Contexto do Livro
Era o final do reinado do Imperador Domiciniano, um dos maiores perseguidores dos cristãos.
A mensagem era de Deus, mas a linguagem usada
era humana. João era judeu, criado no judaísmo, e por isso, conhecia muito bem
os profetas Isaías, Ezequiel, Daniel e Habacuque, suas mensagens e a linguagem
usada por eles (v.2 e 3)
Este livro foi criptografado aos judeus para
que os romanos não o entendessem.
Somente quem conhecesse e entendesse as
escrituras da época ( leis e profetas) podiam interpretar aquela simbologia.
Observação: O Novo Testamento
só foi escrito depois do ano 45 d.C e encerrado o ano 100 d.C. Jesus morreu
entre o ano 29 a 31 a.C
Capitulo 1
Vs. 1 a 3 –
Faz a apresentação do livro de apocalipse, mostrando quem é o autor e o tema do
livro.
·Autor:
João, filho de Zebedeu, primo de JESUS.
·Idade:
Tinha 85 a 86 anos quando recebeu estas revelações da parte de Deus.
·Local:
Ilha de Patmos (atual Turquia Moderna) - exilado político. Esta ilha era
rochosa,
sem vida e sua extensão era de 16x10 Km no meio do Mar Egeu.
sem vida e sua extensão era de 16x10 Km no meio do Mar Egeu.
·Ano
do acontecimento: 95 d.C
·Tema
do Livro: Revelação da parte de Deus a Jesus Cristo
sobre as últimas coisas.
Vs. 4 a 8 –
É a saudação de João às sete igrejas da Ásia, as quais eram endereçadas aquelas
cartas, e mostrando que vinha da parte da Trindade Santa.
Vs. 9 –
João se apresenta como participante dos seus sofrimentos e perseverante na fé
em Cristo, motivos pelo qual aquelas igrejas também eram perseguidas pelo
Império Romano.
Vs 10 a 11 -
Fala sobre a sua experiência com Deus e conta o motivo pelo qual estava escrevendo
aquela carta. Também revela em qual dia da semana ele havia recebido aquela
revelação – no sábado.
Shabbat – significa, o dia que Deus reina, o
dia da Sua plenitude, o dia do Mover de Deus.
Vs. 12 a 20 –
Relata a visão que teve de João, que é a mesma que Daniel teve (Dn 10:5-6)
Nesta visão, João vê Cristo no meio de 7
castiçais – MENORAH (peça que ficava no santuário do templo, entre o átrio e o
Santo dos santos. Essa peça era composta por sete pontas unidas formando um único
candelabro, que deveria ficar aceso 24h por dia, e era função do sacerdote
cuidar que isso acontecesse.
Então, todos os dias o sacerdote limpava
aquela peça, via se o pavio estava funcionando e depois abastecia com óleo para
que o seu fogo nunca se pagasse.
Essa revelação de João mostra que o próprio
Cristo estava atuando como sacerdote no céu, cuidando daquelas igrejas. E por
serem judeus, eles conheciam as escrituras e enxergavam naquelas palavras o
cumprimento de (Lv 26:11-12)
Capitulo 2
Os capítulos 2 e 3, relatam o teor das cartas
ditadas por Cristo a João. Eram sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira,
Sárdis, Filadélfia e Laodicéia.
Éfeso – (vs. 1 a
7)
A maior e mais importante cidade da Província Romana, muito
conhecida pelo centro comercial que possuía com o maior porto marítimo daquela
região e também como centro religioso, com o templo de Diana, a “deusa da fertilidade”.
Os fundadores desta igreja foram Áquila e Priscila. (Ef 19)
Paulo a visitou e escreveu uma carta que ficou conhecida como
a carta aos Efésios.
João também viveu ali algum tempo. Na época que João escreve
esta carta, Timóteo provavelmente fosse o seu pastor.
A carta de Cristo dirigida à igreja de Éfeso representa a
mensagem que Ele tinha para o primeiro período da igreja cristã... a igreja
apostólica. O período relacionado à igreja de Éfeso vai do ano 31 d.C. ao ano
100 d.C. – (Morte
de Cristo a morte de João)
A estrutura das cartas possuía: Saudação, elogio, exortação,
conselho e promessa.
Foi elogiada por sua perseverança e
fidelidade a Deus, por ser uma igreja missionária e por não terem permitindo
falsas doutrinas no meio dela. Mas foi exortada por ter abandonado o primeiro
amor e aconselhada a retornar para que sua luz não fosse extinta, ou seja,
Cristo a privaria de suas bênçãos.
A palavra Éfeso significa “desejável”. Essa
palavra descreve o caráter e as condições espirituais da igreja cristã em sua
primeira etapa.
Esmirna – (vs.8 a 11)
A cidade ficava a 55 km de Éfeso, era rica e
também possuía porto marítimo. Era centro de adoração ao imperador e a única
sede do templo em adoração ao Imperador Tibério. Naquela época, os líderes eram
considerados deuses.
Esta é a única carta que não possui
reprovação da parte de Cristo. Ele a elogia e fala sobre a perseguição que esta
igreja (período) sofreria, mas também a incentiva a perseverar até o fim.
A carta de Cristo dirigida à igreja de Esmirna representa o
segundo período profético da igreja, que vai do ano 100 a 313 d.C.
v. 10 – Perseguição
10 dias = 10 anos (Lv 25:1-7, Nm 14:34 e Ez 4:4-6) nos mostram a
base desta interpretação.
A regra clássica de interpretação é “sola scriptura”, a
própria bíblia se interpreta.
Essa perseguição aconteceu no ano 303 d.C com imperador
Diocleciano e terminou com o edito de Milão do imperador Constantino em 313 d.C
dando liberdade religiosa a toda população. Isso aconteceu após a sua conversão
ao Cristianismo.
Pérgamo – (vs. 12 a 17)
Pérgamo significa altura. Isto se dá devido a
sua localização, 300m acima do nível do mar.
Foi fundada em 539 a.C, mais ou menos, quando
os babilônicos perderam para os persas, e alguns sacerdotes então, fugiram e
fundando neste local uma cidade onde continuaram suas práticas politeístas e
místicas.
Principal centro da cultura helenista desde o
III século a.C., era muito próspera e centro principal dos intelectuais da época,
onde se adorava o deus Asclépio, deus grego da cura, representado pela
serpente, e famosa pelo grande altar de Zeus hoje no museu de Berlim.
Em suma, era uma cidade pagã com influência
babilônica e com a cultura romana que exigia a adoração ao imperador.
Foi elogiada, mas também foi reprovada por
ser conivente a cultura dos nicolaitas e de Balaão, ou seja, estavam permitindo
que a cultura pagã influenciasse seus costumes coisas inaceitáveis a Deus.
Esse período se dá em 313, ano que
Constantino termina com a perseguição aos cristãos a 538 com início da
supremacia papal.
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