terça-feira, 7 de junho de 2011

Rosto Desvendado:

"Nós não fazemos como Moisés, que cobria o rosto com um véu para que os israelitas não pudessem ver que o seu brilho estava desaparecendo." (2 Coríntios, 3:13 / NTLH)

Sempre gostei muito das curiosidades bíblicas.
Desde criança  me interesso por saber e entender as escrituras de forma que fique mais fácil praticá-la.
Acho engraçado às vezes que ouço alguém usá-la de forma apropriada ao seu estilo de pensamento ou de interpretá-la a seu favor. Espero nunca fazer o mesmo!
No entanto, sou do tipo que questiona antes de aceitar.
Tenho aprendido muitas coisas ultimamente, e queria compartilhar algo que me chamou a atenção...
Sempre ouvimos dizer que Moisés, certo dia ao descer do monte, tinha seu rosto brilhando de tal forma que fora preciso usar um véu afim de cobrir o resplendor, temendo a adoração do povo.
Porém, Paulo relata algo contrário a este pensamento e revela a verdadeira atitude de Moisés quanto a usar o véu.
Reparando no texto de Êxodo 34:29 -35, vemos que de fato o seu rosto resplandecia, mas que ele falava com o povo mostrando o sua face e só depois a cobria.
Em momento algum nos deparamos com Moisése se apresentando ao povo com o rosto encoberto, pois ele de fato, queria mostrar a prova da sua intimidade com Deus.
No entanto, ao perceber que seu rosto ia empalidecendo, ele encobria com um véu a fim de que o povo  não visse sua face retornar ao normal. Na verdade, ele queria que o povo pensasse que seu rosto resplandecia sempre, diferente dos demais.
O perigo dessa atitude é o mesmo de hoje sermos hipócritas quanto aquilo que não somos.
Encobrir o rosto é o mesmo que mascarar algo que não queremos que alguém veja.
É mostrarmos mais santos, mais capazes, mais experientes, mais potentes.... na verdade, isto se chama prepotência.
Hoje encontramos milhares de pessoas frustradas por identificar que é humano, como todo mundo.
Alguns imaginam que à medida que se aproximam de Deus se tornam intocáveis e blindados a certos tipos de situações. Isso não é verdade.
Deus não nos torna seres celestiais por aceitá-lo, pelo contrário, ele nos habilita a ser o melhor ser humano que podemos, dentro de nossas limitações e suprimindo o mal dentro de nós.
Na verdade, em momento algum Ele retira desejos, conceitos ou nos muda, mas nos revela Sua vontade para o nosso bem e a do reino. O desempenhar é nosso.
Já vi muitas pessoas desistirem do Caminho por não se acharem habilitadas a continuar.
Isso, porque olhando para alguns cuja a face está encoberta, acha-se incapaz de se transformar em alguém do "tipo", sentem-se menor e muitas vezes excluídos dessa comunidade.
O que Paulo nos mostra é que Deus prefere a transparência, seja ela positiva ou não para a sua vida.
O que importa realmente, é ter o rosto desvendado, revelado, sem uso de véus, a fim de mostrar a verdadeira identidade e afirmar que nem sempre estamos no topo da vida espiritual.
Afinal, o essencial é mostrar os feitos do Senhor através da nossa vida e não o contrário. 

Um comentário:

  1. Nos dias atuais é muito comum ver pessoas se escondendo pra não mostrar na verdade quem são. Infelizmente esse tipo de atitude atinge também nossos líderes, homens e mulheres cujo a função seria nos aproximar de Deus, mas que com suas atitudes sempre superiores tornam a caminhada em busca da santidade muito mais difícil. Quando a nossa "santidade" começa a nos afastar de Deus é hora de repensar nossas atitudes. Ser santo é ser humano, é reconhecer que temos falhas, porque Deus é SANTO e isso nos basta porque ele não divide a sua glória com ninguém. Quanto mais eu reconheço que tenho falhas, que sou um pecador, quanto mais eu assumo meus desejos e pensamentos, mais eu percebo que preciso de Deus, quando eu percebo isso eu me aproximo cada vez mais dele e quando eu me aproximo dele eu me torno "Santo" porque ele é SANTO!

    Quando eu não reconheço isso tudo, me afasto dele, porque assim com em Lúcifer,nasce em mim também o desejo de ser Deus ou de ser maior que ele. Ele veio para os cansados, oprimidos, abatidos, pecadores ou seja veio para nós!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog