sábado, 7 de julho de 2018

O Jugo de Cristo


“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.”. (Mateus 11:28-30 - NTLH)

1 - Introdução

Jugo éuma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que ande no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça.
Mas também era uma espécie de forca, por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos nas batalhas.
No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição.
E no original da palavra em hebraico (tsé·medh) ou no grego (zy·gós, zeú·gos), significa juntar, unir, amarrar, parelhar.
Outro termo hebraico (moh·táh, pau de jugo) é associado com jugos (Lv 26:13; Is 58:6, 9;  Ez 30:18; 34:27), e em 1 Crônicas 15:15 refere-se aos varais usados para carregar a Arca, ou como barra carregada nos ombros das pessoas com fardos suspensos em ambas as pontas (Is 9:4;  Je 27:2; 28:10,12 e13)







2 - Contexto Histórico

Esta fala de Jesus a respeito do jugo era uma fala muito comum e conhecida naquele tempo no contexto das escolas rabínicas de sua época, onde cada rabino tinha seu próprio jugo.
Eles viviam de discutir, interpretar e de oferecer recomendações práticas de como guardar a lei.
A este conjunto de regras dava-se o nome de jugo, onde cada rabino tinha o seu.
E funcionava da seguinte maneira:

Sobre a guarda do sábado, a lei de Moisés dizia:
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou”. (Êx 20:8-11)
Os rabinos interpretavam esta lei da seguinte maneira:

1 - Caminhar mais de 5 km no sábado era considerado trabalho
2 – Outro, dizia não, trabalhar no sábado é caminhar mais do que 8 km.
3 – E o terceiro dizia: Não, 8 km sem peso se forem com peso só podem caminhar 5 km.

Da mesma forma acontecia em assuntos coditianos:

Se a sua casa pegar fogo no sábado, você poderia retirar as coisas pra livrar do incêndio ou você teria que deixar tudo lá?
E um dizia: Você só pode tirar da sua casa aquilo que você puder carregar no seu corpo, tipo vestir 4, 5túnicas. Mas não pode carregar nada com as mãos. Porque vestir não é trabalho, mas carregar com as mãos é.

Então, as discussões eram as mais inusitadas e os rabinos iam aos extremos do detalhamento para a observação da lei.

Como foi mencionado por Jesus em Mateus 12:11 sobre livrar um animal do abismo no dia de sábado.

Uma das questões mais interessantes que estão presentes e relatas no NT é, por exemplo, a questão do divórcio.
Em Mateus 19:3-9 - Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe:


"É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "

Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu ninguém o separe". Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma carta de divórcio à mulher e mandá-la embora? " Jesus respondeu: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".

Mas o que eles queriam saber era se Jesus era favor do divórcio por qualquer motivo ou não.
Por trás dessa pergunta pra Jesus estava um debate em sua época entre duas grandes escolas rabínicas: a do rabino Hillel, um rabino liberal que dizia:.
Se sua mulher não fizer a comida que lhe agrade, você pode se divorciar dela.
E a do rabino Shamai, que dizia, não, o divórcio só é permitido em caso de pornéia. Apenas na violação da unidade de uma só carne (quer dizer, do adultério)
Aí Jesus quis dizer que concordava com Shamai, pois Hillel era muito liberal.
Em outras palavras eles queriam saber de qual jugo, de qual rabino, Jesus pertencia.
Então isso de ter um jugo era algo muito comum entre os judeus, pois significava que a pessoa estava debaixo de uma recomendação da Torá, de uma interpretação da lei de Moisés, de uma autoridade.

Então Hillel tinha seu jugo e seus seguidores, Shamai tinha seu jugo e seus seguidores, e agora Jesus vem e diz assim: “Tomem sobre vocês o meu jugo”.
Ele estava dizendo que os rabinos tinham as suas interpretações da lei, mas que ele  também tinha a Sua interpretação da lei.
Jesus não estava dizendo que os fariseus ensinavam errado, pelo contrário, havia muitos ali fiéis a Torá, mas que também havia ensinamentos errados.

Em Mateus 23:2-4 diz: "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los”.

3 - Jesus não foi Reconhecido como um Rabino Oficial.

Em Israel, as crianças iam para as escolas aos 6 anos de idade.  Aos 10 anos já conheciam de cor a Torá (Gênesis, êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio).
Alguns, depois de 10 anos, iam pra casa aprender uma função com o pai, outros, eram escolhidos para continuar os estudos até os 14 anos, quando aprendiam os livros históricos, poéticos e proféticos, tornando-se um talmidim (discípulos de um rabino) e aprendendo um pouco da tradição oral de Israel.

Por isso, quando Jesus estava no templo debatendo com os rabinos com apenas 12 anos, não era uma cena impressionante em Israel, pois fazia parte do costume judaico que perdura até hoje, chamado de bar-mitzvah.
O impressionante foi que Jesus os deixou em uma situação delicada, pois lhes fazia perguntas das quais ele também respondia deixando-os maravilhados (Lc 2:41-47)

Mas o estranho, era que Jesus não foi convidado a continuar na escola.
Lemos em Lucas que ele só estava no templo porque havia subido a Jerusalém com seus pais para comemorar a páscoa.  E na sua fase adulta era conhecido como filho carpinteiro.

Então Jesus não era um rabino oficial, ele não tinha esse título conquistado pela escola rabínica, mas muitas pessoas o chamavam assim: (Mc 4:38; 5:35; 9:5; 9:17; 10:17; 10:35; 12:14; 12:32; Lc 7:40; 9:38; Jo 1:38; 3:2; 9:2;  13:13)

Um outro exemplo de rabino e seus talmidins que vemos no Novo testamento está na história de  Paulo e de como foi instruído por Gamaliel, um rabino que era neto de Hillel, e que dava aulas na escola rabínica de seu avô.
A perseguição de Paulo aos cristãos era devido ao zelo com as escrituras e em querer fazer o certo, achando que mais uma seita herética havia surgido em Israel.
Por isso, Gamaliel se levantou para defender os apóstolos, dizendo: Deixem que eles preguem não os matem, pois se de fato falam de Deus, não poderemos matá-los e trazer sobre nós juízo, mas se for mais uma seita que surgiu, por si só acabará como tantas outras acabaram (At 5:33-34 e 38-39)

Para se tornar um rabino eram usados critérios selecionados, e para ter discípulos também.
Quando surgia alguém oferecendo uma interpretação diferente da lei de Moisés,os rabinos se reuniam, faziam questionamentos, e decidiam se essa pessoa podia ser rabino ou não, se ele poderia ter seu jugo ou não. Para isso, também existia o Sinédrio (assembleia judia de anciãos da classe dominante à qual diversas funções políticas, religiosas, legislativas, jurisdicionais e educacionais foram atribuídas).

Quando um rabino recebia essa autoridade, que lhe era conferida por no mínimo três outros rabinos, se dizia que um novo rabino, que agora tinha seu próprio jugo, havia recebido  as chaves do reino, e autoridade pra ligar e desligar, proibir e permitir,

Em Mateus 16:19, Jesus diz a Pedro, depois que este afirma que Cristo era o filho de Deus...

“Eu darei a ti as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra haverá sido ligado nos céus, e o que desligares na terra, haverá sido desligado nos céus”.

Aqui Jesus está dizendo que Pedro continuaria pregando a Sua mensagem, repassando o Seu jugo aos outros e formando outros discípulos, depois que Ele partisse. Que Pedro havia sido aprovado.
Aqui Jesus não lhe passa a autoridade rabínica, mas a autoridade apostólica.


4 - Então, o que acontecia no tempo de Jesus?

Vamos supor que existissem três rabinos: Hillel, Shamai e Isaque, e eu estivesse caminhando num sábado com uma sacola.
Então uma pessoa dissesse:
Ei, você está quebrando a lei do sábado.
E eu respondesse: Não estou não, porque o meu rabino Isaque disse que eu posso caminhar até 3 km com peso.

Então ele pergunta: Quem é esse rabino Isaque aí?
E ele iria se certificar quem era esse rabino e se ele de fato tinha autorização para ter seu jugo e formar discípulos.

Jesus foi chamado de Rabi pelo povo, Nicodemos, um farizeu o chamou de rabi.
Por isso, os farizeus rodeavam Jesus e o interrogavam a toda hora tentando achar falhas Nele perante a lei.
E também por isso o povo o seguia, pois achava que Jesus era um rabino mais liberal.
Pois Jesus conversava com prostitutas (Lc 7:36-50), tocava em leprosos (Mc 1:40-45), freqüentava casa de publicanos (Mc 2:15), abençoava estrangeiros (Mc 7:24-30), curava cegos de nascença (Jo 9:1-10:21), permitia que os discípulos comessem sem lavar as mãos (Mt 15:2-11)...

Até que eles começam perceber algumas diferenças na pregação de Jesus;


“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. “Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”. (Mt 5:21-28)



E eles começam a ver que as interpretações de Jesus não eram tão suaves como pensavam, e começam deixá-lo (Jo 6)
É quando Pedro diz: “Mestre, dura é sua palavra...”

Trocar o jugo com Jesus implicava em deixar ensinamentos e conceitos do tempo e passar a seguir os mandamentos de Deus segundo a interpretação de cristo, à maneira que Ele vivia. E isso não era tão fácil.
A forma com que os fariseus eram exortados por Jesus mostrava o quanto suas interpretações da lei eram falhas e o quanto seus ensinamentos se equivocavam com suas atitudes.
Jesus queria mais de seus discípulos.
Jesus queria que eles vivessem a plenitude daquele evangelho (boas novas de salvação).
Jesus queria direcionar o povo de forma que não mais fossem conduzidos por pesados fardos de engano, mas agora pelo fardo suave da verdade que os levassem a uma vida reta e justa. Mas esse jugo lhes causou comichões nos ouvidos (2Tm 4:3)



5 - Conclusão

Hoje nós temos encontrado muitas interpretações das escrituras.
Versículos isolados que tem trazido heresias para o meio da igreja, trazendo conceitos mundanos e transformando a Palavra de Deus em um livro de múltiplas interpretações.
Precisamos continuar seguindo o nosso mestre Jesus Cristo.
Lendo as instruções deixadas por Ele nas escrituras e rebatendo toda hipocrisia gospel que tem surgido.
Precisamos parar de procurar mestres, pois já possuímos um e já temos sobre nós o Seu jugo que é a nossa referência de direção, autoridade, a ferramenta que nos deixa no caminho certo.
Não tire o jugo e nem se deixe acreditar nas teorias que dizem que Cristo já levou o jugo embora.
Ele não levou o jugo, Ele mandou tomar o Dele e carregar, pois é suave, e o fardo, que seria a bagagem, também é leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog