terça-feira, 6 de março de 2018

A verdadeira Armadura de Deus


Texto: Êxodo 28:1-3,43


“Chame seu irmão, Arão, e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerdotes.

Para o seu irmão Arão, faça vestes sagradas que lhe confiram dignidade e honra.

Diga a todos os homens capazes, aos quais dei habilidade, que façam vestes para a consagração de Arão, para que me sirva como sumo-sacerdote.

Arão e seus filhos terão que vesti-las sempre que entrarem na Tenda do Encontro ou quando se aproximarem do altar para ministrar no Lugar Santo, para que não incorram em culpa e morram. “Este é um decreto perpétuo para Arão e para os seus descendentes”.

A vestimenta na bíblia tem uma função além de cobrir a nudez, além de se embelezar.

A roupa pode revelar o que a pessoa é interiormente. Você concorda?


Por exemplo:
O tipo de roupa que uso revela minha personalidade – tímida, alegre, modesta, elegante, e às vezes pode mostrar até o que nós não queremos como a sedução.
Então a roupa é capaz sim de revelar algo além da aparência.

Então vamos aplicar na nossa vida espiritual:

· As ROUPAS demonstram a NATUREZA e os FEITOS de quem as usam. Na verdade, nos REVESTIMOS daquilo que REALIZAMOS.
Salmo 93:1, declara a vestimenta de Deus. Deus se veste daquilo que Ele é.

“Reina o Eterno, vestido de soberana majestade; sim, toda a força e poder o revestem! O universo está seguro e não se abalará”. (Salmo 93:1)

· Em Apocalipse 19:7-8 lemos que nas Bodas do Cordeiro a noiva estará preparada para o noivo com sua vestimenta, que são as suas obras de justiça nesta terra.

“Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as Bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiçados santos”. (Apocalipse 19:7-8)

(Ataviou -> adornou, vestiu-se adequadamente)

Nós sabemos que vivemos no mundo onde jaz (está morto, sepultado) no maligno (no mal), e por isso, então, precisamos estar vestidos da armadura de Deus para nos proteger contra os ataques do inimigo que podem acontecer a qualquer momento. Esta armadura está descrita em Efésios 6:10-17, onde cada peça compõem um ato de justiça da nossa parte, formando assim as nossas obras nesta terra, ou como Mateus 7:19 diz: nossos bons frutos.

Revestir-se da armadura é fundamental para a vida cristã para vencer o dia mal e sermos inabaláveis. O Diabo não tentará a Deus, ele tentará a você, e por isso você precisa está revestido.

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça, e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.

Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as seitas inflamáveis do maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. (Efésio 6:11-17)


1. Cinto da Verdade – O cinto ou cinturão era feito em couro grosso, cravejado em pedras e usado para prender ao redor do abdômen protegendo as partes viris do homem. Também era usado como suporte para espada, para quando esta estava em repouso.

· A verdade protege nossa descendência do mal
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (Jo 8:32 – NVI)

· A verdade é a base do que cremos
“Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (Jo 14:6 - NVI)

· A verdade é a única que pode nos defender contra as mentiras de satanás
“Aqueles que são filhos do Diabo fazem aquilo que ele quer. Desde a criação nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras”. (Jo 8:44 – NTLH)



2. Couraça da Justiça – Era uma armadura defensiva que cobria o peito e as costas do soldado protegendo os órgãos vitais. A pessoa que se veste dessa couraça ela anda em justiça, suas práticas são pautadas na justiça e sua conduta é íntegra. Seu coração está guardado em Deus, e ele sabe como é o proceder de um justo nesta terra.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida”. (Pv 4:23 – ACF)




3. Calçar os Pés – As sandálias de um soldado tinham cravos na sola para não escorregar durante a batalha, era toda em couro maleável e forte, dando sustentação e conforto aos pés. Em tempos de guerra, o soldado não desamarrava as sandálias pra nada, isso mostrava sua prontidão para a batalha. Calçar é basear, então aqui estar dizendo que nós precisamos estar baseados na prontidão do Evangelho Pleno, no original hebraico, evangelho completo, perfeito, em sua plenitude. Não podemos pregar metade do evangelho, temos que pregá-lo por inteiro.
“Venha nós o Seu reino, de que forma? Sendo feita a Sua vontade.” (Mt 6:10)
E qual é a vontade de Deus? “que ninguém se perca, mas que todos ouçam, creiam em Cristo e sejam salvos por Ele”. (Jo 6:39-40)




4. Escudo da Fé – O escudo era usado como defesa, protegendo o soldado das lanças e flechas inflamadas de seu inimigo. Durante a guerra, os soldados se juntavam para fazer um grande escudo humano, a fim de avançar contra o inimigo e tomá-lo em assalto. A fé deve ser assim na nossa vida.

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. (Hb 11:1)

“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”. (Tg 1:3 – ARA)





5. Capacete da Salvação – Era todo em metal feito para proteger a nuca, a parte frontal e as laterais da cabeça do soldado durante a guerra. Somente os olhos ficavam totalmente desimpedidos.

“Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente” (Sl 51:12 – NVI).

“Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". (1 Pe 1:14-16 – NVI)




6. Espada do Espírito – Agora, você pode ter isso tudo – capacete, sandália, escudo, couraça e cinturão, mas se não tiver a espada, será alvo fácil do inimigo. Sem espada não podemos lutar, pois a espada é a única peça da armadura que é usada para defesa e ataque. É a única que impõe respeito no inimigo, é a única que pode nos colocar em pé de igualdade com o adversário e é a única que pode nos fazer vencer.
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”. (Hb 4:12)




Resumindo:
Quais são os atos de justiça que Apocalipse 19 fala que a igreja precisa se adornar, preparando-se para encontrar o noivo nas Bodas do Cordeiro?
· Viver na verdade
· Ser reto e justo
· Prontidão em pregar o Evangelho Pleno
· Deixar a Fé ir à frente
· Manter em mente a salvação
· Manejar bem a Palavra de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog