sábado, 24 de fevereiro de 2018

Lição 15: Neemias - Livro Histórico


Autor: Neemias
Data: 445- 432 a.C
Local: Susã e Jerusalém
Contemporâneos: Esdras, Ageu e Zacarias
Palavra-Chave: Restauração
Conteúdo: 13 capítulos e 406 versículos

“Eles me contaram que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para a província de Judá estavam passando por grandes dificuldades. Contaram também que os estrangeiros que moravam ali por perto os desprezavam. Disseram, finalmente, que as muralhas de Jerusalém ainda estavam caídas e que os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados”. (Ne 1:3)

1 – Introdução

O livro de Neemias é uma das mais impressionantes histórias bíblicas da determinação de um homem em cumprir uma tarefa importante. É o último livro histórico do Antigo Testamento e descreve o trabalho de Neemias em motivar o povo em Jerusalém a reconstruir as muralhas que protegiam a cidade contra invasões de inimigos. O livro mostra, também, a preocupação de Neemias em proteger o povo contra outra ameaça ainda maior, pois agiu para eliminar do meio dos judeus as más influências que os corrompiam.


2 – O Chamado de Neemias

Catorze anos depois da expedição de Esdras a Jerusalém (444 a. C), Neemias recebe urgentes e preocupantes notícias de Jerusalém. Apesar do templo já está funcionando conforme as leis levíticas, a cidade encontrava-se ainda abandonada (Ed 6:14-16; Ne 1:1,2). Ele então sente o chamado de Deus para deixar o conforto do palácio e viajar para Israel, a fim de reconstruir os muros da cidade que se achavam fendidos e as suas portas, queimadas a fogo (Ne 1:3).
Ao chegar em Jerusalém, após três meses de jornada, ele viu o templo pronto, mas encontrou um grupo de pessoas desorganizadas, e uma cidade indefesa, sem muros para protegê-la.
Antes do exílio, Israel possuía seu próprio idioma, rei, exército e identidade. Mas no momento, a maior carência dos judeus era de liderança.
Ao tomar conhecimento da situação de seu povo, em Jerusalém, Neemias sentiu-se incomodado e pôs-se a orar ao Senhor (Ne 1:5-10). Ele fez o que o Senhor ordenou em 2 Crônicas 7:14. Neemias orou durante quatro meses antes de se dirigir ao rei (1:1 e 2:1). A oração é a chave que nos abre as portas do céu. Neemias não confiava em sua capacidade ou habilidade diplomática. Sua confiança estava no todo poderoso que ouve e responde as nossas orações.
“E disse: Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas o conserto e a benignidade para com aqueles mandamentos” (Ne 1:5).
Ao chegar em Jerusalém ele procurou agir com cuidado e prudência, não revelando a ninguém o propósito que Deus lhe havia posto no coração.
Como não queria chamar a atenção dos inimigos, observou durante vários dias o estado em que se encontravam os muros e as portas da cidade sempre à noite. A ninguém contou a respeito dos seus planos; no momento oportuno foi revelado o que Deus havia posto no seu coração.

3 – Os Opositores

Sambalate e Tobias não queriam o bem dos filhos de Israel (Ne 2:10). Sambalate era o governador de Samaria, Tobias era provavelmente o governador da Transjordânia sob o governo dos persas. Porque estes oficiais do governo estavam tão preocupados com a chegada de Neemias e seu pequeno grupo de exilado?
  • Quando Zorobabel retornou pela primeira vez com seu grupo, recusou-se em aceitar ajuda dos samaritanos. Isso produziu maus relacionamentos.
  • Neemias não era um exilado qualquer ele era copeiro e conselheiro do rei, ele chegou a Jerusalém com a aprovação do rei para construir e fortalecer a cidade.
A reconstrução de Jerusalém era uma ameaça a autoridade dos oficiais samaritanos porque eles estavam no controle da terra desde o exílio de Judá. Este era o terceiro grupo a retornar do exilo.

1 – Zorobabel – 536 a.C com 42.360 cativos
2 – Esdras – 459 a.C com 2.000 cativos
3 – Neemias – 445 a.C o número de pessoas que foi com ele não é citado na bíblia.

Cada grupo que retornava a Jerusalém crescia o número de pessoas na cidade, e isso enfurecia a Sambalate e Tobias, eles não queriam que os exilados tomassem o controle da terra. Por isso tentavam paralisar a construção dos muros de Jerusalém.
Sambalate e Tobias rotularam a reconstrução dos muros como uma rebelião contra o rei, ameaçaram denunciar os construtores como traidores. Eles também ridicularizavam Neemias, dizendo que os muros jamais poderiam ser reconstruídos, porque os danos eram grandes.
Neemias não disse que já tinha a permissão do rei para construir em vez disso, disse apenas que tinha a aprovação de Deus, que era suficiente.
Neemias soube como motivar seus liderados, levando-os a se comprometerem de tal forma que o “coração do povo se inclinou a trabalhar” (Ne 4:6).
4 – O Contexto Histórico
Mais de 90 anos antes do início desta história, o rei da Pérsia havia autorizado que Zorobabel levasse quase 50.000 judeus de volta para Jerusalém. Zorobabel e os profetas Ageu e Zacarias motivaram o povo a edificar o templo em Jerusalém.
80 anos depois da volta de Zorobabel, Esdras conduziu um grupo bem menor que retornou a Jerusalém com dois objetivos: ajudar no acabamento do templo e ensinar o povo e ser fiel ao Senhor.
15 anos depois, Neemias estava trabalhando como copeiro do rei persa Artaxerxes I, quando recebeu a visita do seu irmão e mais alguns judeus, e eles falaram da situação precária da cidade de Jerusalém devido às condições péssimas das muralhas da cidade, destruídas 140 anos antes pelas forças babilônicas.
Neemias ficou angustiado com o relatório sobre Jerusalém e passou dias em jejum e oração antes de pedir ao rei a permissão para voltar e reedificar a cidade.
Com a autorização do rei, Neemias voltou e organizou o trabalho dos judeus para construir os muros.
Com a determinação de Neemias incentivando e supervisionando o trabalho, o que não haviam feito em mais de 90 anos foi feito em 52 dias (Ne 6:15)


A distância entre Susã (capital da Pérsia) de Jerusalém, era de 1.580 Km (mais ou menos 4 meses de viagem de acordo com (Ed 8:31 e Ed 7:8)


5 – Conclusão

Neemais deixou de lado uma posição de honra e conforto ao lado do rei , a fim de identificar-se com o seu povo em suas fraquezas, lutas e sofrimentos.
Cumpriu uma missão específica, lutando arduamente até atingir seu objetivo.
Segundo estudiosos o muro tinha 2 quilômetros de comprimento, 1 metro de largura e 6 metros de altura.
Não é fácil ser líder em tempos de crise, principalmente quando temos que enfrentar adversários com o espírito de Sambalate e Tobias
No entanto quando estamos no centro da Sua vontade, o Senhor permanece ao nosso lado.


Dinâmica da Caixa de Bombom


Após a lição, os participantes deverão sentar em circulo e no meio será colocada uma caixa de bombom aberta. O professor fará perguntas referentes à aula e aquele que souber, levantará a mão, e respondendo corretamente, escolher um bombom.
A quantidade de bombom para cada ganhador, pode ou não ser estipulada previamente, depende da maturidade da classe.

Perguntas

1 – Qual é a palavra chave de Neemias?
Restauração

2 – Quem eram os contemporâneos de Neemias?
Esdras, Ageu e Zacarias

3 – Quantos capítulos têm o livro de Neemias?
13 capitulos

4 – Em qual divisão da bíblia se encontra o livro de Neemias: histórico, profético ou sacerdotal?
Histórico

5 – Quantos anos depois da expedição de Esdras, Neemias recebe noticias de Jerusalém?
14 anos depois

6 – Qual era o tempo de viagem entre Susã e Jerusalém?
3 meses

7 – Quanto tempo Neemias orou antes de pedir ao rei para ir para Jerusalém?
4 meses

8 – Em que parte do dia Neemais observava Jerusalém?
Durante a noite

9 – Quais foram os opositores de Neemais?
Sambalate e Tobias

10 – Em quantos dias as muralhas de Jerusalém foram restauradas?
52 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog