“Ele
falará contra Deus e perseguirá o povo do Deus Altíssimo. Procurará mudar
a Lei de Deus e os tempos das festas religiosas. O povo de Deus será
dominado por ele durante três anos e meio. Mas depois disso o tribunal o
condenará, e assim ele perderá o seu reino, e o seu poder acabará para
sempre. Mas o reino, o poder e a glória serão dados ao povo do
Deus Altíssimo, e eles governarão o mundo inteiro para sempre; todos os outros
povos os servirão, todos lhes obedecerão” (Daniel 7:25-27)
1 – Introdução
O dicionário define festa como “reunião de pessoas com fins
recreativos, geralmente acompanhada de música, dança, bebidas e comidas.” Para
que haja uma festa, é preciso: um motivo, um grupo de pessoas e algum tipo de
cerimonial.
Na Bíblia, em Israel, o significado de Festa era basicamente de
cunho espiritual, e não somente para entretenimento e diversão. O termo
hebraico “Chag” (Festa) significa: “ato de chamar ou reunir por convocação para
uma Solenidade, Festival, Honra, Regozijo”.
Deus instituiu as Festas no meio do seu povo como um tipo de
mensagem insculpida no tempo. Nem todos teriam acesso às Escrituras, mas uma
data comemorativa chegaria para todos indiscriminadamente, e seu significado
seria conhecido, tornando-se uma espécie de “monumento no tempo” ou “Santuários
de tempos”.
As sete Festas anuais do povo de Israel eram: Páscoa (Lv 23:5), Pães Asmos (Lv 23:6), Primícias (Lv 23:10),
Pentecostes (Lv 23:15-16), Trombetas (Lv 23:24), Expiação (Lv 23:27) e Tabernáculos (Lv 23:34).
Cada Festa
instituída possuía um significado especial, e tinha o propósito de marcar e
celebrar um acontecimento histórico do povo de Israel. Mas além deste
significado, cada Festa apontava também para algo que aconteceria no futuro,
como um sinal profético do que haveria de vir.
Estas sete
Festas anuais aconteciam em três épocas diferentes: três na Primavera, uma no
início do verão e as outras três no outono.
ÉPOCA
|
FESTA
|
SIGNIFICADO
|
SIMBOLIZAVA
|
Primavera
|
Páscoa
|
Redenção
|
Crucificação de Cristo
|
Pães Asmos
|
Pureza
|
Sepultamento de Cristo
|
|
Primícias
|
Consagração
|
Ressurreição de Cristo
|
|
Verão
|
Pentecostes
|
Comunhão
|
Descida
do Espírito Santo
|
Outono
|
Trombetas
|
Anunciação
|
Grande
Tribulação
|
Expiação
|
Arrependimento
|
As duas
Casas de Israel se reconciliam com Deus
|
|
Tabernáculo
|
Celebração
|
Reino Milenar
do Messias
|
2 – As Duas Casas de Israel
Em Gênesis 13:15-16 o Senhor promete a Abraão que toda a terra que ele via seria herdada
pela sua descendência para sempre e que esta descendência seria como o pó da
terra.
Um pouco mais adiante, Deus reforça a promessa dizendo que a sua
descendência seria como as estrelas do céu e como a areia do mar e que, por
intermédio de Abraão, todas as famílias da terra seriam benditas (Gn
22:16-18).
Deus fez uma aliança com Abraão em Gênesis 17:7 e disse que essa aliança iria ser perpétua através da sua descendência.
Abraão teve alguns filhos, mas a Palavra dá destaque a dois destes filhos:
Ismael (Gn 16:15) e Isaque (Gn
21:3-5). Ismael não era o filho da promessa
dada a Abraão e Sara (Gn 17:15-16), pois foi gerado por Agar (Gn 16:16), logo a aliança de Deus não era com Ismael e sim com Isaque (Gn
17:19-21).
A promessa feita a Abraão é novamente proferida à Isaque
(Gn 26:3-4). Ora, claramente vemos que agora
precisamos saber qual o rumo que a bênção tomaria já que Isaque também teve
filhos. Em Gênesis 25 a Bíblia narra que
Isaque orou a Deus para que Rebeca lhe concedesse filhos. Deus ouviu a oração
de Isaque e Rebeca ficou grávida de gêmeos. Mas, a partir do verso 23 a palavra
nos mostra que duas nações e dois povos estavam no seu ventre. O
primeiro filho chamou de Esaú e o
segundo, Jacó.
Esaú vendeu sua bênção de primogenitura a Jacó
em Gn 25:31-33. Sendo assim, vemos claramente aqui que
a bênção agora estava com Jacó e não Esaú conforme Gn 28 e se estenderia ao mundo.
“Eu sou o Senhor,
o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes
a terra na qual você está deitado. 14Seus
descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o
Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por
meio de você e da sua descendência. ” (Gn. 28:13-14)
Jacó teve 12 filhos que formaria a nação de Israel. Em Gn
35:10-12 Deus muda o nome de Jacó para Israel
e reforça a ele a promessa feita anteriormente a Abraão e a Isaque, acrescentando
que uma multidão de nações e reis procederiam dele.
Os doze filhos de Jacó então se tornam os líderes das 12 tribos de
Israel (Gn 49; Ex 28:21).
Em Gênesis 48
acontece um episódio interessante. José, filho de Jacó, está levando seus
filhos Manassés e Efraim para receberem a bênção do avô. Entretanto, Israel
estava com dificuldades na visão por causa da idade avançada e José sabendo
disso levou os filhos ao avô já na posição tradicional da bênção. Colocou
Efraim (Frutífero) na sua mão esquerda, e Manassés (o Primogênito) na sua mão direita. Nessa ocasião Israel abençoa a José e
logo após abençoa os meninos e invertendo as mãos, dá a bênção “maior” para
Efraim e não Manassés.
Ora, por que Israel
fez isso? A resposta está na continuação do texto:
“José não gostou quando
viu o seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim; por isso pegou a
mão dele para tirá-la da cabeça de Efraim e colocá-la sobre a de
Manassés. E explicou: Não, pai; assim não. Este aqui é o filho mais velho;
ponha a mão direita sobre a cabeça dele. Mas Jacó não quis e disse:
Eu sei, filho, eu sei.
Os descendentes de Manassés também serão um grande povo. Mas o irmão mais moço
será mais importante do que ele, e os seus descendentes formarão muitas nações.”. (Gn. 48:17-19)
Que fato maravilhoso!
Deus através de Jacó profetiza que de Manassés sairia um povo, mas que de Efraim sairia uma multidão de nações a mesma promessa dada a Jacó anteriormente.
O interessante é
que a palavra “multidão” empregada aqui é traduzida como “multitude” na versão
inglesa King James e no hebraico como “milo’”.
Que significa “plenitude ou totalidade”. Estas são as mesmas palavras usadas em
Dt 33:16, tanto em
português, quanto em inglês e no hebraico; onde Deus declara sua benevolência à
terra e sua plenitude. Essa mesma
palavra irá aparecer em Rm 11:25 onde Paulo se
refere a um segredo. Qual segredo era esse? O tempo da plenitude dos gentios. Portanto, de Efraim sairia à plenitude dos gentios.
Ora, Jesus quando
estava na terra realizou o milagre da pesca maravilhosa e ainda disse aos
discípulos que a partir daquele dia eles seriam pescadores de homens. Confirmando
a bênção dada a Efraim (Lc 5:5-10).
Esta bênção é
mencionada em 1 Pe 2:9-10 – “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes
do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês
foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que
os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. 10Antes, vocês não eram o povo
de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus,
mas agora já receberam a sua misericórdia”.
parafraseando Os 1:10 - Um dia, o
povo de Israel será como os grãos de areia do mar; será tão numeroso, que não
poderá ser contado, nem medido. E, no mesmo lugar onde Deus disse: “Vocês não
são o meu povo”, ali ele dirá: “Vocês são os filhos do Deus vivo”, e confirmada em Rm 9:25-26
- “Aqueles que não eram
meu povo eu chamarei de ‘meu Povo’. A nação que eu não amava chamarei de ‘minha
Amada’. E no mesmo lugar onde foi dito: ‘Vocês não são o meu povo’, ali eles
serão chamados de‘os filhos do Deus vivo’.”
Em 1
Rs 11 e 12 o rei Salomão confessa seus pecados
e a Palavra diz que Deus se ira contra ele por ter se desviado de Sua vontade, dizendo-lhe
que o reino seria rasgado, ou seja dividido, por Deus.
“Você
quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por
isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais. No
entanto, por amor a Davi, o seu pai, eu não farei isso enquanto você estiver
vivo, mas durante o reinado do seu filho. E não tomarei dele o reino
inteiro, mas deixarei que ele fique com uma tribo , por causa do
meu servo Davi e por causa de Jerusalém, que escolhi para ser a minha
cidade.O Senhor Deus fez
com que Hadade se virasse contra Salomão. Hadade era da família do rei de
Edom”.
(1 Rs 11:11-14)
Após este episódio
Deus levantou muitos inimigos contra Israel.
Numa ocasião
Jeroboão ( da tribo de Efraim) saindo de Jerusalém encontrou o profeta Aías que rasgou sua capa e a
partiu em dez pedaços, dando-a a Jeroboão, disse:
“Fique
com dez pedaços porque o Senhor,
o Deus de Israel, está lhe dizendo o seguinte: “Eu vou arrancar o reino da mão
de Salomão e vou dar dez tribos a você. Salomão ficará com uma tribo por
causa do meu servo Davi e por causa de
Jerusalém, a cidade que escolhi em toda a terra de Israel para ser
minha. Vou fazer isso porque Salomão me rejeitou e tem adorado deuses
estrangeiros: Astarote, a deusa de Sidom, Quemos, o deus de Moabe,
e Moloque, o deus de Amom. Salomão tem me desobedecido; ele tem agido de
maneira errada e não tem guardado as minhas leis e as minhas ordens
como Davi, o seu pai, guardou. Mas eu não vou tomar de Salomão o reino
todo; vou deixar que ele governe enquanto viver. Eu farei isso por causa de
Davi, o meu servo, que escolhi e que obedeceu aos meus mandamentos e
leis. Do filho de Salomão eu tomarei o reino e darei a você dez
tribos. Mas deixarei que o filho de Salomão fique com uma tribo, para que
eu sempre tenha um descendente de Davi reinando em Jerusalém, a cidade que
escolhi como o lugar onde devo ser adorado. Jeroboão, eu vou fazer de você
o rei de Israel, e você vai governar todo o território que quiser. Se você
der atenção a todas as minhas ordens e viver de acordo com a minha vontade,
fazendo aquilo que eu aprovo e obedecendo às minhas leis e aos meus mandamentos,
como fez o meu servo Davi, então eu sempre estarei com você. Eu farei com que
você seja o rei de Israel e, como fiz com Davi, certamente farei com que os
seus descendentes governem depois de você. Por causa do pecado de Salomão,
eu castigarei os descendentes de Davi, mas isso não será para sempre.Por causa
disso, Salomão tentou matar Jeroboão, mas ele fugiu para o Egito. Jeroboão
ficou com Sisaque, rei do Egito, e morou lá até a morte de Salomão”.
(1 Rs 11:31-40)
O reino de Salomão
foi passado para Roboão (1 Rs 12:1,17), mas seu reino foi dividido e dado a parte de Jeroboão profetizada
anteriormente por Aías (1 Rs 12:20).
As únicas tribos
que ficaram fiéis à dinastia de Davi foram as tribos de Judá e Benjamim.
Dentro desta
história a palavra diz que a CASA DE ISRAEL se rebelou contra a dinastia de
Davi, e a assim permanece até hoje.
Neste momento da história é clara a
divisão entre CASA DE ISRAEL e CASA DE JUDÁ, 1 Rs 12:1 deixa isso claro:
“Quando
Roboão, filho de Salomão, chegou a Jerusalém, convocou cento e oitenta mil
homens de combate, das tribos de Judá e de Benjamim, para guerrearem contra
Israel e recuperarem o reino. Entretanto, veio esta palavra de Deus a Semaías,
homem de Deus: “Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, às tribos de
Judá e Benjamim, e ao restante do povo: Assim diz o Senhor: Não saiam à guerra contra os
seus irmãos israelitas. “Voltem para casa, todos vocês, pois fui Eu que fiz
isso”. “E eles obedeceram à palavra do Senhor e voltaram para as suas
casas, conforme o Senhor tinha ordenado”. (1 Rs 12:21-24)
Devido ao cativeiro de Israel, na Assíria, as dez tribos
foram misturadas aos povos da época formando outras nações , que ao longo do
tempo tomou o Oriente, Ocidente, Leste e Sul de todo o mundo, cumprindo-se a
profecia de Jacó em sua bênção a Efraim (cabeça de Israel)
Em Oséias 1, diz:
“Disse, pois, o Senhor
a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição;
porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor. Foi, pois, e
tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho. E
disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jezreel; porque daqui a pouco visitarei o
sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino
da casa de Israel. E naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.
E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de
Lo-Ruama ; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas
tudo lhe tirarei. Mas da casa de Judá me compadecerei, e os salvarei pelo
Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela
guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros. E, depois de haver desmamado a
Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami;
porque vós não sois meu povo, nem eu
serei vosso Deus. Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do
mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se
lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.
E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão
sobre si uma só cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jezreel”.
(Oséias 1:1-11)
Aqui a divisão das
duas casas é explícita e o profeta irá discorrer sobre elas. A esposa de Oséias
se chamava Gomer que significa “conclusão”. Gomer dá a luz a Jizreel que significa “Deus espalha”. Depois
dá a luz a Lo-Ruama que significa “não amada
ou desfavorecida”. Logo após, Gomer dá a luz
novamente e dá o nome de Lo-Ami que significa “não
meu povo”.
Por que esses
nomes? O próprio Deus que ordenou que assim os chamasse , explica o porquê. “Porque vós não sois meu povo, nem sou eu
vosso Deus”. Esta foi a resposta de Deus para as
transgressões da casa de Israel.
Ora, estamos no
tempo de Jeroboão e Deus proclama seu juízo a CASA DE ISRAEL (Efraim) e a rejeita sem misericórdia. Mas
com a CASA DE JUDÁ Deus mantém a misericórdia.
Mas, Deus faz uma
promessa: este povo rejeitado, um dia,
será chamado de “filhos do Deus vivo” e a congregação de Judá e Israel se ajuntará novamente e voltará a ser
uma só nação. Esta é uma alusão clara à missão
aos gentios. (Rm 9:26; 1 P. 2:10; Jo 10:14-18) – “Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e
eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E
estou pronto para morrer por elas. 16Tenho outras ovelhas que não estão
neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então
elas se tornarão um só rebanho com um só pastor. O Pai me ama porque eu dou a
minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas
eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a
recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer”.
Como profecia no
texto, a casa de Israel, ainda formada pelas 10 tribos do reino do norte, será
espalhada e irá se multiplicar no meio das nações e se misturará com os gentios.
““Efraim mistura-se com as nações; Efraim
é um bolo que não foi virado. Estrangeiros
sugam sua força, mas ele não o percebe. Seu cabelo vai ficando grisalho, mas
ele nem repara nisso”. (Os 7:8-9)
“Tiago,
servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo,
às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações”.
(Tg 1:1).
Casa de Judá =
Judeus (Judá e Benjamim, Judá como cabeça)
Casa de Israel =
Gentios (10 tribos, Efraim como cabeça.)
Esta união dos
povos se dá por intermédio da cruz de Cristo e será selada na segunda vinda
de Jesus. (Ef 2:11-22; Ez 37:11-28; Rm 11)
Em Oséias
5:14-15 Deus diz que iria despedaçar as duas
casas até que estas clamassem por misericórdia, que iria embora mas que retornaria quando as
duas casas de arrependessem.
Em Oséias
6 é possível ver esse clamor.
Em Joel
2 o profeta anuncia o dia terrível do Senhor e diz
que ele virá como chuva, a temporã (adiantada, que vem
antes do esperado) e a serôdia (tardia, fora do tempo esperado) - Jl 2:23). Isso é confirmado em Tiago 5:7. As primeiras
chuvas, as Temporãs, já foram cumpridas no Pentecostes, mas as Serôdias ainda
virão, as últimas chuvas.
Deus irá restaurar
a aliança com seu povo, mas esta não será mais em tábuas de pedra e sim no coração
do povo. Ora, por que isso? Porque o ministério da Expiação de Jesus ainda está
operando, ele é o nosso sumo-sacerdote, mas no dia da sua segunda vinda este
ministério chegará ao fim e poderemos ir para os Seus Tabernáculos (Jr 31:31-34; Ez
37:11-28; Zc 11:7).
“Vou apanhar a vara que está na mão de Efraim,
pertencente a José e às demais tribos israelitas, suas companheiras, e vou
juntá-las à vara de Judá. Assim farei delas um único pedaço de madeira, e elas
se tornarão uma só na minha mão. Segure diante dos olhos deles os pedaços
de madeira em que você escreveu e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Tirarei os israelitas das nações
para onde foram. Vou ajuntá-los de todos os lugares ao redor e trazê-los de
volta à sua própria terra. Eu os farei uma única nação na terra, nos
montes de Israel. Haverá um único rei sobre todos eles, e nunca mais serão duas
nações nem estarão divididos em dois reinos”. (Ez 37:19-22)
Este estudo é
importantíssimo para entender Apocalipse, pois os profetas sempre referem aos
gentios como "Casa de Israel" ou "Efraim" e aos judeus como
"Casa de Judá" ou "Judá".
É uma revelação
tremenda e vocês nunca mais irão ler Efésios 2, Romanos 11 e
Ezequiel 37 da mesma forma.
3 - Conclusão
Os livros da bíblia se completam. Nada pode
ser lido de forma isolada e nem descontextualizado.
Deus instituiu as Festas Judaicas como marcos
da história a fim de revelar-nos seus propósitos futuros.
Entender o significado das festas é entender
o propósito de Deus para o homem.
A compreensão das Duas Casas
de Israel é fundamental para compreendermos as profecias de Daniel, Apocalipse
e entender Israel como plano do Criador.
Ao entendermos as Duas Casas, compreenderemos
que nós os gentios somos Efraim (Casa de Israel)
e a Casa de Judá (as tribos Judá e Benjamim),
unificadas pelo sacrifício perfeito de Jesus que disse: “Eu vim senão para as
ovelhas perdidas da casa de Israel“.
A Velha Aliança, ou seja, o primeiro
casamento de Israel com Deus realizado no deserto do Sinai, foi quebrado, pois
a “noiva” adulterou contra Deus, tendo Ele que se divorciar.
“Assim diz o Senhor: “Acaso sua mãe foi mandada embora porque me
divorciei dela? Vendi vocês como escravos para meus
credores? Não, foram vendidos por causa de seus
pecados, e sua mãe se foi por causa da rebeldia de
vocês”. (Is 50:1)
“Judá também sabe que eu me divorciei de
Israel e que a mandei embora porque ela me abandonou e virou prostituta. Mas
Judá, a sua irmã infiel, não ficou com medo. Ela também virou prostituta”. (Jr 3:8).
O livro de Oséias nada mais é que um
simbolismo do perdão de Deus a casa de Israel e a nova aliança feita a fim de
reconciliar-se com a amada.
Por isso, todos os que aceitam a Nova Aliança
de Cristo, tornam-se israelitas.
E quando a Casa de Judá juntamente com a Casa
de Israel se arrepender de seus pecados, Deus as restaurará como um único reino
que Ele mesmo governará durante o milênio.
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