Data: 521 a 494 a.C
Autor: Zacarias ( Zc 1:1)
Local: Jerusalém
Contemporâneos: Ageu e Esdras
Conteúdo: 14 capítulos e 211 versículos
“Estas
são as coisas que deveis fazer: Falem a verdade cada um com o seu próximo;
executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. E nenhum de vós pense mal
no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas
estas são coisas que eu odeio, diz o Senhor” (Zc 8:16-17)
1 – Introdução
O nome
Zacarias é comum no Velho Testamento, e vários homens receberam esse nome
naquela época. No caso do profeta o nome é muito apropriado, pois significa
“Javé Lembra”, pois as mensagens que ele anunciou entre 521 e 494 a.C diziam
que o povo ainda era escolhido por Deus após terem voltado do exílio.
O livro
mostra que a salvação está ao alcance de todos “Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos,
também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios e te darei livre
acesso entre esses que aqui se encontram” (Zc 3:7). Contudo, é importante ressaltar que nem
todas as pessoas serão salvas (teoria
universalista), isso
porque a salvação é um plano do Senhor para seu povo, e para isso é preciso
estar na presença do Senhor, acreditar Nele. A salvação não está ligada a
escolhas políticas ou elitistas, por exemplo, ou algo que fosse simplesmente um
regimento criado por mãos humanas, leis humanas.
O
profeta que viveu no mesmo tempo de Ageu, e um exemplo da influência
política que foi superada pela vontade soberana do Senhor, foram a liberação de
Judá e de Jerusalém de seus inimigos políticos. Esse acontecimento fortaleceu a
pregação de Zacarias, que constantemente relembrava o povo que o Senhor é
soberano sobre toda a terra, mesmo que as circunstâncias digam que não. Outra
questão que o profeta aborda com coragem, é a passagem onde ele alerta o povo
sobre falsos profetas e a desaprovação do Senhor por pastores que abandonam seu
rebanho “Ai do Pastor que abandona o
seu rebanho” (Zc 11:17).
2 - Quem foi Zacarias
O autor é identificado
em 1.1 como Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido.
Assim como Jeremias e
Ezequiel, Zacarias não era apenas profeta (1.1), mas
também sacerdote. Nasceu na Babilônia e estava entre os que voltaram a Judá em
536 a.C. sob a liderança de Zorobabel e Josué. Ido, avô de Zacarias, também é
mencionado entre os que voltaram (Ne 12.4,16).
Esdras identifica
Zacarias como filho de Ido (5.1; 6.14). Neste caso a palavra “filho” foi usada para designar Zacarias como
descendente de Ido.
Segundo Neemias, o avô de
Zacarias, Ido, retornou do cativeiro babilônico com Zorobabel e Josué (Ne 12.4). Em outra passagem, Neemias coloca
Zacarias no topo da família sacerdotal de Ido (Ne 12.16). Isso comprova que Zacarias era membro
da tribo de Levi o mesmo que ministrou em Jerusalém como sacerdote e profeta.
Ageu e Zacarias foram profetas
pré-exílicos complementares. Zacarias era o mais novo e começou a profetizar cerca
de dois meses depois do breve ministério de Ageu. Enquanto Ageu chamou o povo
para construir o templo de Deus, Zacarias convocou a comunidade ao
arrependimento e à renovação espiritual, sofrendo
ainda as amargas conseqüências do Exílio na Babilônia, onde o povo se sente desencorajado e tem
dúvidas sobre a presença de Deus em seu meio.
Sua tarefa era preparar o povo para a
adoração e o serviço adequado no templo.
Ele é um dos profetas messiânicos do AT, dando referências distintas e comprovadas sobre a vinda
do Messias.
3 - Contexto
Histórico
Quando Zacarias escreve
suas profecias, Judá ainda é um remanescente, Jerusalém continua longe de ser
restaurada, e as nações gentias ao redor estão descansadas (1.14-16). Zacarias era um profeta jovem que
permaneceu ao lado de Ageu, dando ânimo
aos filhos de Israel para construírem o templo e advertindo-os a não
decepcionar Deus, como seus pais haviam feito no passado.
Os judeus, outrora nação
poderosa como Deus tinha planejado, eram agora um lastimável e insignificante
remanescente, habitando na terra prometida apenas por cortesia de um dominador
estrangeiro, já que mesmo estando em Jerusalém, continuavam escravos dos persas.
Tanto Ageu como Zacarias
procuravam dizer ao povo que isso não seria sempre assim. Um dia, o Messias
chegaria, e o povo escolhido de Deus atingiria o poder novamente.
Na verdade, apenas uma
pequena porcentagem dos exilados voltou para Judá, e os muros da cidade
continuavam em ruínas, o templo de Deus ainda era um monte de entulho (sua restauração deu-se em 516 a.C) e as nações vizinhas continuavam a
atormentar os líderes de Jerusalém e a se opor aos esforços tímidos de melhorar
a situação desanimadora que se encontrava a maioria dos judeus.
Em resposta a toda essa
angústia, Deus levantou duas vozes proféticas para iniciar o programa de
reconstrução física e de renovação espiritual de Jerusalém. Ageu foi chamado
para exortar e desafiar a comunidade a reconstruir o templo. Profetizou por apenas
quatro meses no ano de 521 a.C.. No entanto o povo atendeu sua mensagem e deu
início a obra (Ag 2.12-15). Zacarias complementou a
mensagem de Ageu no intuito de convocar o povo para o reavivamento espiritual (1.3-6;
7.8-14).
4 - A Teologia do
Livro
O ensino teológico desse
livro está relacionado com seus temas messiânicos, bem como apocalípticos e
escatológicos.
Tratando do Messias,
Zacarias predisse a sua vinda em humildade (6.12), falou de sua humanidade (13.7), sua rejeição e a traição contra ele em
troca de 30 moedas de prata (11.10-13), sua morte (13.7), seu sacerdócio (6.13), sua condição de rei (6.13; 9.9;
14.9,16), sua vinda em glória (14.4), e a paz e a prosperidade perpétuas por
ele estabelecidas (3.10; 9.10-12).
Esses textos messiânicos
dão mais relevância às palavras de Jesus registradas em Lucas
24.25-27, 44.
Na tônica apocalíptica e
escatológica do livro, Zacarias predisse o cerco de Jerusalém (12.1-3;
14.1-2), a vitoria inicial dos
inimigos de Judá (14.2), a defesa de Jerusalém
pelo Senhor (14.4,5), o julgamento das nações (12.9;
14.3), as mudanças
topográficas em Judá (14.4,5) a celebração da Festa
das Cabanas na era messiânica (14.6-19) e a santidade final de Jerusalém e de seus habitantes (14.20,21).
Profecias sobre Jesus Cristo e a era messiânica são
abundantes em Zacarias. Desde a promessa de que o Messias viria habitar em
nosso meio (Zc 2:10-12, Mt 1:23), ao simbolismo do Renovo e da Pedra (Zc 3:8-9,
6:12-13, Is 11:1; Lc 20,17-18), à promessa de Sua Segunda Vinda, onde aqueles
que o traspassaram iriam olhar para Ele e lamentar (Zc 12:10,
Jo 19:33-37), Cristo é o tema do livro de Zacarias do início ao fim.
Jesus é o Salvador de Israel, uma fonte cujo sangue cobre os
pecados de todos os que vêm a Ele para a salvação (Zc 13:1; 1
Jo 1:7).
5 - Conclusão
Deus deseja adoração sincera e vida moral de nós hoje. O
exemplo de Zacarias de romper com preconceitos nacionais nos lembra que devemos
alcançar todas as áreas da nossa sociedade. Devemos estender o convite de Deus
de salvação às pessoas de todas as origens nacionais, línguas, raças e
culturas. Elas precisam saber que a salvação está disponível apenas através do
sangue derramado de Jesus Cristo na cruz, o qual morreu em nosso lugar para
expiar o pecado.
Entretanto, se rejeitarmos esse sacrifício, não há outro
sacrifício pelo qual possamos ser reconciliados com Deus. Não há outro nome
debaixo do céu pelo qual importa que sejamos salvos (Atos
4:12).
Portanto, não há tempo a perder,
hoje é o dia da salvação (2 Coríntios 6:2).
CRUZADINHA BÍBLICA:
- Autor
do livro
- Local
que foi escrito
- Quantidade
de capítulos
- Contemporâneo
a Zacarias
- Teoria
que diz que “todas as pessoas serão salvas
- Nome
do pai de Zacarias
- Qual
era a tribo do profeta
- Além
de profeta, o que mais Zacarias era
- Devido
as suas profecias, ficou conhecido como um profeta
- Tema
do livro de Zacarias
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