"Não interceda mais por este povo. Não chore nem faça orações por eles, e não suplique para que Eu os ajude, pois não o ouvirei". (NVT)
Jeremias era um sacerdote de Israel e morava em Jerusalém.
Ele era apenas um rapaz quando Deus o chamou para ser um profeta, mas suas profecias não agradavam o povo judeu, pois confrontava seus pecados e prometia muito juízo à Casa de Israel.
Em Jerusalém, existiam outros "profetas", mas estes, eram amigos do rei e profetizavam somente aquilo que ele gostava de ouvir.
Por isso, tanto o rei quanto o povo judeu, eram antipáticos a Jeremias e incrédulos às suas profecias, difamando-o de todas as formas e descredenciando-o do seu ministério profético diante de todo o Israel.
Porém, Jeremias continuava a propagar aquilo que Deus havia o entregado, e amargurado, continuava pedindo que o povo se arrependesse de seus pecados, idolatria e injustiças, pois caso contrário, Deus permitiria que um novo rei se assentasse sobre Israel, através de uma tomada de poder, que os faria sofrer fome, pestilências e guerra.
O povo não acreditou.
Jeremias então, sem saber o que fazer para reverter o juízo de Deus àquele povo, põe-se a orar pedindo que Ele tenha misericórdia e não aja daquela forma tão avassaladora.
Mas o tempo do perdão havia se esgotado.
Deus mandou que Jeremias parasse de orar, caso contrário, seria também punido, pois nada O faria mudar naquele momento, era necessário que o povo sofresse as consequências dos seus atos para acreditarem na Palavra de Deus.
Jerusalém foi sitiada por Nabucodonozor, e cerceada de alimento e água, tornou-se refém daquele que num só dia, incendiou a cidade, saqueou os bens, destruiu o Templo e exilou o povo, forçando-o a viver sob o seu domínio.
Se você conhece a história, sabe que as tragédias não afetaram a todos, somente àqueles que não deram ouvido a profecia e escolheram acreditar no rei ao invés do profeta.
Acordei hoje com esse texto, e acredito que seja Deus alertando quanto o que vai acontecer daqui pra frente.
Eu seguirei obedecendo a Deus e a Sua Palavra, não negociando meus princípios e mantendo minha fé Naquele que pode me guardar.
Quanto aqueles que se venderam, omitiram ou preferiram abster, sigo a orientação de Deus a Jeremias, pois quem sabe na desolação, a alma destes não seja regenerada?! (1 Co 5:5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.