Os samaritanos ocupavam o país que anteriormente pertencia à
tribo de Efraim e à meia-tribo de Manassés. A capital do país era Samaria,
anteriormente uma cidade grande e esplêndida. Quando as dez tribos foram
levadas em cativeiro para a Assíria, o rei de lá enviou pessoas de Cuta, Ava,
Hamate e Sefarvaim para habitar Samaria (2 Reis 17:24; Esdras 4:2-11). Esses
estrangeiros casaram-se com a população israelita que ainda estava dentro e em
torno de Samaria. Estes "samaritanos" de primeira adoravam os ídolos
de suas próprias nações, mas por terem tido que lidar com leões, pensaram que
era porque não tinham honrado o Deus daquele território. Um sacerdote judeu
foi, portanto, enviado de Assíria para instruí-los na religião judaica. Eles
foram instruídos com base nos livros de Moisés, mas ainda mantiveram muitos dos
seus costumes idólatras. Os samaritanos adotaram uma religião que era uma mistura
do Judaísmo e idolatria (2 Reis 17: 26-28). Porque os habitantes israelitas de
Samaria casaram-se com estrangeiros e adotaram a sua religião idólatra, os
samaritanos eram geralmente considerado "meia-raças" e eram
universalmente desprezados pelos judeus.
Motivos adicionais de animosidade entre os israelitas e os samaritanos foram os seguintes:
1. Os judeus, após o seu retorno da Babilônia, começaram a reconstruir o seu templo. Enquanto Neemias estava envolvido na construção dos muros de Jerusalém, os samaritanos vigorosamente tentaram atrapalhar esse empreendimento (Neemias 6: 1-14).
2. Os samaritanos construíram para si mesmo um templo no "monte Garizim," o qual os samaritanos insistiram que foi designado por Moisés como o lugar onde a nação deve adorar. Sambalate, o líder dos samaritanos, estabeleceu seu genro, Manassés, como sumo sacerdote. A religião idólatra dos samaritanos foi assim perpetuada.
3. Samaria tornou-se um lugar de refúgio para todos os foragidos da Judeia (Josué 20: 7; 21:21). Os samaritanos de bom grado receberam criminosos e refugiados judeus. Os infratores das leis judaicas e aqueles que tinham sido excomungados encontraram segurança para si próprios em Samaria, aumentando o ódio que existia entre as duas nações.
4. Os samaritanos aceitavam apenas os cinco livros de Moisés e rejeitaram os escritos dos profetas e todas as tradições judaicas.
Essas causas deram origem a uma diferença irreconciliável entre eles, de modo que os judeus consideravam os samaritanos como os piores da raça humana (João 8:48) e não tinham quaisquer interações com eles (João 4:9). Apesar do ódio entre os judeus e os samaritanos, Jesus quebrou as barreiras entre eles, pregando o evangelho da paz para os samaritanos (João 4: 6-26); os apóstolos mais tarde seguiram o Seu exemplo (Atos 8:25) .
Motivos adicionais de animosidade entre os israelitas e os samaritanos foram os seguintes:
1. Os judeus, após o seu retorno da Babilônia, começaram a reconstruir o seu templo. Enquanto Neemias estava envolvido na construção dos muros de Jerusalém, os samaritanos vigorosamente tentaram atrapalhar esse empreendimento (Neemias 6: 1-14).
2. Os samaritanos construíram para si mesmo um templo no "monte Garizim," o qual os samaritanos insistiram que foi designado por Moisés como o lugar onde a nação deve adorar. Sambalate, o líder dos samaritanos, estabeleceu seu genro, Manassés, como sumo sacerdote. A religião idólatra dos samaritanos foi assim perpetuada.
3. Samaria tornou-se um lugar de refúgio para todos os foragidos da Judeia (Josué 20: 7; 21:21). Os samaritanos de bom grado receberam criminosos e refugiados judeus. Os infratores das leis judaicas e aqueles que tinham sido excomungados encontraram segurança para si próprios em Samaria, aumentando o ódio que existia entre as duas nações.
4. Os samaritanos aceitavam apenas os cinco livros de Moisés e rejeitaram os escritos dos profetas e todas as tradições judaicas.
Essas causas deram origem a uma diferença irreconciliável entre eles, de modo que os judeus consideravam os samaritanos como os piores da raça humana (João 8:48) e não tinham quaisquer interações com eles (João 4:9). Apesar do ódio entre os judeus e os samaritanos, Jesus quebrou as barreiras entre eles, pregando o evangelho da paz para os samaritanos (João 4: 6-26); os apóstolos mais tarde seguiram o Seu exemplo (Atos 8:25) .
Samaritanos Ainda Existem e Lutam para não Desaparecerem:
No começo do século 20, eles tiveram seu desaparecimento anunciado. Não
havia, à época, mais de uma centena de samaritanos no mundo.
Após enganar o monstro da demografia, que os queria devorar, hoje eles
são mais de 750, em duas cidadelas.
Mas esses que se dizem os verdadeiros israelitas bíblicos não baixam a
guarda - a praga demográfica ainda os persegue, agora com a escassez de
mulheres entre eles.
A questão é agravada pela proibição ao casamento com seguidores de
outros credos.
Com isso em mente, os anciões da comunidade passaram a permitir que os
homens tragam mulheres de fora do povoado e da religião para convertê-las e
assim estimular a natalidade.
Eles escolheram, via agências de matrimônio, em geral russas e
ucranianas --que já caminham nas ruas levando os filhos pelas mãos, conforme a
Folha testemunhou.
Pouco receptivos a estrangeiros, porém, alguns membros das sete famílias
que moram em Kiryat Luza, uma das duas vilas samaritanas, dizem à reportagem
não estar à vontade com a solução.
"Eu nunca me casaria com uma estrangeira", diz Breeto Cohen,
20. "Quando você faz isso, sai da religião", afirma.
As mulheres procuradas pela reportagem não quiseram ser entrevistadas.
Uma delas, que disse se chamar Nataly, mora na casa do alto sacerdote do
vilarejo.
"Muitos não gostam [da solução]", diz Abdullah, jovem
muçulmano que trabalha como guia no museu de Kiryat Luza, onde moram 350 dos
samaritanos. Os demais moram em Holon, perto de Tel Aviv. "Eles preferem
as mulheres samaritanas."
O universitário Rida Altif, que reclama da dificuldade de encontrar uma
namorada e da competição com os amigos, está aberto à opção. "Somos
humanos. Eu me casaria com uma estrangeira."
Mas a alternativa tem uma condição, diz Dan Hakam, 16. "Elas têm de
seguir as tradições como a gente."
MONTE SAGRADO
Kiryat Luza ocupa o topo do monte Gerizim, um cume seco despontando
entre vilarejos árabes.
A vista é estratégica - embaixo, a cidade palestina de Nablus se
esparrama no vale. Táxis fazem o caminho monte acima por R$ 7. Para descer, o
preço é R$ 1,50.
Durante o dia, as ruas estão vazias. Um parquinho enferruja, abandonado.
Há dois mercadinhos e uma tenda para bebidas alcoólicas --para suportar o vento
gelado, dizem.
É para essa montanha que todos os samaritanos rumam em dias festivos. A
religião pede que ritos sejam realizados apenas ali.
Gerizim é uma das principais divergências desse grupo em relação aos
judeus. Para os samaritanos, foi no monte Gerizim que Abraão se prontificou a
sacrificar seu filho Isaac. "Os judeus acreditam em Jerusalém",
afirma Hakam. "Mas nós acreditamos nesta montanha."
A separação entre samaritanismo e judaísmo ocorreu no primeiro milênio
antes de Cristo, quando judeus foram exilados em massa na Babilônia.
A religião que eles trouxeram de volta, dizem os samaritanos, foi
corrompida durante o tempo de cativeiro, e não corresponde às crenças
israelitas.
"Eles se referem a si mesmos como o 'verdadeiro Israel'", diz
Terry Giles, teólogo da Universidade Gannon, nos EUA, que pesquisa a Bíblia
samaritana. "Eles dizem preservar a religião", afirma.
Há afinidades entre as crenças de samaritanos, judeus, cristãos e
muçulmanos --são todas religiões ditas "abraâmicas". Mas, isolados
entre povos em conflito, os samaritanos tentam se manter distantes dos irmãos
de fé.
"Os árabes pensam que somos judeus", afirma Cohen. "Eles
nos agridem."
"Eles não são gentis", diz o motorista palestino que leva a
reportagem de volta à cidade de Nablus --onde nem todos contam boas histórias
sobre a vila samaritana, montanha acima. Mas a rivalidade entre os dois locais
ignora as pesquisas genéticas e os estudos genealógicos que apontam que a
população palestina de Nablus descende em parte de samaritanos convertidos
durante o Império Otomano.
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