quarta-feira, 15 de abril de 2020

Uma Analogia entre: Semana da Páscoa x Covid 19


Isaías 53:1-9 NVT diz: 

Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos. “No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo.  Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o Senhor castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. “Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã.  Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo. Foi sepultado ao lado de criminosos, foi enterrado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.”

Isaias profetizou sobre o Messias 700 anos antes que Ele nascesse.
Hoje nós estamos celebrando o Domingo da Ressurreição de Jesus. Um acontecimento que marcou a humanidade em antes e depois de Cristo – antes e depois da Era Cristã.
Sua morte, ainda que não seja aceita é conhecida pelo mundo.
Sua ressurreição, ainda que não seja crida por todos e proclamada pelas nações.

Eu gostaria de fazer uma analogia sobre o tempo que estamos vivendo e a data que celebramos nesta semana – conhecida como Páscoa.

Durante esta semana nós pudemos relembrar a morte, a crucificação de Cristo.
Se pegarmos os três dias da Páscoa ocidental, podemos dizer que:

·         Sexta representa o desespero, o medo, a insegurança, o abandono, a morte.

Exatamente o que o covid 19 tem representado para muitos.
Incerteza do amanhã, medo de contrair a doença, desespero em meio à aflição que a doença impõe medo da morte.

Muitos hoje estão enclausurados dentro da sua casa sem saber o que será do amanhã. Se continuarão empregados quando tudo isso acabar, se passarão pela pandemia sem contrair a doença, se terão provisão suficiente para dar a sua família.

Isso nos faz lembrar um pouco daquilo que os discípulos sentiram após a morte de Jesus.
Imaginem: Depois de assistirem tantos milagres, depois de ouvir palavras de sabedoria, de terem suas vidas completamente mudadas, agora se vêem sozinhos. O que seria deles? Muitos abandonaram tudo para seguir Jesus, e agora Ele está morto. Como pode? O que aconteceu? Como Ele pode ser escolhido para morrer no lugar de Barrabás, o criminoso mais conhecido da época?
Mas eles não entendiam que pra tudo existe um propósito.
Barrabás ali representava cada um de nós com nossas mazelas e pecados.
Ele se deixou morrer pelo pior pecador.
Aí vem o sábado.

·         Sábado representa a incredulidade.

Jesus já havia sido sepultado. Agora todos estavam em suas casas. A lei obrigava que todos guardassem aquele dia na sua casa, juntamente com a sua família.
O dia poderia parecer comum, mas era sábado – dia do descanso.
E neste dia muitos seguidores e os discípulos não conseguiram descansar. Os pensamentos estavam atordoados, perguntas vinham sem resposta: Será que tudo não passou de ilusão, será que nós vivemos uma mentira, como pode ter acabado assim?

Você aí na sua casa pode estar vivendo este díade muitas perguntas, inquietações, incredulidade.
São tantas noticias controversas, tanto informação contraditória... o que é verdade, o que é mentira, no que crer?
O tempo que poderia estar sendo usado para descansar e aproveitar em família está trazendo inquietações, está deixando questões abertas em sua mente, está tirando a sua paz.

Mas saiba que Deus tem um propósito para todas as coisas.
Ele jamais perde o controle. A noite vai passar. E com o fim da noite chega o domingo.

·         Domingo representa a ressurreição.

Naquela madrugada mulheres foram ao sepulcro para um costume cultural da época: embalsamar o corpo. Usar especiarias que deveriam ter sido usadas após a morte de Jesus, mas como tudo foi muito rápido e a lei não permitiu que fizessem antes, estavam ali para cumprir um ritual. Um costume.
Mas ao chegar lá, encontraram o túmulo vazio. Imagine a surpresa, o desespero... como pode alguém ter maculado um sepulcro, roubado um corpo?

Talvez o domingo chegue e você não perceba o que está acontecendo.
O passar do tempo, todos os acontecimentos cegaram a sua visão e você não consegue mais enxergar a bênção de Deus em sua vida.
Toda sua inquietação tirou a percepção daquilo que está a sua frente.
Como pode, Ele sumiu, me abandonou... cadê Jesus? Onde está Deus?

Ainda que você não veja, ainda que sua dor tome conta da sua alma e você não seja capaz de perceber: Deus está no controle. Jesus ressuscitou. Ele está vivo na história. Tudo está no controle de Suas mãos. Nada é capaz de vencê-lo, nem a morte.
Creia, deus está agindo, Jesus está do seu lado. Ele nunca abandonou você. Tudo isso vai passar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog