sexta-feira, 20 de julho de 2018

Aula 06 - Desmistificando Gênesis - Nefilins



“Ora, naquela época, e também algum tempo depois, havia nefilins na terra, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Esses foram os heróis dos tempos antigos, homens rudes e famosos”.
(Gn 6:4)


1 – Introdução


Há várias teorias a cerca da origem dos "homens poderosos" que apareceram na terra antes do dilúvio (Gn 6:1-4), e dentre elas destaca-se o posicionamento de que os ‘filhos de Deus’ (anjos caídos - demônios), coabitaram com as ‘filhas dos homens’ (mulheres) dando origem aos Nefilins, os valentes da Antiguidade.
Dizem que a Bíblia é um livro escrito com metáforas e tudo o que nela está escrito não tem um sentido literal, mas precisa de uma interpretação. Um dos apócrifos mais polêmicos que existe é o "Livro de Enoch", um texto escrito por volta de 200 a.C. em aramaico, e descoberto no mar Morto, que faz referência aos 200 anjos caídos que extravasaram seus desejos cometendo pecados sexuais com seres humanos.


I Enoch 15:6 - “Portanto, deves abandonar o sublime e santo céu, o qual permanece para sempre; deitastes com mulheres; vos corrompestes com as filhas dos homens; tomaste-as para ti esposas; agistes igual aos filhos da terra, e gerastes uma ímpia descendência”.


I Enoch 6:10-11 - "Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes eram os prefeitos dos duzentos anjos, e os restantes estavam todos com eles".


Enoch 7:1-2 - "Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos, e a divisão de raízes e árvores. E as mulhrres conceberam e geraram gigantes”.


Os anjos são seres espirituais (Hb 1:14), não possuem um corpo físico. Apesar do poder que possuem e da possibilidade de assumir a forma humana, não podem transmutar os seus corpos celestiais em corpos orgânicos.
O próprio Senhor Jesus, apesar do poder que lhe é inerente, para alcançar um corpo semelhante a dos homens, precisou ser gerado da mesma matéria que nós para ser introduzido neste mundo.


2 - Por que os anjos caídos coabitariam com as filhas dos homens?


A bíblia não apresenta uma resposta, visto que a pergunta acima é descabida.
Seria possível um anjo ter desejo sexual e se relacionar com um ser humano?
Alguns conjecturam que sim por causa da perversidade daqueles que caíram, ou que os demônios estavam intentando atrapalhar a linhagem consangüínea de Cristo.
Tal posicionamento deriva de uma má interpretação de Gênesis 6:2-3 influenciado por escritos apócrifos e algumas lendas judaicas que existem, porém para nós o que importa é o que a Bíblia diz.
– “Então, quando a humanidade começou a se multiplicar sobre a face da terra e nasceram muitas mulheres, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram atraentes, e escolheram, para si, aquelas que lhes agradaram os olhos. Então, declarou o Senhor: Por causa da malignidade do seu humano mortal, o Espírito que lhe dei não permanecerá nele para sempre; portanto, ele não viverá além dos cento e vinte anos.” (KJA)


3 - E o que a bíblia diz?


A bíblia nos apresenta um norte a seguir em busca de uma resposta segura.
Os saduceus não acreditavam na ressurreição dos mortos, nem na existência dos anjos, nem na existência do espírito, apenas no corpo e na alma (At 23:8). Querendo surpreender Jesus em alguma contradição envolvendo a lei Mosaica, perguntaram: “Mestre, Moisés ensinou assim: “Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu.” Acontece que havia entre nós sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. Assim, ele deixou a viúva para o segundo irmão. A mesma coisa aconteceu com este, e também com o terceiro, e, finalmente, com todos os sete. Depois de todos eles, a mulher também morreu”. ( Mt 22:24-27).
Daí propuseram a seguinte pergunta: “Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?” ( Mt 22:28 ).
Depois de Jesus repreendê-los (Mt 22:29), respondeu: “Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento...” ( Lc 20:34-38 ). Deixando evidente que ter relações sexuais e ter filhos é algo próprio ao mundo dos homens, e não ao ‘mundo’ dos seres espirituais, dos anjos, caídos ou não.
O casamento é apresentado em conexão à capacidade de procriação, que é próprio aos homens, pois para este fim foram abençoados “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra...” (Gn 1:28).
Porém, com relação ao mundo vindouro, Jesus é claro:” — Nesta vida os homens e as mulheres casam. Mas as pessoas que merecem alcançar a ressurreição e a vida futura não vão casar lá”., ( Lc 20:34-35 ). O Casamento e a procriação é um atributo deste mundo. A capacidade de procriação do homem tem relação direta com a morte. Quando o homem deixar de ser sujeito a morte não mais haverá necessidade de casamento e nem de ter filhos, tal qual os anjos, os quais não são sujeitos à morte. Por isso, Jesus, ao ser introduzido neste mundo, precisou ser feito menor que os anjos a fim de que pudesse morrer – “Mas nós vemos Jesus fazendo isso. Por um pouco de tempo ele foi colocado em posição inferior à dos anjos, para que, pela graça de Deus, ele morresse por todas as pessoas. Agora nós o vemos coroado de glória e de honra por causa da morte que ele sofreu”. ( Hb 2:9 ) – assim como nós (Sl 8:4-5; Rm 3:23)
Como o dom que Deus dá a um ser não pode ser anulado (Rm 11:29 NVI), a capacidade que possuíam os anjos antes da queda não lhes foi tirada (vida eterna), e eles, por si só, jamais adquiriram a capacidade de procriação. Procriar é capacidade humana, o que é impossível aos anjos apesar do poder que possuem.
Os anjos foram chamados a existência por ordem divina (Sl 148:2 e 5), e todos foram criados ao mesmo tempo. Diferente dos homens, os anjos não foram criados macho e fêmea, condição essencial para a procriação (Gn 1:27).
Fica claro que a união conjugal foi instituída por Deus em decorrência da necessidade de o homem procriar, o que é imprescindível para a manutenção da espécie.




4 – Então quem eram as Filhas dos Homens?


A bíblia diz que após Caim matar Abel, o mesmo disse a Deus: “da Tua face me esconderei “(Gn 4:14). Em seguida Caim se casa e vai morar na terra de Node (Gn 4:16-17). Caim e sua mulher tiveram filhos e edificaram uma cidade inteira cujo nome foi Enoque dando inicio a uma geração inteira.
Como seria a geração de um homem sem temor a Deus, como Caim? (1 Jo 3:12).
Na genealogia de Caim encontramos o primeiro homem a rejeitar o princípio divino do casamento monogâmico, ordenado por Deus – Lameque, que mais tarde também se tornou um assassino matando dois homens (Gn 4:19, 23), e deixou como ordenança a morte de 77 pessoas da família daquele que o matasse.
A Descendência de Caim era um povo totalmente desviado da presença do Senhor. Eles eram os filhos dos homens que possuíam filhas.
Em seguida surge outra geração, os descendentes de Sete, que nascera após a morte de Abel. Adão e Eva deram o nome de Sete, pois significava: colocar, definido, nomeado. Certamente viam nele o substituto do seu primogênito. A partir de Sete começa uma nova e abençoada geração.
O primeiro filho de Sete foi Enos; este começou a invocar o nome do Senhor (Gn 4:26), mais adiante aparece Enoque, homem temente a Deus, que andou com o Senhor até que Este o levasse (Gn 5:23-24). Até que surge Noé, desta mesma geração, um homem temente a Deus, que alcançou graça aos olhos do Senhor e foi salvo no meio de uma geração corrompida (Gn 6:8-9). Estes eram os filhos de Deus.




5 - Conclusão


Hebreus 1:5 está escrito: “Pois Deus nunca disse a nenhum dos seus anjos: “Você é o meu Filho; hoje eu me tornei o seu Pai.” E também não disse a respeito de nenhum anjo: “Eu serei o Pai dele, e ele será o meu Filho.”
Infelizmente a interpretação de textos isolados forma muitas heresias, o que prejudica a verdade do Evangelho ser pregada de forma simples.
Em nenhum lugar da bíblia acharemos Deus dizendo que anjos são Seus filhos, a não ser em versões manipuladas por pessoas que seguem tal teoria.
Como no texto de Judas 6 e 7 – “Lembrem dos anjos que não ficaram dentro dos limites da sua própria autoridade, mas abandonaram o lugar onde moravam. Eles estão amarrados com correntes eternas, lá embaixo na escuridão, onde Deus os está guardando para aquele grande dia em que serão condenados. Lembrem dos moradores de Sodoma, de Gomorra e das cidades vizinhas, que agiram como aqueles anjos e cometeram imoralidades e pecados sexuais. Eles sofreram o castigo do fogo eterno, o que é um aviso claro para todos”.
Neste texto, a bíblia afirma que os anjos não guardaram seu principado (território governado por um príncipe) dizendo que, de modo semelhante a eles, Sodoma, Gomorra, e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais.
O texto citado, afirma que os anjos não guardaram seu principado, seu estado natural ou original. O que isso quer dizer? Qual seria o estado original de um anjo? Servir a Deus, ser santo. Qual deveria ser o estado original dos homens de Sodoma e Gomorra? Estes homens deveriam coabitar com mulheres, e não com homens, não deveria existir o homossexualismo.
O que é incomum entre homens corruptos e anjos caídos neste texto é sua postura errada, e nada mais.
Crer que os anjos coabitaram com mulheres e deste relacionamento geraram filhos, é admitir que os demônios tenham um poder maior que a Soberania de Deus (1 Sm 2:6; Jo 1:1,4; Cl 1:16-17) e também é uma forma perigosa de especular o provável relacionamento de Deus com Maria na concepção de Jesus (Mt 1:18; Lc 1:31)
“Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles”. (Jo 1:11-13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog