quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

A Oração que Deus não Responde




“Por isso, Jeremias, não faça orações a favor deste povo. Não chore por causa dele, não faça súplicas ou pedidos de ajuda, porque eu não ouvirei uma palavra sequer”. (Jr 7:16 – NBV-P)

“Quanto a ti, Jeremias, eis que te ordeno que não te coloques em oração a favor de nenhuma pessoa deste povo, tampouco clames ou levantes súplicas e petições por eles, porquanto Eu não os ouvirei quando rogarem a mim na hora da desgraça”. (Jr 11:14 – KJA)

1 – Introdução

Em Tiago 5:16 lemos: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”.
Este versículo traz consigo três verdades embutidas:
·         O pecado precisa ser primeiramente confessado,
·         Nossas orações não podem ser egoístas,
·         É eficaz e poderosa a oração do justo.
Mas o que seria uma pessoa justa?
Aquele que anda corretamente dentro do padrão moral e ético de Deus.
Até pra orar nós precisamos conhecer a bíblia.

2 – Então, quando Deus não atende as nossas orações?

Quando estamos em pecado - A Bíblia é claríssima ao dizer que o pecado desagrada a Deus. Quando mantemos a prática do pecado em nossas vidas, nossas orações são ignoradas por Deus.
“O problema são os seus pecados; por causa deles, vocês estão separados de Deus. Por causa dos seus pecados, Deus desviou o seu rosto de vocês e não ouve mais o que vocês pedem”. (Is 59:2) Por isso precisamos confessá-los todos os dias e abandonar a prática de pecado.
Mas aí nos detemos em outro motivo:

Quando não perdoamos - Jesus deixa claro que perdoar o próximo é regra essencial para que Deus receba nossas orações. Caso isso não ocorra, Deus simplesmente ignora nosso pedido de perdão.
“Mas, quando estiverem orando, primeiro perdoem aqueles por quem foram ofendidos, para que seu Pai que está nos céus também perdoe os seus pecados. Mas se não perdoarem os outros, o seu Pai, que está nos céus, também não perdoará os seus pecados”. (Mc 11:25-26)
“Seu Pai celeste perdoará a vocês se vocês perdoarem àqueles que pecaram contra vocês; 15mas se vocês se recusarem a perdoá-los, o Pai celestial também não perdoará a vocês”. (Mt 6:14-15)

Quando somos hipócritas – Deus ignora as orações daqueles que não vivem o que pregam. Isso Jesus também deixou bem claro aos fariseus de sua época. Não adianta cultuar a Deus por fora, pois Ele conhece o nosso coração.
“e que adianta trazerem ofertas inúteis? O incenso que vocês queimam para mim cheira mal. Suas festas religiosas — a Lua Nova, os sábados, os seus jejuns — não passam de mentiras! E não há nada que eu odeie tanto quanto uma religião fingida! De agora em diante, vocês podem orar com as mãos levantadas para o céu, mas eu não vou atender! Podem fazer muitas orações, mas eu não ouvirei nenhuma delas...” (Is 1:13,15ª)

3 – Conclusão

Jeremias era um sacerdote, temente a Deus, que o servia desde jovem. Mesmo sendo ele justo, Deus não ouviu sua oração.
A oração de Jeremias não era para si mesmo, era pelo povo de Judá, por Jerusalém, que havia se distanciado do Senhor. No entanto, mesmo não sendo egoísta, Deus não a ouviu. Por quê?!
O povo adorava a Deus com lábios, mas seu coração havia se prostituído com outros deuses.
Eles não tinham mais o templo como local de adoração a Deus, mas como amuleto de bênção. Achavam que por tê-lo, estavam protegidos de todo e qualquer mal.
O culto havia acabado, e o que restava era apenas a religiosidade.
E como o povo não se arrependeu, Deus decidiu não ouvir mais as suas orações e nem a de seus intercessores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog