser um líder; dê a ele os elementos necessários exercendo a liderança no seu lar. Demonstre em ações os atributos da liderança e o estimule a agir também de forma autêntica com as pessoas que o rodeiam. E nessa busca de transmitir a autoridade dos que tem capacidade de superar suas dificuldades com dignidade, não se esqueça de desculpar-se diante de um erro. Seu filho certamente saberá que você pode se enganar, como qualquer ser humano, mas reconhecendo em você um líder, sentirá segurança para construir o ser próprio caráter nas mesmas bases.

4 – Cada equipe deverá passar a bolinha nos copos com água apenas usando o sopro. Ganha a equipe mais rápida. Tempo: 2 minutos 



5 – Cada equipe deverá escrever a palavra JESUS de forma mais rápida e legível possível.
Tempo: 3 minutos 



6 – Dinâmica de Reflexão  – A Viagem dos nossos Sonhos 

Chamar 1 participante de cada equipe.

Objetivo: Definir as prioridades pessoais.
Material: Papel e caneta para cada integrante.



Descrição: O coordenador pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais de cada um. E começa a dizer: Lembrando que esse sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.



Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nosso sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?

Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?

Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?
Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? 
Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?



Para o plenário:



 - O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. 

 - O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.

 - Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?

 - O que me motiva durante as dificuldades?

 - Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?

 - Qual a retribuição que Deus deu para mim? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog