domingo, 21 de janeiro de 2018

Daniel - Assuntos Complementares

“Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido”. (Dn 1:8)


1 – Alimentação Judaica – Levíticos 11

O judaísmo é regido por regras de moral e éticas bem amplas e definidas, transmitidas através da Torá, e que abrangem todas as áreas da vida.
Aquele que é observante das leis entre o indivíduo e Deus dedicam-se ao cuidado especial às regras, e uma delas é a alimentação judaica.
Tanto o Novo como o Antigo testamento falam com freqüência sobre a alimentação do povo de Israel. Jesus, em suas parábolas, refere-se várias vezes ao ato de comer e beber e também aos costumes à mesa.
Os judeus, dividem o alimento em 3 categorias:

1.    A carne e os alimentos que contém carne.
2.    O leite e os alimentos que contém leite
3.    E os alimentos que não contém nem leite e nem carne.

Os judeus podem comeras seguintes carnes: vacas, cabras, ovelhas, cervos, alces, búfalos e algumas aves. Porém, só podem ser consumidos após serem devidamente abatidos e inspecionados por um especialista, pois o animal não pode ter sofrido ao morrer (isto é, não pode ser morto através de caça e nem morto por outro animal).
Então eles possuem uma forma certa de morrer e ainda precisa ser aspergido todo o sangue. Depois ela é salgada, a fim de retirar qualquer sangue que tenha restado no animal, e após isso a carne é lavada. Também não se pode comer a gordura da carne, é proibido por lei. Por isso, retiram toda a gordura.
Quanto aos peixes, somente aqueles que possuem escamas e barbatana. Cação, frutos do mar, lula,... não podem ser comidos.
As aves puras são: galinha, pato, peru e pomba, e também precisam ser mortos da forma correta e não pode utilizar água quente para retirar as penas.
Carnes de animais, aves e leite, e seus derivados, não podem ser misturados. É preciso ter panelas, talheres, louças e utensílios e pias separadas.
Após ingerir carne ou derivados, pode-se ingerir-se laticínios seis horas depois.
E isso é apenas algumas das proibições, ainda vai muito além.
Entenderam porque Daniel propôs não se contaminar com as iguarias do rei?!

2  – A Estátua de “Nabucodonosor”

Você já deve ter ouvido muitas pessoas dizendo em suas pregações ou estudos, que Nabucodonosor mandou fazer uma estátua de ouro com a sua imagem, para que todos o venerassem como deus. Infelizmente, aprendemos de forma errônea a interpretação desta passagem:
“Ora, o senhor pôs como administradores da província da Babilônia alguns judeus. Esses judeus — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer” (Dn 3:12)
Se prestarmos atenção no texto e no contexto, em momento algum encontraremos na bíblia que ele tenha feito uma imagem sua.
Recorrendo ao “Midrash”, uma literatura rabínica que contém as primeiras interpretações e compilações exatas dos primeiros 10 séculos judeus, ele nos garante que a estátua representava uma divindade que Nabucodonosor queria implantar no meio dos judeus, e que sua figura muito se assemelhava a um sacerdote judeu. Com isso, Nabucodonosor esperava que se o povo judeu aceitasse a estátua, aceitaria com muita facilidade os deuses babilônicos.
Ele só não esperava que o próprio Deus de Israel se manifestasse ao povo como fez na fornalha, desfazendo toda motivação do seu coração e fazendo até mesmo que o rei se curvasse diante de sua Soberania. “O rei gritou: — Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este” (Dn 3: 28-29).
Não sabemos se foi a imagem da mesma estátua que ele viu em seu sonho profético... O que sabemos e com toda certeza, é que Deus usou aquele episódio para revelar Seus planos futuros aos impérios que surgiriam, e revelar a Nabucodonosor que o Deus de Israel, estava acima de qualquer reino, poder e tempo estabelecido nesta terra.


3 - A Simbologia dos Números

Não é preciso fazer grande pesquisa na Bíblia para se constatar que o número sete é realmente o número da perfeição. O número sete é perfeito e exclusivo, no universo. Nele temos a soma da Terra (4) com o número da Trindade Santa (3).
A Bíblia diz, em Gênesis 1, que Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Quando os judeus pediam sinais da existência do EU SOU, Deus lhes deu o sétimo dia para descanso, pois na civilização pagã daquela época o descanso era de dez em dez dias.
Não é superstição e nem astrologia, é cultura oriental.
Precisamos entender que a bíblia foi escrita por judeus, e estes judeus escreviam de acordo com aquilo que eles estavam habituados.
Dessa forma, temos:

·         O nº 1 na bíblia aponta para a unidade;
·         O nº 2 aponta para divisão;
·         O nº 3 é a soma da unidade mais a divisão da mesma, sendo a fórmula Trinitariana do Deus único na Trindade (Ex: A terra é vista de três ângulos: céu, terra e mar - O homem é constituído de três partes: corpo, alma e espírito - A família se constitui de três partes - pai, mãe e filho);
·         O nº 4 aponta para a terra ou seres terrestres;
·         O nº 5 aponta tanto para morte quanto para graça (O primeiro homem falecido de morte natural (e não assassinado como Caim) é citado no verso cinco do capítulo cinco de Gênesis. Esse homem foi o pai da raça humana, o qual, pela sua desobediência a Deus, trouxe a morte para todos os homens. Enquanto isso, o segundo Adão, Cristo, pela sua morte, trouxe a graça a todos os que nele crêem).
·         O nº 6 aponta para o homem, a divisão do tempo em relação ao homem e a estrutura pecaminosa do homem;
·         O nº 7 aponta para a perfeição, a verdade, a garantia de uma promessa cumprida...

Poderíamos continuar, mas vamos nos deter ao número sete.

·         Na música existem 7 notas musicais divididas em 7 escalas, 7 pausas e 7 valores.
  • 7 glândulas endócrinas nos seres humanos: Hipófise, Pâncreas, Paratireoides, Sexuais, Supra-renais, Timo e Tireóide.
  • 7 dias entre cada fase da lua.
  • 7 dias para a criação do mundo (6 + 1 de descanso)
  • Em 7 dias o mundo foi criado.
  • Na Apocalipse de São João, 7 estrelas, 7 cornos, 7 igrejas, 7 anjos, 7 coroas, 7 candelabros, 7 trovões, 7 taças.
  • O corpo humano muda de células cada sete anos.
  • Existem apenas sete cores. Dessas sete cores se originam os milhares de outras tonalidades.
    Se temos o vermelho, o amarelo, o azul, o laranja, o verde, o preto e o branco, podemos fabricar todas as demais.

Existe um propósito nisso que foge do nosso entendimento, e por isso, não podemos negar que a numerologia bíblia existe e tem um propósito, ainda que não conheçamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog