quinta-feira, 5 de abril de 2018

Lição 16: Malaquias - Profetas Menores


Autor: Malaquias 1:1 aponta para Malaquias.
Data: 397 a 331 a.C (Bíblia em Ordem Cronológica)
Local: Jerusalém
Contemporâneos: Ele era contemporâneo de Neemias (comparar Ml 2:8 com Ne 13:29 e Ml 2:10-16 com Ne 13:23) e de Esdras (comparar Ml 2:11 com Ed 9:1 e 2), no entanto a data então poderia estar um tanto errada, visto que Esdras e Neemias pertenceram ao século V a IV a.C.
Alvo: Sacerdotes
Conteúdo: 4 capítulos e 55 versículos

"Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?" (Ml 3:6-7)


1 – Introdução

No livro do profeta Malaquias um dos temas mais abordados é a honra a Deus. O Senhor apresenta uma queixa grave contra os sacerdotes por causa de seus serviços mal prestados à Casa de Deus.
O motivo é que os sacerdotes colocavam diante do altar oferta fraudulenta: animais doentes, com defeito e magros. Ou seja, a falta de excelência na oferta fica muito claro.
Além disso, o comportamento dos sacerdotes não era carregado de santidade. Eles cometiam adultério e profanavam o altar do Senhor com suas vidas manchadas pelo pecado.
A atitude deles deixou o Senhor bastante irritado. Em consequência disso, Ele envia Malaquias para anunciar um juízo sobre eles.


2 – Quem Foi Malaquias

O nome do livro vem do hebraico mal’aki, que quer dizer “meu mensageiro”, que aparece em 3:1 usada para descrever a atribuição do profeta.
Targum aramaico¹ sugere que Malaquias é na verdade um pseudônimo para Esdras, enquanto outras tradições conjecturam que esse nome não precisa ser, necessariamente, um pseudônimo para Esdras, mas pode ter servido para qualquer judeu anônimo que viveu naquele período após o cativeiro babilônico.
No entantoapesar de não sabermos muita coisa sobre quem foi Malaquias, as teorias que tentam supor que seu nome não é um nome pessoal, são enfraquecidas pelo fato de que em todos os outros livros proféticos um nome próprio sempre é mencionado.
A fim de tentar trazer pelo menos alguma informação sobre a biografia de Malaquias, algumas tradições rabínicas antigas sugerem que Malaquias provavelmente fosse da tribo de Zebulom, enquanto outros, considerando o zelo com o culto a Deus que o profeta demonstra em seu livro, sugerem que talvez ele tenha sido um levita.
Sabe-se muito pouco a respeito desse profeta, pois o livro omite detalhes de sua vida e genealogia tal como Obadias. A tradição judaica coloca Malaquias como membro da Grande Sinagoga assim como Ageu e Zacarias. Este conselho foi o responsável por reimplantar e reorganizar a vida social, cultural e religiosa de Israel no pós-exílio, todavia, como nenhum livro profético do Antigo Testamento chegou até você anônimo, por estas razões sustentam que Malaquias era o seu verdadeiro nome, sendo ele o último profeta de Israel.


3 – Contexto do Livro

Os judeus haviam retornado do exílio da Babilônia, impulsionados por grandes esperanças. Instigados por Ageu e Zacarias, haviam reconstruído o Templo original, mas com o passar dos anos o primeiro entusiasmo do retorno havia passado, dando lugar á desilusão.
A vida estava difícil. Estavam cercados por inimigos. Sofriam por causa da seca e das más colheitas. Diante desse quadro começaram a duvidar do amor de Deus. Então Malaquias lhes responde demonstrando que os seus questionamentos se baseavam na hipocrisia.
O profeta condena os pecados do povo e os convoca ao arrependimento. Caso obedecessem aos mandamentos do Senhor, o resultado seria as bênçãos de Deus.
Os judeus haviam voltado do exílio, cheios de sonhos, esperança e projetos. Entretanto, se deparam com uma terra hostil, em ruínas e inimigos externos e internos, que tudo lhes faziam para impedir que prosperassem.
Quando o Senhor lhes fala do Seu amor, eles replicam em tom de ironia: “É mesmo? Quando foi?” (Ed 4. 6,8; Ne 4. 6). A semelhança de Gideão eles perguntam: “Porque tudo isso nos sobreveio?” Eles importavam-se somente com os bens materiais, em detrimento do espiritual. Por isso o Senhor os exorta a levantar os olhos e a reconhecerem Seu cuidado e amor (Sl 73. 1-3,16-18; Hc 3. 17,18).


4 - Perversão do Sacerdócio Levítico

O sistema sacrifical concedia aos sacerdotes excelente oportunidade de ensinar o plano da salvação aos transgressores. No entanto, os rituais celebrados pelos sacerdotes no santuário foram pervertidos. 
O sacrifício de animais tornou-se uma fonte de renda para eles. Alguns dos sacerdotes corruptos viram perfeitamente que quanto mais o povo pecasse e quanto mais trouxesse ofertas pelo pecado e ofensas, tanto maior porção lhes caberia, chegando ao ponto de animar o povo a pecar.
Está escrito acerca dos sacerdotes corruptos: “Alimentam-se do pecado do Meu povo, e da maldade dele têm desejo ardente.” Oséias 4:8. Afirma este texto que os sacerdotes, ao invés de admoestar o povo e insistir em que deixasse o pecado, tinham “desejo ardente” de sua maldade, e almejavam que pecasse outra vez e voltasse com outra oferta pelo pecado.  
Vemos que tal prática era comum e antiga entre os sacerdotes (Oseias viveu em 780-725 a.C).
Muitos dos sacerdotes possuíam um amargo ressentimento contra os profetas. Eles odiavam os homens que eram enviados para repreendê-los. 
Muitas das perseguições movidas contra os profetas no Antigo Testamento foram chefiadas ou instigadas pelos sacerdotes. Por isso, os profetas foram por eles perseguidos, torturados e mortos. 
Os oponentes de Cristo eram sempre os sacerdotes, os escribas e os fariseus. Quando o Senhor Jesus foi apresentado perante Pilatos, foram os sacerdotes que O acusaram (Mc 15:3). 
Não se deve pensar, todavia, que todos os sacerdotes eram ímpios. Muitos homens fiéis podiam ser contados entre eles. 
De uma maneira solene os sacerdotes impenitentes foram advertidos sobre o dia do julgamento por vir e para eles foi endereçado o seguinte convite de Deus: “Tornai vós para Mim e Eu tornarei para vós.” (Ml 3:7). Ao rejeitarem este afetuoso convite de Deus, eles selaram o seu destino. 
Mais tarde, nas proximidades do fim do ministério terrestre de Cristo, os principais sacerdotes ouviram do Mestre a parábola da vinha (Mt 21:33-46). Havendo retratado ante os sacerdotes o seu ato final de impiedade, Cristo dirige-lhes a pergunta: “Quando, pois, vier o Senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?” Os sacerdotes haviam acompanhado a narrativa de Jesus com profundo interesse. Sem considerar a relação que havia do assunto para com eles mesmos, a resposta deles foi a seguinte: “Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos.” Inadvertidamente haviam eles pronunciado sua própria condenação. Com a morte de Cristo o sacerdócio levítico foi extinto e no ano 70 d.C. o Templo de Jerusalém foi destruído pelos romanos. 
Desde então Deus desejou atuar em cada indivíduo, transformando-o em um templo Seu, no qual pudesse ser exercido um sacerdócio santo e aceitável:

“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co 6:19)

“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (I Pd 2:5).

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Pd, 2:9).


5 - Malaquias Aponta Diretamente para Cristo

No sentido de que por mais que o povo estivesse desanimado, Deus enviaria o Messias para purificar seu povo.
O profeta falou sobre a obra de um mensageiro que seria precedido pelo profeta Elias (Ml 3:1,2; 4:5), e o Novo Testamento revela que Jesus é esse mensageiro, bem como João Batista foi aquele que o precedeu, desempenhando seu ministério no “espírito e poder de Elias” (Mt 11:14; 17:10-12; Lc 1:17).
Malaquias também profetizou que o culto a Deus se espalharia por todas as nações (Ml 1:11), uma profecia que começou a ser cumprida no ministério de Jesus e de seus apóstolos, onde a salvação foi anunciada às nações gentílicas de uma forma sem precedentes através da pregação do Evangelho (At 10:9-48; Ef 2:11-13).
Tiago, em sua epístola, fez referência sobre o chamado ao arrependimento do profeta Malaquias que dizia: “tornai-vos mim, e eu me tornarei a vós”; e o aplicou em sua exportação sobre a conduta dos cristãos ao escrever: “chegai-vos a Deus, e Ele se achegará a vós” (Tg 4:8; cf. Ml 3:7).
Assim, o grande objetivo da mensagem do profeta Malaquias foi convocar o povo ao arrependimento, falando sobre a importância de uma fé renovada no cumprimento da promessa sobre a vinda do Messias que julgaria ímpios e justos.


6 - Conclusão

Depois que o profeta Malaquias deixou esta esfera mortal por volta de 331 a.C, nenhuma voz profética genuína foi ouvida novamente durante quase 400 anos. Conhecemos esse período como o Período Intertestamental — o intervalo entre as dispensações do Antigo e do Novo Testamento. Sem um profeta, o povo naquela terra começou a se dividir em partidos e grupos, cada um exigindo o direito de interpretar as escrituras e de liderar o povo. O verdadeiro conhecimento de YHWH diminuiu entre esses grupos. Seguiu-se uma longa noite de confusão, que terminou quando Deus enviou um novo profeta, João Batista, para iniciar uma nova dispensação.

Glossário: 1 - Targum (do Hebraico תרגום , no plural targumim) é o nome dado às traduções, paráfrases e comentários em aramaico da Bíblia hebraica (Tanakh) escritas e compiladas em Israel e Babilônia, da época do Segundo Templo até o início da Idade Média, utilizadas para facilitar o entendimento aos judeus que não falavam o hebraico como língua mãe, e sim o aramaico. Os dois targumim mais conhecidos são o Targum Onkelos sobre a Torá e o Targum Jonatã ben Uziel sobre os Nevi'im(profetas)



Dinâmica: Dividir em 2 equipes e mediante as perguntas, preencher a lacuna. Ganha quem mais responder.


   M
   E
N
S
A
G
E
I
R

O

     1             2                 3                4               5              6                7               8               9               10


1 – Autor do livro: de Malaquias – 1ª letra – MALAQUIAS

2 – Nome de um contemporâneo de Malaquias – 1ª letra – ESDRAS

3 – Resultado da obediência aos mandamentos do Senhor – 3ª letra – BÊNÇÃO

4 – Alvo do livro de Malaquias – 1ª letra – SACERDOTES

5 – Ato cometido pelos sacerdotes que profanavam o altar do Senhor com suas vidas manchadas pelo pecado – 1 ª letra – ADULTÉRIO

6 – Um dos profetas anterior a Malaquias – 2ª letra – AGEU

7 – Nome dado a pessoa portadora da mensagem de Deus ao povo – 5ª letra - PROFETA

8 – Tribo separada para o sacerdócio – última letra – LEVI

9 – Local que foi escrito o livro de Malaquias – 3ª letra – JERUSALÉM

10 – Nome da tribo de malaquias, segundo historiadores – penúltima letra – ZEBULOM

Formam o significado do nome Malaquias: MENSAGEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog