quinta-feira, 2 de abril de 2020

Aula 04 - Fragilidade Humana: O Caráter da Prosperidade




“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá”. (Pv 11:24-25)

1 – Introdução

Precisamos reconhecer que atualmente, nosso principal problema é administração da nossa vida financeira. Trata-se do desenvolvimento pessoal mediante a transformação de atos e conhecimento da vontade de Deus para nossa vida.
Por que precisamos conhecer a vontade de Deus para a nossa vida financeira?
Porque muitos acreditam que aceitar Jesus lhes dá um tiket para uma vida próspera, o que biblicamente é errado.
A teologia da hipergraça alterou o entendimento correto de certos textos da bíblia sobre finanças.
Essa teologia separa a vida de obediência a Deus, como parte espiritual e a vida próspera como parte física. O resultado disso, são pessoas vivendo sem princípios acreditando na obrigação de Deus para com elas.

2 – Princípios  (1 Tm 6:6-10)

É necessário viver uma vida radical em princípios para que tudo que foi dito até aqui faça sentido.
Deus pode agir sozinho, ele não precisa da nossa obediência, entretanto escolheu contar conosco e trabalhar em conjunto através de princípios.
Vivendo assim os céus reagem, criando oportunidades para nos tirar de  lugares em situações difíceis. (Mt 25:21)
“Fruto certo só é possível através de sementes certas”.
“Questione suas colheitas e suas sementes”.
Princípios radicais do reino:
-       Esmolas
-       Cuidado com o pobre
-       Dízimos
-       Ofertas
-       Honra aos pais
-       Honra aos líderes


3 -  Administração  (Pv 6:6-8)

Mordomia é a administração terrena dos cristãos para com os tesouros dos céus. É teste de caráter.
Mesmo sendo grandemente abençoado em valores financeiros, recebo tudo com equilíbrio emocional sendo isso consequência de uma vida de princípios.
Deus faz milagres em ambientes certos para que as bênçãos sejam recebidas com responsabilidade.
Como você reage ao que Deus já te deu?


4 – Pobreza  (2 Ts 3:11-12)
Só existe pobreza porque Adão pecou. Deus não criou a pobreza, ela é consequência de uma vida sem Deus, do egoismo humano e da má adminstração individual.
Jesus não era pobre pois ele era DEUS, porém foi a personificação de vulnerabilidade e empatia. Nosso inimigo primário é espiritual.
Não busque o técnico se não resolver o espiritual.Teologia da prosperidade e teologia da pobreza são diferentes da teologia do reino, esta sim é prospera em tempo integral, em todas as áreas de nossa vida.
Nem buscar riquezas , nem se orgulhar da pobreza provém de Deus. Isso é uma interpretação deturpada da bíblia.
Pobreza é emocional no sentido de saber administrar o que possui, pois muitos ricos não são próperos, pois com todo o dinheiro que possui, n~]ao é capaz de ajudar o próximo e sempre lhe falta algo, por isso continuam correndo atrás do dinheiro.
A cruz veio para resolver tudo, ou seja, para nos trazer novo entendimento sobre prosperidade. Porém é necessário que tenhamos interesse no evangelho por completo, para que nossa vida seja transformada em todas as áreas.
Bênçãos não devem ser buscadas, homens maduros entendem que devemos buscar ser abençoadores.
Pobreza não pode ser uma desculpa.
Prosperidade não está ligada necessariamente ao dinheiro, é ausência de necessidade.

5 – Maturidade para Prosperar  (Lc 14:28)

Como abraçar a proposta de Cristo e fugir da natureza de Adão?
Filhos não prosperam apenas consomem, é importante tornar-se completo e íntegro para parar se ser consumidor e começar a prosperar. Um exemplo disto foi Jesus que rompeu com Maria, para conseguir cumprir seu propósito de forma plena. Em Mateus 25:17, na Parábola dos talentos, a Bíblia trata os talentos não como dom, e sim como uma medida financeira.
Eles foram divididos de acordo com a habilidade de cada um. Habilidade é uma decisão por desenvolvimento. O evangelho trata com pessoas que estão dispostas pela transformação de caráter, porém para os que não querem, estes serão salvos entretanto com uma vida terrena que não transmite a vida de uma pessoa salva.
A mediocridade impede a potencialidade do reino de Deus em nossas vidas. Para sair deste lugar de existência é necessário que a  prosperidade não  esteja ligada apenas às nossas necessidades e sim com a possibilidade do compartilhamento.
O servo fiel e prudente é abençoado e consequentemente um abençoador.
Quem limita nossa prosperidade não é Deus, e sim nossas limitações e nossos tabus.

6 – Empreendorismo (Ef 4:28; Rm 13:7; Pv 21:20 e Lc 16:10)

Recursos financeiros e espiritualidade estão diretamente ligados para que no mundo haja movimentos apostólicos e missionários, por exemplo. Algumas tragédias na humanidade podem ser resolvidas financeiramente. Esses  dilemas precisam de tecnologia, empreendedorismo e consequentemente movimentação financeira para gerar volume de transformação.
Permita que o evangelho seja uma semente revolucionária em sua vida. A educação é um Messias social. Espiritualidade e espiritualismo não podem ser confundidos. Não basta oração, formação acadêmica, e conhecimento por exemplo são indispensáveis.
Tecnologia e empreendedorismo podem ser espirituais, e estes rendimentos devem ser usados para glória de Cristo.
Para que o evangelho seja conhecido mundialmente assim como um mandamento de Cristo, precisamos ser honestos e entender a necessidades reais, como o recurso que precisa ser desembolsado para isso.

Tarefa

1 – Como você se programa financeiramente?

2 – Que tipo de entendimento você possuia sobre prosperidade?

3 – Dos sois, qual Deus mais se agrada: Riqueza ou Pobreza? Explique.

4 – Leia Mateus 6:1-4 e Lucas 12.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog