sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Aula 20 - Desvendando o Apocalipse: O Julgamento da Grande Prostituta


“Lutarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o rei dos reis; serão vencedores também os chamados, eleitos e fiéis que estão com o Cordeiro.” (Ap 17: 14 - NAA)



1 – Introdução



Quem é a prostituta descrita em Apocalipse 17 e o que a bíblia fala sobre ela no fim dos tempos?

A prostituta de Apocalipse 17 (aliada a Babilônia do cap. 18) é uma das figuras centrais no que diz respeito à profecia do fim dos tempos. Ela tem sido bem ativa desde os dias da igreja primitiva, especialmente em nossos dias modernos. É importante saber quem é a prostituta e qual é o seu papel em nossos dias.



2 - O Espírito de Prostituição



Desde o Antigo Testamento vemos que Deus usa os termos prostituição e adultério como sinônimo para idolatria do povo de Israel (Jz 10:6; Is 57:3; Jr 3:6; Os 2:5).

Em Tiago 4:4, podemos obter uma imagem clara do que prostituição espiritual parece a Deus. “Infiéis! Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.“

A amizade do mundo é inimiga de Deus. Não há meio-termo. Ou você alinha-se com Deus ou com o mundo. Qualquer outra coisa é considerada como adultério aos olhos de Deus. Mas isso é exatamente o que o espírito da prostituta tenta fazer. Ela tenta misturar o povo de Deus com o mundo e oferecer o melhor de dois mundos ocasionando o jugo desigual (2 Co 6:14)

E de que forma a prostituta entra nas igrejas e promove essa mistura?!

Ela usa a Palavra de Deus e distorce versos e expressões para parecer o que não é. São os famosos falsos profetas e hereges, que são usando pelo inimigo para se infiltrar, causar confusão, dúvida e incredulidade no povo de Deus.

A parte mais perigosa sobre a prostituta é que ela pode ser muito difícil de reconhecer. Ela apresenta seu vinho em um cálice de ouro (Ap 17: 4), que é a sua palavra falada como se fosse a Palavra de Deus.

Suas palavras, frases e doutrinas são pregadas com aparente piedade e zelo, por usar versículos da Bíblia para apoiar suas mentiras. Este é um truque comum de Satanás e seus servos. (2 Co 11:14)

No episódio da tentação de Jesus podemos ver a forma de atuar de satanás para tentar enganar Jesus (Lc 4:1-13)

O evangelho adulterado soa muito bem e faz as pessoas se sentirem bem, aquecidos, amparados. Apresenta as recompensas, porém não mostra as condições. Este é o método da prostituta e como ela consegue enganar as pessoas. Por isso, precisamos ser extremamente vigilantes, como nos é advertido em (Lc 21:34-36)

A pregação torcida da prostituta é o “vinho da sua prostituição”, ou seja, a alegria, o prazer... (Ap 17:2). Porém, sua pregação nunca leva a uma verdadeira vida com Cristo, não apresenta  vitória sobre o pecado, pois não confronta o pecador ao arrependimento (1 Pd 4:1-5)



3 - O trabalho da Prostituta em nosso Tempo



O espírito de prostituição está ativo em muitos aspectos sobre a terra, tanto em nível individual como numa escala mais ampla.

Em um nível individual, ela tenta influenciar as pessoas a viver tão perto do mundo que podem declarar-se como “cristãos”, mas ao mesmo tempo vivem de acordo com os valores mundanos ou puramente carnais.

Em uma escala mais ampla esse espírito também é ativo nas igrejas ao redor do mundo, trabalhando para deformar os puros ensinamentos de Deus e levando igrejas e denominações inteiras para longe da verdade, para a escuridão de suas mentiras.

A meta da prostituta não é derrubar o cristianismo. Pelo contrário, sua meta é deturpar a verdade usando a graça como subterfúgio de um cristianismo rodeado de palavras bonitas e dizendo que não podemos julgar o outro, quando na verdade, o que Jesus condenou nos fariseus foi o poder da condenação.  O apóstolo Paulo escreveu: (1 Ts 5:21; 1 Co 5:9-12)

É por isso que a prostituta não se manifesta em apenas uma igreja, mas ela se estende para muitas. Quanto mais divisões e denominações ela puder criar, mais difícil será encontrar a verdadeira igreja de Cristo. Criar divisão e conflito é o seu maior objetivo.



4 - O objetivo de Satanás com a Prostituta



Satanás sabe o quanto é difícil convencer as pessoas a abandonar completamente Deus e torná-las ateus. Por isso ele usa a prostituta, para lentamente corrompê-los para longe da pura verdade de Deus levando-os para o mundo. Desta forma, a incredulidade misturada ao humanismo, faz com que as pessoas carreguem um evangelho individualista, com dogmas próprios e repletos de heresias.

Satanás começou a trabalhar quase imediatamente depois que Jesus ressucitou. Paulo escreve à igreja em Efésios “Porque eu sei isto que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês, que não pouparão o rebanho. Também a partir de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si “ (At 20:29-30). Esses lobos ferozes eram ninguém menos que os servos da prostituta.

“Tende muito cuidado para que ninguém nos escravize a vãs e enganosas filosofias, que se baseiam nas tradições humanas e na falsa religiosidade deste mundo, e não em Cristo.” (Cl 2:8)

A prostituta é a ação de Satanás contra a noiva de Cristo. Enquanto a noiva está trabalhando na terra para espalhar a verdade do evangelho, a prostituta está trabalhando para espalhar divisão e mentiras.



5 - Lutando contra a Prostituição



Esta grande batalha espiritual é travada em um nível individual, e o espírito de prostituição deve ser completamente aniquilado na vida de cada discípulo de modo que o mundo não os atraia fazendo-os trair a Cristo.

A amizade com o mundo é inimizade contra Deus. Você não pode servir a dois senhores (Mt 6:24)

É por isso que é tão importante que cada cristão tenha uma conexão pessoal com Deus e Sua Palavra.

Quando estamos intimamente familiarizados com Deus, conhecemos a Sua vontade e a Sua Palavra, e aprendemos a reconhecer as mentiras que a igreja prostituta prega.

Infelizmente, a influência da prostituta tem crescido grandemente em nossos dias e há muitas igrejas que estão sob sua influência direta. Nenhuma igreja, nenhuma denominação, nenhum pastor, ou sermão deve ser tomado pelo seu valor nominal sem ser testado à luz da Palavra de Deus e do Seu Espírito.

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, porém, avaliai com cuidado se os espíritos procedem de Deus, porquanto muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”. (1 Jo 4:1)

Seja vigilante e reflita em tudo o que você ouvir através da Palavra. Os nossos próprios pensamentos e intenções devem ser testados à luz da Palavra de Deus. Certifique-se de que tudo realmente é de Deus. Pois o nosso coração é enganoso e ele pode nos levar a pensar que estamos fazendo a vontade de Deus quando na verdade estamos fazendo aquilo que nossa carne esta determinando (Jr 5:31; Rm 1:24; 6:12; 8:5; Gl 5:16; Cl 3:5; 1 Tm 6:9; 2 Tm 4:3; 2 Pe 2:10)

As mentiras da prostituta são fortes e muitas, mas a verdade ilumina como uma vela em uma noite escura. Se você é sincero, humilde e aberto a direção de Deus, Ele deixará claro para você o que é mentira e o que é verdade. Deus é verdadeiro e Nele não há nenhuma mentira. Seu Espírito é o Espírito da verdade, que nos guia para toda a verdade. (Jo 14:15-17; Jo 16:13)

“E ouvi outra voz do céu dizendo:” Sai dela, povo meu, para que não serdes cúmplices em seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. “Porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela ‘“ (Ap 18:4-5).

Deus deseja purificar o Seu povo para o grande dia, quando todo o céu contemplará com alegria a vitória de Cristo e o casamento do Cordeiro com a sua noiva. “Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos”. (Ap 19:7-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog