segunda-feira, 19 de março de 2018

Lição 15: Zacarias - Profetas Menores


Data: 521 a 494 a.C
Autor: Zacarias ( Zc 1:1)
Local: Jerusalém
Contemporâneos: Ageu e Esdras
Conteúdo: 14 capítulos e 211 versículos


“Estas são as coisas que deveis fazer: Falem a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o Senhor” (Zc 8:16-17)

1 – Introdução

O nome Zacarias é comum no Velho Testamento, e vários homens receberam esse nome naquela época. No caso do profeta o nome é muito apropriado, pois significa “Javé Lembra”, pois as mensagens que ele anunciou entre 521 e 494 a.C diziam que o povo ainda era escolhido por Deus após terem voltado do exílio.
O livro mostra que a salvação está ao alcance de todos “Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios e te darei livre acesso entre esses que aqui se encontram” (Zc 3:7). Contudo, é importante ressaltar que nem todas as pessoas serão salvas (teoria universalista), isso porque a salvação é um plano do Senhor para seu povo, e para isso é preciso estar na presença do Senhor, acreditar Nele. A salvação não está ligada a escolhas políticas ou elitistas, por exemplo, ou algo que fosse simplesmente um regimento criado por mãos humanas, leis humanas.
O profeta que viveu no mesmo tempo de Ageu, e um exemplo da influência política que foi superada pela vontade soberana do Senhor, foram a liberação de Judá e de Jerusalém de seus inimigos políticos. Esse acontecimento fortaleceu a pregação de Zacarias, que constantemente relembrava o povo que o Senhor é soberano sobre toda a terra, mesmo que as circunstâncias digam que não. Outra questão que o profeta aborda com coragem, é a passagem onde ele alerta o povo sobre falsos profetas e a desaprovação do Senhor por pastores que abandonam seu rebanho “Ai do Pastor que abandona o seu rebanho” (Zc 11:17).

2 - Quem foi Zacarias

O autor é identificado em 1.1 como Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido.
Assim como Jeremias e Ezequiel, Zacarias não era apenas profeta (1.1), mas também sacerdote. Nasceu na Babilônia e estava entre os que voltaram a Judá em 536 a.C. sob a liderança de Zorobabel e Josué. Ido, avô de Zacarias, também é mencionado entre os que voltaram (Ne 12.4,16).
Esdras identifica Zacarias como filho de Ido (5.1; 6.14). Neste caso a palavra “filho” foi usada para designar Zacarias como descendente de Ido.
Segundo Neemias, o avô de Zacarias, Ido, retornou do cativeiro babilônico com Zorobabel e Josué (Ne 12.4). Em outra passagem, Neemias coloca Zacarias no topo da família sacerdotal de Ido (Ne 12.16). Isso comprova que Zacarias era membro da tribo de Levi o mesmo que ministrou em Jerusalém como sacerdote e profeta.
Ageu e Zacarias foram profetas pré-exílicos complementares. Zacarias era o mais novo e começou a profetizar cerca de dois meses depois do breve ministério de Ageu. Enquanto Ageu chamou o povo para construir o templo de Deus, Zacarias convocou a comunidade ao arrependimento e à renovação espiritual, sofrendo ainda as amargas conseqüências do Exílio na Babilônia, onde o povo se sente desencorajado e tem dúvidas sobre a presença de Deus em seu meio.
Sua tarefa era preparar o povo para a adoração e o serviço adequado no templo. 
Ele é um dos profetas messiânicos  do AT, dando referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias.

3 - Contexto Histórico

Quando Zacarias escreve suas profecias, Judá ainda é um remanescente, Jerusalém continua longe de ser restaurada, e as nações gentias ao redor estão descansadas (1.14-16). Zacarias era um profeta jovem que permaneceu ao lado de  Ageu, dando ânimo aos filhos de Israel para construírem o templo e advertindo-os a não decepcionar Deus, como seus pais haviam feito no passado.
Os judeus, outrora nação poderosa como Deus tinha planejado, eram agora um lastimável e insignificante remanescente, habitando na terra prometida apenas por cortesia de um dominador estrangeiro, já que mesmo estando em Jerusalém, continuavam escravos dos persas.
Tanto Ageu como Zacarias procuravam dizer ao povo que isso não seria sempre assim. Um dia, o Messias chegaria, e o povo escolhido de Deus atingiria o poder novamente.
Na verdade, apenas uma pequena porcentagem dos exilados voltou para Judá, e os muros da cidade continuavam em ruínas, o templo de Deus ainda era um monte de entulho (sua restauração deu-se em 516 a.C) e as nações vizinhas continuavam a atormentar os líderes de Jerusalém e a se opor aos esforços tímidos de melhorar a situação desanimadora que se encontrava a maioria dos judeus.
Em resposta a toda essa angústia, Deus levantou duas vozes proféticas para iniciar o programa de reconstrução física e de renovação espiritual de Jerusalém. Ageu foi chamado para exortar e desafiar a comunidade a reconstruir o templo. Profetizou por apenas quatro meses no ano de 521 a.C.. No entanto o povo atendeu sua mensagem e deu início a obra (Ag 2.12-15). Zacarias complementou a mensagem de Ageu no intuito de convocar o povo para o reavivamento espiritual (1.3-6; 7.8-14).


4 - A Teologia do Livro

O ensino teológico desse livro está relacionado com seus temas messiânicos, bem como apocalípticos e escatológicos.
Tratando do Messias, Zacarias predisse a sua vinda em humildade (6.12), falou de sua humanidade (13.7), sua rejeição e a traição contra ele em troca de 30 moedas de prata (11.10-13), sua morte (13.7), seu sacerdócio (6.13), sua condição de rei (6.13; 9.9; 14.9,16), sua vinda em glória (14.4), e a paz e a prosperidade perpétuas por ele estabelecidas (3.10; 9.10-12).
Esses textos messiânicos dão mais relevância às palavras de Jesus registradas em Lucas 24.25-27, 44.
Na tônica apocalíptica e escatológica do livro, Zacarias predisse o cerco de Jerusalém (12.1-3; 14.1-2), a vitoria inicial dos inimigos de Judá (14.2), a defesa de Jerusalém pelo Senhor (14.4,5), o julgamento das nações (12.9; 14.3), as mudanças topográficas em Judá (14.4,5) a celebração da Festa das Cabanas na era messiânica (14.6-19) e a santidade final de Jerusalém e de seus habitantes (14.20,21).
Profecias sobre Jesus Cristo e a era messiânica são abundantes em Zacarias. Desde a promessa de que o Messias viria habitar em nosso meio (Zc 2:10-12, Mt 1:23), ao simbolismo do Renovo e da Pedra (Zc 3:8-9, 6:12-13, Is 11:1; Lc 20,17-18), à promessa de Sua Segunda Vinda, onde aqueles que o traspassaram iriam olhar para Ele e lamentar (Zc 12:10, Jo 19:33-37), Cristo é o tema do livro de Zacarias do início ao fim.
Jesus é o Salvador de Israel, uma fonte cujo sangue cobre os pecados de todos os que vêm a Ele para a salvação (Zc 13:1; 1 Jo 1:7).


5 -  Conclusão

Deus deseja adoração sincera e vida moral de nós hoje. O exemplo de Zacarias de romper com preconceitos nacionais nos lembra que devemos alcançar todas as áreas da nossa sociedade. Devemos estender o convite de Deus de salvação às pessoas de todas as origens nacionais, línguas, raças e culturas. Elas precisam saber que a salvação está disponível apenas através do sangue derramado de Jesus Cristo na cruz, o qual morreu em nosso lugar para expiar o pecado.
Entretanto, se rejeitarmos esse sacrifício, não há outro sacrifício pelo qual possamos ser reconciliados com Deus. Não há outro nome debaixo do céu pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4:12).
Portanto, não há tempo a perder, hoje é o dia da salvação (2 Coríntios 6:2).



CRUZADINHA BÍBLICA:



  1. Autor do livro
  2. Local que foi escrito
  3. Quantidade de capítulos
  4. Contemporâneo a Zacarias
  5. Teoria que diz que “todas as pessoas serão salvas
  6. Nome do pai de Zacarias
  7. Qual era a tribo do profeta
  8. Além de profeta, o que mais Zacarias era
  9. Devido as suas profecias, ficou conhecido como um profeta
  10. Tema do livro de Zacarias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog