sábado, 4 de agosto de 2018

O Ateísmo Cristão



“Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por meio de suas atitudes o negam; e por isso são abomináveis, insubordinados e desqualificados para qualquer boa obra”. (Tito 1:16 - KJA)

1 – Introdução

Ateus são aqueles que não crêem em Deus. Mas, é possível se falar de um “ateísmo cristão”.
O apóstolo Paulo se refere àqueles que professam conhecer a Deus e que, entretanto, o negam por suas obras. Agem como se Deus não pudesse interferir , agir e atuar na vida humana, negação esta feita por pessoas que se professam cristãs e que argumentam seus conceitos em textos isolados da bíblia.
Na verdade, isto nada mais é que o antigo deísmo (crença em um Deus ou uma força superior e que sua existência pode ser provada pela razão e a observação do mundo físico. Os deístas normalmente não acreditam que Deus interfere em nosso mundo. O Deísmo rejeita a divindade de Jesus e a inspiração divina da Bíblia).
ateísmo dos valores cristãos ou ateísmo cristão é uma posição aplicável à vida real por alguns cristãos, criado a partir de uma mediação entre opostos como a fé e a razão propostos por Tomás de Aquino, que rejeita o Deus do cristianismo, mas segue os ensinamentos de Jesus. Nela, as histórias de Jesus estão relacionadas com a vida moderna, mas elas não devem ser tomadas literalmente  enquanto Deus é apenas um símbolo.

2 – Trocando em Miúdos

Vejo claramente a ação ateísta rondando a igreja quando somos incentivados a ler somente o Novo Testamento sob a afirmação de que o Antigo Testamento não é pra nós cristãos, mas somente para o povo de Israel.
Outro ponto é quando vejo líderes e pastores pregando sobre abolição da lei por meio da graça em Cristo Jesus, usando erradamente o seguinte versículo: “Porquanto o pecado não poderá exercer domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”. (Rm 6:14 – KJA)
Pelo fato de não estarmos ‘debaixo da lei’ não significa que possamos continuar pecando, ou seja, transgredindo abertamente a Lei de Deus. ‘Pecado é a transgressão da lei’ “Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da lei”. (I Jo 3:4 - NTLH) e a conseqüência do mesmo é a morte do pecador “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor”. (Rm 6:23 - NTLH), pois desobedecer conscientemente à lei de Deus é tornar-se escravo do pecado “Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da lei”. (I Jo 3:4 - NTLH) e torna-se seu servo  Jesus disse a eles: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado”. (Jo 8:34 - NTLH). Se formos servos de obediência ao pecado, iremos morrer; sendo servos de obediência à lei seremos servos para a justiça “Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? (Rm 6:16 - NVI).
Paulo diz que, “E uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”. (Rm 6:18 - ARA). Isto claramente ensina que a graça de Cristo, ao libertar-nos do pecado, não nos dá a liberdade de sermos transgressores conscientes.
Ser servos da justiça significa termos um caráter reto. Os atos de obediência produzem hábitos de obediência, e tais hábitos constituem um caráter reto. Muitas pessoas citam a expressão de Paulo ‘não estamos debaixo da lei’ (Romanos 6:14-15; Gálatas 5:18) querendo significar que a lei moral foi abolida.
Nós cremos que ‘debaixo da lei’ significa ‘debaixo da condenação da lei’. Não estar debaixo da lei não quer dizer estar desobrigado de cumpri-la, mas sim não ser culpado de sua transgressão. A única maneira de não estarmos debaixo da lei é cumpri-la. Se transgredirmos uma lei, incorremos em multa, prisão, ou qualquer punição enfim.
A graça divina não erradica a lei dando ao homem licença para pecar. Isto é amplamente expresso em Rm 6 e 8.
O texto diz que não estamos debaixo da ‘maldição da lei’. Isto quer dizer que não estamos debaixo da ‘condenação’ da mesma, que é a morte eterna. Note que Paulo fala que fomos libertados da maldição (morte) e não da guarda. Devemos obedecer aos mandamentos não para sermos salvos, pois a graça de Jesus nos salvou; mas sim, obedecer por amor, demonstrando que aceitamos tal salvação. A obediência por amor demonstra o tipo de fé que temos se é uma fé forte e verdadeira (pela obediência) ou se é fraca e falsa (pela desobediência).

3 - De que Forma me Mostro um Ateu?

Toda vez que claramente uso a bíblia e seus personagens para justificar um erro, explicar minhas atitudes ou dizer que o Deus do Antigo Testamento é um e o Deus do Novo Testamento é outro (Hb 13:8)
Toda vez que quero reformar a igreja dizendo que vivemos numa nova era e não podemos viver de forma tão antiquada, permitindo que alguns conceitos como: moral e pecado sejam mudados em minha mente (Rm 12:2)
Toda vez que acho que meus pecados jamais poderão me separar de Deus porque “Cristo levou sobre Si minhas culpas” e “nada pode separar o amor Dele de mim” (Is 59:2)
Sou um cristão ateu sempre que acredito mais na graça de Cristo que na justiça de Deus para minha vida, esquecendo que Deus é na mesma medida AMOR e JUSTIÇA (Mt 12:21)


"Esse povo se aproxima de Mim com a boca e Me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens". (Is 29:13 - NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog