terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Daniel - 3ª Parte

Mas eu estava chocado com a visão e não entendia” (Dn 8:27).

1 - Introdução

O profeta Daniel viveu mais de 500 anos antes do nascimento de Jesus. No entanto, Deus revelou a ele informações que tornariam possível determinar com precisão o tempo em que Jesus seria ungido, ou designado, como Messias, ou Cristo. Foi  dito a Daniel: “Você deve saber e entender o seguinte: depois de se emitir a ordem para restaurar e reconstruir Jerusalém, até a vinda do Messias, o Líder, haverá 7 semanas e também 62 semanas.” — Daniel 9:25.
Para determinar quando o Messias chegaria primeiro é preciso saber quando começaria o período que terminaria na sua chegada. De acordo com a profecia, esse período começaria “depois de se emitir a ordem para restaurar e reconstruir Jerusalém”. Quando se emitiu essa ordem? Segundo o escritor bíblico Neemias, a ordem para reconstruir as muralhas de Jerusalém foi emitida “no vigésimo ano do rei Artaxerxes”. (Neemias 2:1, 5-8 Os historiadores confirmam que 474 a.C foi o primeiro ano completo de Artaxerxes como governante. Por conseguinte, o 20.° ano de seu reinado foi 455 a.C. Assim, descobrimos quando começou o período mencionado na profecia messiânica de Daniel, isto é, em 455 a.C.
Daniel indica quanto tempo duraria o período que terminaria na chegada do “Messias, o Líder”. A profecia menciona “7 semanas e também 62 semanas” — um total de 69 semanas. Qual é a duração desse período? Várias traduções da Bíblia mencionam que não se trata de semanas de sete dias, mas semanas de anos. Ou seja, cada semana representa sete anos. Esse conceito de semanas de anos era comum entre os judeus dos tempos antigos. Por exemplo, eles observavam um ano sabático a cada sete anos. (Êxodo 23:10, 11) Portanto, as proféticas 69 semanas equivalem a 69 unidades de 7 anos cada uma, ou a um total de 483 anos.
Agora basta fazer um cálculo. Se contarmos um período de 483 anos a partir de 455 a.C, chegaremos ao ano 29 d.C. Foi exatamente nesse ano que Jesus foi batizado e se tornou o Messias (Lucas 3:1, 2, 21, 22) Não é isso um notável cumprimento de profecia bíblica?

2  – Por que Israel Continuou Sendo Punida?

Jeremias profetizou que Jerusalém seria destruída e que seu povo seria exilado na Babilônia por 70 anos por causa de seus pecados. Em 606 a.C essa profecia começou a se cumprir, culminando na destruição da cidade de Jerusalém no ano de 586 a.C
Dado os 70 anos, Daniel ora ao Senhor: “No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos” (Daniel 9:2), e ele clama a Deus por Sua misericórdia e pede que se findem os dias de cativeiro. Então o anjo Gabriel lhe aparece e diz: “— Daniel, o castigo do seu povo e da sua santa cidade vai durar setenta anos vezes sete, até que termine a revolta, e o pecado acabe. Então o seu povo vai conseguir o perdão dos seus pecados, e a justiça eterna de Deus será feita. A visão e a profecia serão cumpridas, e o santo Templo será inaugurado de novo” (Dn 9:24)
Aqui então se dá início a uma nova profecia sobre o povo judeu, conhecida como as “Setenta Semanas de Daniel”
Israel não se arrependeu de seu pecado ao final dos 70 anos de cativeiro em Babilônia. Alguns Judeus retornaram para a Terra Prometida, mas a maioria simplesmente se estabeleceu no Império Persa (Iran – Iraque). Então, quanto tempo até que Deus reunisse os Judeus e os restaurasse como a Nação de Israel? A solução para o mistério está em Levítico 26. “E, se ainda com estas coisas não me ouvirdes, então eu prosseguirei a castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados” (Lv 26.18). Em outras palavras, se Israel não se arrependesse, a punição prometida seria multiplicada por sete.
Houve um profeta de Deus chamado Ezequiel que, como Daniel, também foi capturado e levado para Babilônia. Ele ficou lá por cerca de 20 anos e, como Daniel, também conhecia as profecias de Jeremias de que o cativeiro em Babilônia duraria 70 anos. O Senhor apareceu a Ezequiel e lhe deu esta visão: “Pegue uma frigideira de ferro e ponha como se fosse um muro entre você e a cidade. Vire o rosto na direção da cidade. Ela está cercada, e é você quem a está cercando. Isso será um sinal para o povo de Israel. Deite-se do lado esquerdo, que eu vou colocar sobre você a culpa do povo de Israel. Você ficará deitado ali, carregando o pecado deles durante trezentos e noventa dias, porque eu o condenei a um dia para cada ano de castigo do povo. Quando você terminar isso, vire do lado direito e carregue o pecado de Judá durante quarenta dias, isto é, um dia para cada ano do castigo deles”. (Ez 4:3-6)
Então, vejamos: são 390 dias para a casa de Israel e 40 anos para a casa de Judá. São 430 anos, mas temos que subtrair os 70 anos que Israel serviu durante o cativeiro Babilônico. Assim, agora Israel devia a Deus 360 anos de punição, multiplicados por 7
360 anos x 7 = 2.520 anos bíblicos, cada um de 360 dias (ano bíblico). Mas quando os 2.520 anos de punição começaram? Da Bíblia e de outras fontes históricas, incluindo Flavio Josefo, o final do cativeiro Babilônico ocorreu na primavera de 536 a.C. Esta data será nosso ponto de partida.
2.520 anos bíblicos x 360 = 907.200 dias. Convertendo esse total para o nosso calendário de 365 dias, e dividindo em 907.200 dias chegamos a um total de 2.483 anos calendário (nesses cálculos temos que ter em mente que só houve um ano entre 1 a.C. e 1 d.C.). Portanto, o final do cativeiro mundial de Israel ocorreria após um total de 2.483 anos se passarem a partir da primavera de 536 a.C.
Vamos fazer as contas? 2.483 – 536 = 1947
Você se lembra o que aconteceu nesta data? Isso mesmo... Surge o nascimento do estado de Israel aprovada na ONU no dia 29/11/47.

3 – Daniel x Apocalipse

”E ele firmará um concerto com muitos por uma semana” (Dn 9:27). Eis aqui a semana, ou os sete anos que faltavam. Esta semana é dividida em dois períodos. Como os judeus quebraram a Aliança com o Salvador, Ele fez uma Aliança com Igreja. Assim o Deus parou de tratar com os judeus faltando esta semana, ou sete anos. Então, quando Cristo Arrebatar a sua igreja, ou melhor, quando não haver mais a igreja na terra, Deus volta a tratar com os judeus. Como só falta esta semana para eles, portanto, após a tirada a igreja da terra inicia esta semana, a Septuagésima Semana de Daniel, a qual se trata da Grade Tribulação.





Dinâmica
“A,B,C- Qual é a resposta?” – Dinâmica para verificar a aprendizagem na EBD

Dependendo da quantidade de alunos em sua classe, forme vários grupos com no máximo cinco alunos e dê a cada grupo um conjunto de três placas. Formule perguntas com os pontos principais da lição ministrada e para cada questão dê três alternativas, os grupos devem escolher qual delas é a correta: A, B ou C.

Perguntas:

1 – Quantos anos antes do nascimento de Jesus, Daniel viveu?
A – mais de 600
B – mais de 500
C – mais de 400

2 – Segundo Neemias, a ordem para reconstruir as muralhas de Jerusalém foi emitida pelo rei:
A – Dario
B – Ciro
C – Artaxerxes

3 – Em que ano do reinado de Artaxerxes, essa ordem foi dada?
A – no 1º ano
B – no 10º ano
C – no 20º ano

4 – Após a reconstrução e edificação de Jerusalém, foi marcado um tempo para a chegada do Messias. Quanto era esse tempo?
A – 62 semanas
B – 69 semanas
C – 7 semanas

5 – Sabendo que cada semana representava sete anos, então 69 semanas daria:
A – 483 anos
B - 474 anos
C – 455 anos

6 – Em que ano Jesus foi batizado?
A – 29 d.C
B – 30 d.C
C -  33 d.C

7 – Quem profetizou sobre a destruição e exílio de Jerusalém pelos babilônicos?
A – Daniel
B – Ezequiel
C – Jeremias

8 – Em que ano Israel tornou-se um estado reconhecido pela ONU?
A – 1947
B – 1957
C – 1967

9 – Faça as contas: Preste atenção, Daniel, e compreenda. Depois de ser dada a ordem para reconstruir Jerusalém, sete anos vezes sete vão passar até que chegue o líder escolhido por Deus. As novas ruas e muralhas de Jerusalém durarão sessenta e dois anos vezes sete, mas será um tempo de muito sofrimento”(Dn 9:25) – Isso daria:
A – 49 + 474 anos
B – 49 + 454 anos
C – 49 + 434 anos

10 – O ano bíblico tem quantos dias?
A – 360 dias
B – 350 dias
C – 340 dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog