terça-feira, 6 de março de 2018

Pedro - O Sanguíneo



“Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade”. (2 Pd 3:18)
1 - Introdução

Depois do Senhor Jesus Cristo, Pedro é uma pessoa que mais sobressai nos evangelhos, característica típica de um sangüíneo de chamar atenção por onde passa. Dentre os discípulos é o que deixa seus defeitos visíveis a todos. Num momento é amável e alegre, no outro assusta com suas atitudes

Mas quando Pedro experimentou a plenitude do Espírito Santo não só foi o homem de maior influência na Igreja dos primeiros tempos como se tornou um desafio para os cristãos de hoje exemplificando o que o Espírito Santo pode fazer com uma vida entregue a Ele.

2 - Como era o Pedro Antes



Pedro era um pescador, juntamente com seu irmão André; e sócio de Tiago e João, também irmãos (Lc 5:10)
Sua área de trabalho era o mar da Galiléia. Lago que fica no Norte da terra de Israel, formado pelo rio Jordão, lugar de peixe em abundância e sujeito a tempestades violentas.
Nesse mar e nas cidades adjacentes, Jesus realizou grande parte do seu ministério
Pedro morava em Cafarnaum (Mc 1: 21 e 29) e sua sogra certamente morava com ele (Mt 8:14).

Seu nome próprio no grego Simão, ou Simeão no hebraico significa famoso.

Já o nome dado por Jesus; no grego (Petros) significa pedra pequena. A mudança de nome foi para designar firmeza (Jo 1:42)
Quando Pedro se mostrava fraco ou vacilante, Jesus dirigia-se a ele pelo nome original, Simão, antes do nome que significa pedra (Simão Pedro) - (Lc  22:31; Mc 14:37; Jo 21:15)
Encontramos nos evangelhos as palavras: “então disse Pedro”, mais vezes do que a soma das palavras de todos os demais discípulos.


·         Impulsivo

“E Pedro, deixando o barco, andou por sobre as águas e foi na direção de Jesus(Mt 14:29b)



“Nesse momento, Simão Pedro, que portava uma espada, puxou-a da bainha e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita” (Lc 18:10)


·         Desinibido

“Diante de tamanho evento, Simão se prostrou aos pés de Jesus e declarou: “Afasta-te de mim, Senhor, pois sou homem pecador!” (Lc 5:8)


·         Falante

“Então Jesus interpelou: “Mas vós, quem dizeis que Eu Sou?”E, Simão Pedro respondeu: “Tu és o cristo, o Filho do deus vivo” (Mt 16:16)


“Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? "Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus" (Jo 6:66-69)

·      Egoísta
“Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo, dizendo: — Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o Senhor!” (Mt 16:22)


·      Interesseiro

“Aí Pedro disse: — Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar?” (Mt 19:27)


·      Fanfarrão (contava marra)
   “Então Pedro disse a Jesus: — Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem”. (Mt 26:33)


3 – Quem Pedro se Tornou
Pedro aprendeu que a maturidade espiritual é uma busca: Essa transformação não eliminou o temperamento sanguíneo, mas as qualidades foram realçadas e os defeitos foram obscurecidos.
·         Cheio do Espírito Santo - “E aconteceu que, colocando-se em pé, juntamente com os onze, Pedro tomou a palavra e, em alta voz, pregou à multidão reunida...e assim, todos quantos aceitaram a sua palavra foram batizados; e naquele mesmo dia juntaram-se a eles cerca de três mil pessoas”. (At 2:14 e 40)
·         Constante - “... Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho te dou; em nome de Jesus Cristo de Nazaré, levante-se e ande...” (At 3:6-12)
·         Corajoso - “Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu: — Autoridades e líderes do povo! Os senhores estão nos perguntando hoje sobre o bem que foi feito a este homem e como ele foi curado. 1Pois então os senhores e todo o povo de Israel fiquem sabendo que este homem está aqui completamente curado pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré — aquele que os senhores crucificaram e que Deus ressuscitou.” (At 4:8-10). Sem exibicionismo, com uma rendição destemida e sob maior pressão, ele confessou Jesus.
·         Com Domínio Próprio - “Então chamaram os apóstolos e os chicotearam; e aí mandaram que nunca mais falassem nada a respeito de Jesus. Depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito alegres porque Deus havia achado que eles eram dignos de serem insultados por serem seguidores de Jesus. 42E, todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, eles continuavam a ensinar e a anunciar a boa notícia a respeito de Jesus, o Messias”. (At 5:39-41)
·         Humilde - “No outro dia chegaram à cidade de Cesareia. Cornélio e os parentes e amigos mais íntimos que ele tinha convidado já estavam esperando Pedro. Quando Pedro ia entrando, Cornélio veio ao seu encontro, ajoelhou-se e curvou a cabeça diante dele. Mas Pedro fez com que ele se levantasse e disse: — Fique de pé, pois eu sou apenas um homem como você”. (At 10:24-26)

·         O espírito santo transforma o medo do sanguíneo em fé - E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele. Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia”. (At 12:1-10)

Os escritores antigos testificam que sofreu martírio mais ou menos no tempo que Paulo, nas perseguições de Nero. Orígenes diz que Pedro se sentiu indigno de sofrer como seu Mestre e, por seu próprio pedido, foi crucificado de cabeça para baixo.
Certamente foi Pedro foi vitorioso, devido à oração intercessora de Jesus por ele Jo 17. 1-26.

O que Deus fez por seu apóstolo sangüíneo, Ele fará por você, desde que esteja disposto a cooperar com o Espírito Santo permitindo que o seu poder o fortaleça em suas fraquezas”.

Teste de temperamento: http://educamais.com/teste-de-temperamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog