sexta-feira, 15 de março de 2019

Recapitulando


Contexto do Livro 

Era o final do reinado do Imperador Domiciniano, um dos maiores perseguidores dos cristãos.
A mensagem era de Deus, mas a linguagem usada era humana. João era judeu, criado no judaísmo, e por isso, conhecia muito bem os profetas Isaías, Ezequiel, Daniel e Habacuque, suas mensagens e a linguagem usada por eles (v.2 e 3)
Este livro foi criptografado aos judeus para que os romanos não o entendessem.
Somente quem conhecesse e entendesse as escrituras da época ( leis e profetas) podiam interpretar aquela simbologia.

Observação: O Novo Testamento só foi escrito depois do ano 45 d.C e encerrado o ano 100 d.C. Jesus morreu entre o ano 29 a 31 a.C

Capitulo 1

Vs. 1 a 3 – Faz a apresentação do livro de apocalipse, mostrando quem é o autor e o tema do livro.

·Autor: João, filho de Zebedeu, primo de JESUS.

·Idade: Tinha 85 a 86 anos quando recebeu estas revelações da parte de Deus.

·Local: Ilha de Patmos (atual Turquia Moderna) - exilado político. Esta ilha era rochosa,
sem vida e sua extensão era de 16x10 Km no meio do Mar Egeu.

·Ano do acontecimento: 95 d.C

·Tema do Livro: Revelação da parte de Deus a Jesus Cristo sobre as últimas coisas.

Vs. 4 a 8 – É a saudação de João às sete igrejas da Ásia, as quais eram endereçadas aquelas cartas, e mostrando que vinha da parte da Trindade Santa.

Vs. 9 – João se apresenta como participante dos seus sofrimentos e perseverante na fé em Cristo, motivos pelo qual aquelas igrejas também eram perseguidas pelo Império Romano.

Vs 10 a 11 - Fala sobre a sua experiência com Deus e conta o motivo pelo qual estava escrevendo aquela carta. Também revela em qual dia da semana ele havia recebido aquela revelação – no sábado.
Shabbat – significa, o dia que Deus reina, o dia da Sua plenitude, o dia do Mover de Deus.

Vs. 12 a 20 – Relata a visão que teve de João, que é a mesma que Daniel teve (Dn 10:5-6)
Nesta visão, João vê Cristo no meio de 7 castiçais – MENORAH (peça que ficava no santuário do templo, entre o átrio e o Santo dos santos. Essa peça era composta por sete pontas unidas formando um único candelabro, que deveria ficar aceso 24h por dia, e era função do sacerdote cuidar que isso acontecesse.
Então, todos os dias o sacerdote limpava aquela peça, via se o pavio estava funcionando e depois abastecia com óleo para que o seu fogo nunca se pagasse.
Essa revelação de João mostra que o próprio Cristo estava atuando como sacerdote no céu, cuidando daquelas igrejas. E por serem judeus, eles conheciam as escrituras e enxergavam naquelas palavras o cumprimento de (Lv 26:11-12)

Capitulo 2

Os capítulos 2 e 3, relatam o teor das cartas ditadas por Cristo a João. Eram sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sárdis, Filadélfia e Laodicéia.

Éfeso – (vs. 1 a 7)  

A maior e mais importante cidade da Província Romana, muito conhecida pelo centro comercial que possuía com o maior porto marítimo daquela região e também como centro religioso, com o  templo de Diana, a “deusa da fertilidade”.
Os fundadores desta igreja foram Áquila e Priscila. (Ef 19)
Paulo a visitou e escreveu uma carta que ficou conhecida como a carta aos Efésios.
João também viveu ali algum tempo. Na época que João escreve esta carta, Timóteo provavelmente fosse o seu pastor.
A carta de Cristo dirigida à igreja de Éfeso representa a mensagem que Ele tinha para o primeiro período da igreja cristã... a igreja apostólica. O período relacionado à igreja de Éfeso vai do ano 31 d.C. ao ano 100 d.C. – (Morte de Cristo a morte de João)
A estrutura das cartas possuía: Saudação, elogio, exortação, conselho e promessa.
Foi elogiada por sua perseverança e fidelidade a Deus, por ser uma igreja missionária e por não terem permitindo falsas doutrinas no meio dela. Mas foi exortada por ter abandonado o primeiro amor e aconselhada a retornar para que sua luz não fosse extinta, ou seja, Cristo a privaria de suas bênçãos.
A palavra Éfeso significa “desejável”. Essa palavra descreve o caráter e as condições espirituais da igreja cristã em sua primeira etapa.


Esmirna – (vs.8 a 11)

A cidade ficava a 55 km de Éfeso, era rica e também possuía porto marítimo. Era centro de adoração ao imperador e a única sede do templo em adoração ao Imperador Tibério. Naquela época, os líderes eram considerados deuses.
Esta é a única carta que não possui reprovação da parte de Cristo. Ele a elogia e fala sobre a perseguição que esta igreja (período) sofreria, mas também a incentiva a perseverar até o fim.
A carta de Cristo dirigida à igreja de Esmirna representa o segundo período profético da igreja, que vai do ano 100 a 313 d.C.

v. 10 – Perseguição
10 dias = 10 anos (Lv 25:1-7, Nm 14:34 e Ez 4:4-6) nos mostram a base desta interpretação.
A regra clássica de interpretação é “sola scriptura”, a própria bíblia se interpreta.
Essa perseguição aconteceu no ano 303 d.C com imperador Diocleciano e terminou com o edito de Milão do imperador Constantino em 313 d.C dando liberdade religiosa a toda população. Isso aconteceu após a sua conversão ao Cristianismo.


Pérgamo – (vs. 12 a 17)

Pérgamo significa altura. Isto se dá devido a sua localização, 300m acima do nível do mar.
Foi fundada em 539 a.C, mais ou menos, quando os babilônicos perderam para os persas, e alguns sacerdotes então, fugiram e fundando neste local uma cidade onde continuaram suas práticas politeístas e místicas.
Principal centro da cultura helenista desde o III século a.C., era muito próspera e centro principal dos intelectuais da época, onde se adorava o deus Asclépio, deus grego da cura, representado pela serpente, e famosa pelo grande altar de Zeus hoje no museu de Berlim.
Em suma, era uma cidade pagã com influência babilônica e com a cultura romana que exigia a adoração ao imperador.
Foi elogiada, mas também foi reprovada por ser conivente a cultura dos nicolaitas e de Balaão, ou seja, estavam permitindo que a cultura pagã influenciasse seus costumes coisas inaceitáveis a Deus.
Esse período se dá em 313, ano que Constantino termina com a perseguição aos cristãos a 538 com início da supremacia papal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog