terça-feira, 13 de novembro de 2018

A Quem Deveis Julgar?

A Palavra JULGAR tem dois sentidos:

tomar decisão na qualidade de juiz.

formar conceito (alguém ou algo).

Original do latim JUDICARE

é uma apreciação de fatos e circunstâncias realizada para se  tomar uma decisão sobre algo.

É Correto
Julgar 
alguém?

Quando falamos de julgamento, qual versículo vem em sua mente?

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”. (Mt 7:1-2)

Que tipo de julgamento Jesus está falando aqui?

"Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? 
Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho?
Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão." (Mt 7:3-5)

TRAVE = era uma viga de madeira que ligavam dois asnos.
Algumas versões trás viga ou argueiro.




Jesus falou sobre a atitude de apontar os erros de uma pessoa a partir de sua própria opinião, sem reconhecer os seus próprios erros.
Na justiça dos homens, quando uma pessoa está perante um juiz, há duas possibilidades:
a absolvição ou a condenação.
Um dos dois caminhos é sentenciado a partir de parâmetros que são definidos pela lei do país, que é a verdade tomada como referência no território desse país.
Ninguém gosta de ser corrigido. Porém, o Senhor nos ensina em Sua Palavra que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente.

Qual padrão
devemos usar 
para julgarmos 
alguém?

“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”(Jo 7:24)

Recapitulando...

É correto julgar?

Qual padrão devemos usar para julgar alguém?

Como igreja, a quem temos o direito de julgar?

Em que situação devemos julgar um irmão?

“Na outra carta que escrevi a vocês, eu recomendei que vocês não tivessem nada a ver com gente imoral.
Eu não quis dizer que neste mundo vocês devem ficar separados dos pagãos que são imorais, avarentos, ladrões ou que adoram ídolos. Pois, para evitar essas pessoas, vocês teriam de sair deste mundo.
O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão.
Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição.
Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os que não são cristãos. Deus os julgará.
Mas será que vocês não devem julgar os seus irmãos na fé? Como dizem as Escrituras Sagradas:
“Expulsem do meio de vocês esse homem imoral.”  (1 Co 5:9-13 / NTLH)

EM QUE SITUAÇÃO DEVEMOS JULGAR UM IRMÃO?


1 - conduta imoral: agora estão dizendo que há entre vocês uma imoralidade sexual tão grande, que nem mesmo os pagãos seriam capazes de praticar. Fiquei sabendo que certo homem está tendo relações com a própria madrasta!
Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os que não são cristãos. Deus os julgará. Mas será que vocês não devem julgar os seus irmãos na fé? Como dizem as escrituras sagradas: “expulsem do meio de vocês esse homem imoral.
(1 co 5:1,12 e 13)
"Se alguém desobedecer ao que dizemos nesta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que não se sintam envergonhado; contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão." (2 Ts 2:14-15)

2 – Disputas e Contendas: “Quando algum de vocês tem uma queixa contra um irmão na fé, como se atreve a pedir justiça a juízes pagãos, em vez de pedir ao povo de Deus que resolva o caso? Será que vocês não sabem que o povo de Deus julgará o mundo? Então, se vocês vão julgar o mundo, será que não são capazes de julgar essas coisas pequenas? Por acaso vocês não sabem que nós julgaremos até mesmo os anjos? Muito mais, então, devemos julgar as coisas desta vida! 
Será que entre vocês não existe alguém com bastante sabedoria para resolver uma questão entre irmãos? É claro que existe. Mas o que acontece é que um irmão em Cristo leva ao tribunal a sua queixa contra outro irmão e deixa que juízes pagãos julguem o caso.
Só o fato de existirem questões entre vocês já mostra que vocês estão falhando completamente”. (1 Co 6:1-8, Mt 18:15-17 – avaliar)

3 – Depois de um Autoexame: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem a vocês mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que se considerem reprovados!” (2 Co 13:5)
“Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não seríamos condenados”. (1 Co 11:31)

Então ... A quem deveis julgar?


Primeiramente a nós mesmos e depois ao irmão na fé conforme a Palavra de Deus ensina, trazendo-o ao conserto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog