sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Aula 01 - Bíblia, a Ciência da nossa Fé: A Ciência Comprova a Criação


“O céu anuncia a glória de Deus e o nos mostra aquilo que
Suas mãos fizeram”. (Salmo 19:1 – NTLH)

1 – Introdução:

O “ocidente cristão”, como se chamava antigamente, está passando por um acelerado colapso moral e espiritual de tirar o fôlego, que poucos teriam previsto dez anos atrás. A liberdade sexual (provavelmente nunca presente nas mentes dos autores da Constituição) está ameaçando destruir a liberdade religiosa garantida pela lei dos países.
O relativismo pós-moderno, que é na verdade outro nome para o ateísmo governa a cultura – “não há verdade absoluta, nem moralidade absoluta”.
Os cristãos estão enfrentando crescente perseguição (perda de empregos, destruição de reputação e boicotes empresariais) por não se submeterem à revolução LGBTI.
As igrejas não deram aos adultos e as crianças razões pelas quais acreditarem na Bíblia e no evangelho para defender sua fé diante de desafios céticos. Infelizmente a nova geração de jovem e adolescente não está aprendendo a defender a sua fé, e assim, são facilmente influenciadas por evidências científicas aparentemente esmagadoras apresentadas pelos evolucionistas nas escolas, universidades e por meio da mídia.
E por não terem respostas para as alegações dos evolucionistas, concluem que a bíblia não é confiável.
Tende muito cuidado para que ninguém vos escravize a vãs e enganosas filosofias, que se baseiam nas tradições humanas e na falsa religiosidade deste mundo, e não em Cristo”. (Cl 2:8 – KJA)
Um pastor americano por anos pesquisou sobre o assunto, e descobriu que as crianças que foram bem ensinadas na apologética criacionista em geral permaneceram fortes nessa convicção mesmo depois da faculdade

2 – Evidência Bíblica para a Criação:

Gênesis 1-11 é história, não poesia, parábola, visão profética ou mitologia. Os primeiros capítulos de gênesis citam pessoas reais, descrevem lugares reais e discutem eventos reais em tempo real.
Os dias da criação foram literais.
A palavra dia usada em Gênesis é Yom no hebraico, período completo de trevas-luz. Quando mencionada na criação, era sempre numerado e precedido pelo refrão “passaram-se a tarde e a manhã”. No Antigo Testamento toda vez que dia vem dessa palavra hebraica, significa um dia literal de 24h.
As Escrituras afirmam de várias maneiras que é inspirada por Deus (2 Tm 3:16) e, portanto, referem-se a si mesmas como “Palavra de Deus”. Deus é o editor final. Ele moveu homens a escrever exatamente o que queria que escrevessem (2 Pe 1:20-21), embora usasse a experiência de vida, o treinamento e a personalidade de cada um. Sendo assim, o que o autor humano disse é o que Deus disse.
Argumentando: Não devemos cometer o erro de acreditar que uma história não é precisa a menos que haja testemunhas oculares ou teríamos que aceitar que Jesus não foi concebido pelo Espírito Santo em Maria porque nenhum ser humano presenciou o fato.

3 – Como Explicar a nossa Fé:

A ciência evolucionista parte do princípio de que as formas mais complexas de vida evoluíram de formas menos complexas por meio de um processo de seleção natural. No entanto a bíblia ensina uma criação sobrenatural.
A evidência científica que confirma a verdade literal de Gênesis 1-11 é esmagadora e cresce com o tempo como resultado da pesquisa tanto dos evolucionistas quando dos criacionistas.
Para se determinar a forma como algo surgiu, o tempo que levou para se formar e há quantos anos atrás apareceu pela primeira vez, a ciência experimental tenta criar um ambiente parecido e manipula dados que sugerem a situação estudada, a fim de vivenciar o acontecimento de forma ocular para datar e descrever o objeto de estudo pelo método científico.
Mas esse tipo de ciência não pode responder as perguntas: Como o Grand Canyon ou Saturno se formaram, ou como as primeiras plantas, animais e pessoas vieram a existir?! Pois esses eventos históricos não podem ser repetidos em laboratório. Logo, toda teoria evolucionista não passa de especulação científica com dados manipulados por aqueles que querem descredenciar a bíblia ou desmenti-la.
Argumentando: A teoria evolucionista tem entrado na visão teológica e muitos teólogos contemporâneos usam o versículo – Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (2 Pe 3:8 – ACF), para afirmar que Deus usou o processo seletivo de evolução para criar o mundo. Ele usou milhares de anos para criar algo a partir de alguma coisa. Desta forma, eles não  acreditam no poder criador de Deus pregando a criação evolucionista.
Existe uma harmonia entre a ciência devidamente estabelecida e a Bíblia corretamente interpretada, de acordo com o físico Adauto Lourenço. Foram as próprias evidências científicas que o convenceram sobre a literalidade das Escrituras Sagradas.
Por muitos anos, Lourenço foi conhecido como um evolucionista teísta, uma linha de pensamento que busca conciliar a criação de Deus e a Teoria da Evolução. No entanto, há 20 anos, o físico mudou seu posicionamento para o Criacionismo, diante das evidências encontradas em suas pesquisas.
“Não foi uma passagem religiosa, não foi uma conversão, porque eu já vinha de um berço evangélico, já havia nascido de novo em Cristo muitos anos atrás. Essa passagem aconteceu devido à evidência científica”, disse ele em entrevista ao Guiame durante o Encontro Nacional de Universitários .

CRIACIONISMO
CRIACIONISTAS DA TERRA JOVEM
Em comum, os integrantes desta linha criacionista acreditam que o planeta tenha sido criado por Deus há apenas 6 mil ou, no máximo, 10 mil anos.
CRIACIONISTAS DA TERRA ANTIGA
Aceitam as evidências da antiguidade do planeta, mas ainda as encaixam na lógica das escrituras bíblicas. Subdividem-se em quatro grupos principais

- Teoria do Intervalo: estabelece que houve um longo intervalo temporal entre os versículos 1:1 e 1:2 do Gênesis, após o qual Deus teria criado o mundo em seis dias. Busca assim conjugar evidências geológicas e cosmológicas mais remotas sem abrir mão da criação divina literal registrada na Bíblia.

- Teoria do Dia-Era: estabelece que o conceito de ''dia'' nas Escrituras representa, de forma figurada, períodos muito mais longos que 24 horas, compreendendo até mesmo intervalos de milhões de anos. Ex.: Testemunhas de Jeová

- Teoria Progressiva: aceita o big bang e a maioria das teorias da Física Moderna como reforços do poder criativo de Deus. Mas acredita que todos os seres vivos foram criados de modo progressivo e seqüencial por Deus, sem relação de parentesco ou ancestralidade.

- Design Inteligente: versão criacionista mais sofisticada e de maior repercussão nos círculos acadêmicos e de poder do mundo atual. Como estratégia de marketing, seus adeptos não gostam de ser classificados como criacionistas. Afirmam que a complexidade do mundo natural prova uma intencionalidade. Seus argumentos se organizam de forma cada vez mais técnica para combater a teoria darwinista, em campos como Genética e Microbiologia.
EVOLUCIONISMO
EVOLUCIONISMO TEÍSTA
Corrente que aceita completamente a Teoria da Evolução, mas não abre mão de seu caráter divino original. Crê que a descrição do Gênesis é simbólica, levando em conta o estilo literário hebraico da Antiguidade. Acredita que o processo criativo de Deus se expressa através dos postulados da Evolução, não vendo oposição entre Ciência e Fé. É a visão oficial do Vaticano e do papa, assim como da maioria das confissões protestantes, especialmente as denominadas ''históricas''.
EVOLUCIONISMO METODOLÓGICO MATERIALISTA
Acredita que Deus não interfere no processo evolutivo. Pode ser subdividido em dois grupos principais
- Linha Metodológica: limita-se a descrever o mundo natural por meio de métodos científicos de investigação, excluindo o componente sobrenatural da equação. Adota uma postura agnóstica, nem defendendo nem negando sua existência.
- Linha Filosófica: mais próxima de uma atitude proclamada como ''ateísta positiva''. Entende que o sobrenatural não existe. Mas prefere não discutir sobre isso. Cabe a quem tem fé o ônus da prova. Todos os processos, incluindo aí a Evolução, são naturais e assim devem ser estudados e analisados.
CRIACIONISMO EVOLUCIONÁRIO
Grupo que conjuga influências tanto do ideário criacionista quanto do evolucionista. Considera que Adão não foi o primeiro ser humano criado, mas sim o primeiro dotado de alma por Deus. É muito semelhante ao Evolucionismo Teísta, diferindo apenas em alguns postulados teológicos, sendo mais próximo do judaísmo que do cristianismo.










Referências de Estudo:

https://answersingenesis.org/pt/respostas/seis-dias-ou-milh%C3%B5es-de-anos/

https://guiame.com.br/gospel/noticias/cientista-cristao-mostra-evidencias-que-comprovam-criacao-do-homem-por-deus.html

A Origem – Quatro visões Cristãs sobre a criação, evolução e design inteligente – Autores: Ken Ham, Hugh Ropss, Deborah B. Haarsma e Stephen C. Meyer/ Ed. Thomas Nelson.

A Fé na Era do Ceticismo – Timothy Keller / Ed. Vida Nova

Bíblias na versões: KJA e NTLH

Estudo montado por: Meire Raposo – 10/01/2020 para EBDSJ / Jovens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog