domingo, 7 de abril de 2019

Aula 06 - Desvendando o Apocalipse “A Visão da Majestade de Deus”

"Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por Tua vontade elas existem e foram criadas". (Ap 4:11 – NVI)


Introdução

Depois de Jesus ter apresentado a João as mensagens para todos os períodos de Sua igreja aqui na Terra, Jesus o convida para contemplar o trono de Deus no Céu.
Neste capítulo, João teve o privilégio de ver a habitação do Rei dos reis e visualizou toda a Sua Glória no trono eterno, sendo adorado pelos quatro Seres Viventes e pelos vinte e quatro anciãos.

Ap 4:1 - " Depois desses acontecimentos, observei uma porta no céu, e a primeira voz que eu ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, chamou-me: “Sobe até aqui, e Eu te revelarei os eventos que devem ocorrer depois destes”
João viu uma porta no Céu, que representava a permissão de Deus em conhecer os Seus planos futuros.  Daqui para frente, Ele mostraria o que aconteceria após as mensagens proféticas aos tempos representados pelas igrejas.
Em Dn 12:4 diz: “E você, Daniel, não conte nada disso a ninguém. Feche o livro com um selo para que fique fechado até o momento final”.
Aqui observamos que as mesmas revelações já haviam sido dadas a Daniel no passado, mas só agora Deus dava permissão para que um homem entendesse aquela profecia e a descrevesse, ou revelasse seu significado profético.

Ap 4:2-3 -  " Imediatamente, me vi absolutamente tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. Aquele, pois, que estava assentado tinha a fisionomia semelhante às pedras lapidadas de diamante e sardônio. Ao redor do trono, reluzia um arco-íris parecendo uma esmeralda”.
João, através de uma visão, contemplou o trono de Deus no Céu e diz ter visto alguém sentado no trono.
Sabemos que no estado pecaminoso em que o homem se encontra é impossível ver a Deus. Porém, o apóstolo tenta descrever o que viu, usando o diamante e o sardônio, que representam um brilho cristalino para retratar a santidade de Deus. 
O arco-íris, de igual forma, representa à promessa que Deus fez a humanidade através de Noé, demonstrando Sua graça e infinita misericórdia. Foi um sinal de concerto entre Ele e Seu povo, ao afirmar que jamais haveria um novo dilúvio sobre a Terra.
O arco-íris no Céu evidencia a graça de Deus ainda atuante.
Ap 4:4 -  " Também ao redor do trono havia vinte e quatro outros tronos; vi assentados sobre eles vinte e quatro anciãos, vestidos de branco e com coroas de ouro sobre a cabeça”. 
Quem são esses vinte quatro anciãos?

·         VESTIDOS BRANCOS – Ap 3:4-5  diz: “Há alguns em Sardes, no entanto, que não mancharam suas roupas com o mal. Eles andarão comigo vestidos de branco, pois são dignos. 5O vitorioso será vestido de branco. Jamais apagarei seu nome do Livro da Vida e confirmarei, diante de meu Pai e de seus anjos, que ele me pertence”. (NVT). As vestes brancas são características do povo fiel a Deus, aqueles que perseveraram até o fim.

·         COROA No grego, existem duas palavras para coroa. A primeira é “diadema”, que seria a coroa usada por reis e rainhas. Mas aqui nesse texto, foi usada a segunda palavra “stephanos” que retrata uma coroa de folhas usada pelos gregos como símbolo de vitória, simbolizando então que aqueles vinte e quatro anciãos foram vitoriosos.
Até aqui nós podemos perceber que essas pessoas não são seres celestiais, mas seres humanos que venceram e foram instituídos por Deus reis e sacerdotes, como podemos ler em Ap 5:8-10 que Ele fará aos fiéis e santos: “Quando ele fez isso, os quatro seres vivos e os vinte e quatro líderes caíram de joelhos diante dele. Cada um tinha nas mãos uma harpa e algumas taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do povo de Deus. Eles cantavam esta nova canção: “Tu és digno de pegar o livro e de quebrar os selos. Pois foste morto na cruz e, por meio da tua morte, compraste para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, nações e raças. Tu fizeste com que essas pessoas fossem um reino de sacerdotes que servem ao nosso Deus; e elas governarão o mundo inteiro”.

·         TRONOSSímbolo de autoridade, liderança. Os anciãos no Antigo Testamento, eram líderes de tribo e clãs que julgavam as causas do povo, tomando decisões que variavam de assuntos particulares a pendências judiciais.

Então quem seriam essas pessoas que estão no céu, sentados em vinte quatro tronos ao lado de Deus?
Alguns estudiosos crêem que os 24 anciãos vistos no Céu são pessoas santas e justas que viveram em diferentes épocas na Terra, e que também poderiam ser aqueles que ressuscitaram no dia da morte de Cristo e subiram para o céu após a Sua ressurreição. (Mt 27:50-53; Ef 4:8). Mas que esse número poderia ser simbólico, já que em Ap 21:10-14 diz: “Então o Espírito de Deus me dominou, e o anjo me levou para uma montanha grande e muito alta. Ele me mostrou Jerusalém, a Cidade Santa, que descia do céu e vinha de Deus, brilhando com a glória de Deus. A cidade brilhava como uma pedra preciosa, como uma pedra de jaspe, clara como cristal.  Ela era cercada por uma muralha muito alta e grande, com doze portões, guardados por doze anjos. Nos portões estavam escritos os nomes das doze tribos do povo de Israel. Havia três portões de cada lado: três ao norte, três ao sul, três a leste e três a oeste. A muralha da cidade estava construída sobre doze rochas, nas quais estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro”.
Representando o povo de Deus em todo período bíblico, antes e depois de Cristo, através das tribos de Israel e dos doze apóstolos.

Ap 4:5 -  " Do trono emanavam relâmpagos, vozes e trovões. Perante Ele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus”. 
João contemplou basicamente a mesma cena de quando Deus entregou a Moisés as tábuas com os Dez Mandamentos, no monte Sinai. Relâmpagos e Trovões são símbolos da autoridade de Deus e do julgamento divino. Retratam todo o Seu poder e glória. 

Sete é o número da perfeição. O texto diz que as sete lâmpadas de fogo são os sete espíritos de Deus (Isaías 11:1-3). A obra completa do Espírito Santo é representada em suas múltiplas operações investigando todas as coisas, atuando em todos os lugares. 


Ap 4:6-7 " E diante do trono, ainda, havia algo semelhante a um mar de vidro, translúcido como o cristal. No centro, circundando o trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como nas costas. O primeiro aparentava um leão, o segundo era semelhante a um touro, o terceiro tinha um semblante como o de homem, o quarto parecia uma águia em pleno vôo”. 
Isaías 6:1-2, mostra os Seres Viventes como Serafins. Uma classe especial de anjos, os que permanecem mais próximos a Deus e com a função de adorá-Lo.

Porque essas quatro faces?
1 - Os quatro animais representam na bíblia aspectos de Jesus destacados pelos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João, nos Evangelhos. 

·         Leão - 28 vezes no livro de Apocalipse Jesus é chamado de Leão por Mateus, referindo-se ao Leão da tribo de Judá. Aquele que é Rei dos reis. 
·         Touro -  Marcos mostra toda humildade de Jesus através da figura do novilho, que é um animal de serviço. Jesus veio a Terra para servir. O touro representa esse aspecto do ministério de Jesus.
·         Homem -  Lucas mostra o lado humano de Jesus e o chama de “Filho do homem”. 
·         Águia - A idéia é apresentar Jesus como quem tem visão privilegiada, já que esta ave consegue enxergar uma presa a 3 km de distância; e alguém capaz de chegar aos altos céus, assim como a águia o faz, sendo talvez a ave que voa mais alto – 10.000 mt de altitude. O primeiro capítulo de João apresenta Jesus como Deus - o lado Divino. Ele está muito acima de tudo o que podemos ver ou compreender. 

2 – Em Ezequiel 1:1-14 e 10:20-22, nós encontraremos a mesma visão que João teve sendo dada a Ezequiel, e ele a interpreta como anjos querubins (anjos guardiões), e em Isaías 6:1-2 são interpretados como Serafins. Então nós podemos concluir que essas visões estão em conexão nos mostrando que são seres angelicais a serviço de Deus em diferentes áreas, que prestam adoração a Ele e que por estar mais próximos, são testemunhas de todos os Seus atos. Uma vez que Cristo esteja sentado no trono e o reflexo Dele seja percebido nos Serafins por João.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog