segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Que Horas Começa o Culto?


Uma resposta Bíblica ao dilema encontrado em
Mateus 23:12-13


Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,
e lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’". (Mt 21:12-13)

O que os judeus
estavam roubando
de Deus?


É importante lembrar que o culto no tempo de Jesus ainda vigorava como na Lei de Moisés, e era baseada nos sacrifícios de animais que se faziam no templo.
Deus esperava que os homens oferecessem a Ele o melhor animal.

A palavra Sacrifício apontava não só para o derramamento de sangue do animal, como também do ato de abrir mão do melhor entre todo o rebanho.
E Deus era exigente nesse ponto quando o povo negligenciava.

Onde lemos isso?

— O filho respeita o pai, e o escravo respeita o seu senhor. Se eu sou o pai de vocês, por que é que vocês não me respeitam? Se eu sou o seu senhor, por que não me temem? Vocês me desprezam, mas mesmo assim perguntam: “Como foi que te desprezamos?” Foi com o alimento impuro que vocês me ofereceram no altar. E vocês ainda perguntam: “Como é que estamos te ofendendo?” Pois vocês me ofendem quando acham que têm o direito de profanar o meu altar. E me ofendem também porque pensam que não faz mal me oferecerem animais cegos, aleijados ou doentes. Pois procurem oferecer um animal desses ao governador! Acham que ele o aceitaria com prazer e atenderia os seus pedidos? Eu, o Senhor Todo-Poderoso, falei. (Ml 1:6-8 - NTLH)

O propósito do sacrifício era cultivar no coração do ofertante o valor de Deus, que Ele está acima de todas as outras coisas, mesmo as mais importantes.

Nos dias de Jesus as pessoas negligenciavam as leis de Moisés quanto ao culto. Então, quando chegavam ao templo, compravam qualquer animal que estivesse à venda.
O culto havia perdido o seu significado, pois se tornara mecânico ao perder a essência –
a preparação.

A única exceção que existia na lei quanto a levar o animal preparado era a seguinte:

Quando alguém que morasse muito longe, fosse subir a Jerusalém ofertar ao Senhor, deveria vender a oferta e levar o dinheiro, a fim de não chegar lá com uma oferta danificada.

(Dt 14:24-26)

O momento do sacrifício não era o culto em si, mas o término de algo que havia começado em seu coração anteriormente.

A PREPARAÇÃO

Mas os judeus distorceram este princípio. Em nome da facilidade, instituíram um sistema onde ninguém mais precisava gastar tempo na preparação do sacrifício, bastava comprá-lo de última hora.
Por isto Jesus os chamou de ladrões. A única coisa que eles estavam roubando era 

A PREPARAÇÃO PARA O CULTO.

De que forma
vamos
para
os
cultos?



Você concorda com esse vídeo?

A expectativa é algo que determina resultados”.
Quando Jesus foi para Nazaré, sua cidade, as pessoas olhavam para Ele sem expectativa. Diziam: não é este o carpinteiro, filho de José e Maria? Em outras palavras, estavam dizendo que O viram crescer, que O conheciam, por isso não esperaram muita coisa Dele, o que fez o próprio Jesus afirmar que um profeta não tem honra em sua pátria”.(Mc.6:1-6).

Será este o motivo
de poucos milagres
ocorrerem em nossos dias?

Que horas tem
começado o nosso culto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog