segunda-feira, 4 de junho de 2018

Resumo sobre os Temperamentos


De vez em quando ouvimos alguém dizer “fulano tem o temperamento difícil”. De fato o temperamento diz muito a nosso respeito. É ele que determina as nossas reações emocionais e o estado de humor frente aos fatos da vida. 
Segundo a teoria humoral, são quatro os tipos de temperamento: 
– Sanguíneo: 
São as pessoas expansivas, eufóricas e que demonstram muito vigor. De presença marcante, nunca passam despercebidas. São sociáveis, possuem muitos amigos e se destacam no meio deles. São simpáticos e receptivos naturalmente. Carregam consigo grande carga de emoção, por isso suas decisões são sempre regidas pelos sentimentos. No lado profissional são excelentes vendedores, ótimos professores, conferencistas, atores. Têm fala forte e convincente. São bons persuasivos e pregadores, não necessariamente bons chefes, pois apresentam oscilação emocional e impulsividade. 
Características: comunicativo, crédulo, seguro, companheiro, entusiasmado, otimista. Impulsivo, impaciente, indisciplinado, exagerado, barulhento. 

– Colérico: 
São pessoas ambiciosas e dominadoras. Tendem a ter reações abruptas e explosivas. Apresentam características de pessoas muito independentes e auto suficientes. São vivazes, ativos, exigentes e práticos. Possuem firmeza em suas decisões e frequentemente têm sucesso nas atividades que executam. Pensam pouco e agem muito. Grandes líderes mundiais eram coléricos. No campo profissional são sempre bons gerentes, executores, produtores ou ditadores.
Características: enérgico, otimista, prático, decidido, destemido, resolutivo, audacioso. Implacável, irritadiço, vaidoso, iracundo, sarcástico, prepotente. 

– Melancólico: 
Apesar do nome passar um impressão de tristeza, este temperamento é considerado um dos mais ricos. São pessoas analíticas, empáticas, abnegadas e sensíveis. Obtém grande prazer nas artes. Grandes artistas, criadores, filósofos, gênios da música, inventores e escritores eram melancólicos. Estão sempre envolvidos em embates pessoais pois trilham caminhos complexos. São contemplativos, analíticos e minuciosos. Seu humor muda: ora enclausurados e introvertidos, chegando a hostilizar os amigos; ora se deixam levar por um ânimo mais extrovertido, porém com moderação. São desconfiados. Não fazem amigos com facilidade, mas quando fazem são fieis.
Características: dedicado, idealista, perfeccionista, habilidoso, sensível, leal, sério. Pessimista, crítico, teórico, rancoroso, melindroso, rígido, solitário. 

– Fleumático:
Estes raramente explodem, não por serem tranquilos, mas por serem contidos. Internamente as emoções são efervescentes, mas externamente conseguem dominá-las. Apresentam-se de forma controlada e ponderada. São conciliadores e pacificadores. São conservadores e pouco ousados. Profissionalmente são bons técnicos, professores, administradores e apresentam grande eficiência no trabalho. 
Características: humor estável, responsável, diplomático. Temeroso, desconfiado, indeciso, inseguro, pensador. 

 

Seis Traços Físicos que Definem o Caráter e o Temperamento de uma Pessoa


De acordo com especialistas no estudo da personalidade dos seres humanos, existem certas características físicas intimamente associadas ao comportamento de um indivíduo. Mas primeiro você tem que entender o termo personalidade. Esta palavra abrange o temperamento e o caráter de um indivíduo que, juntos, representam um padrão de características afetivas, cognitivas e comportamentais.
Essas características permanecem na pessoa por longos períodos de tempo. Na verdade, na maioria dos casos eles duram todos os anos de suas vidas. No entanto, existem outras teorias que afirmam que a personalidade é forjada.
Aqueles que concordam com ela argumentam que o comportamento de alguém é o produto de uma série de fatores contribuintes, como o núcleo familiar, o meio ambiente, até o tipo de clima em que se desenvolve. No entanto, a maioria dos estudiosos modernos diz que você pode obter um perfil inicial da personalidade de um indivíduo com base nas características de algumas partes do corpo.

1. A testa - Na opinião de especialistas, o tamanho e a forma da testa de uma pessoa podem determinar sua natureza. Aqueles que têm testa larga tendem a mostrar muita maturidade e inteligência. Se for longa no sentido vertical, revela seriedade na tomada de decisões e nas relações interpessoais. Já uma testa pequena denota dificuldades de concentração, insanidade e falta sabedoria diante dos acontecimentos da vida. Como é a sua?


2. Cabelos - As pessoas de cabelos ruivos têm um baixo nível de tolerância à dor, mas também são pessoas diferenciadas em vários campos. O cabelo loiro está associado à confidencialidade e à alta autoestima. A quantidade de cabelo também desempenha um papel importante. Um estudo recente mostra que os indivíduos com calvície têm um nível de QI maior.



3. O rosto - O rosto de alguém nos diz muito sobre quem esta pessoa realmente é. Rosto estreito inspira mais confiança do que alguém com um rosto largo. Grandes orelhas são sinônimas de grandes segredos familiares. A barba espessa e bigode, no caso dos homens, muitas vezes inspiram muita desconfiança, pois o cabelo facial abundante pode ser sinônimo de um temperamento misterioso e resistente.



4. Sobrancelhas - A forma e a abundância das sobrancelhas também nos contam muito sobre o caráter de alguém. Sobrancelhas mais espessas e abundantes têm personalidades carismáticas. Sobrancelhas finas e arqueadas são pessoas preocupadas demais. Sobrancelhas pequenas e com pouco pêlo representam pessoas problemáticas, conflituosas e muito difíceis de lidar.



5. Olhos - É bem sabido que o olhar de um indivíduo nos diz demais sobre sua personalidade. No entanto, a cor também é crucial para saber mais sobre seu caráter. Olhos coloridos denotam falta de maturidade emocional e desequilíbrio de identidade, mas são ótimos sedutores. Os olhos escuros denotam  maturidade e inteligência, grande simpatia e mistério.



6. Mãos - Muitas pessoas são inexplicavelmente cativadas pela personalidade de alguém apenas olhando suas mãos. Esta parte do corpo desempenha um papel muito importante no namoro. Mãos grandes e com os dedos alongados e grossos mostram um caráter firme e uma segurança pessoal incontestável. Mãos pequenas e os dedos curtos e gordinhos denotam falta de maturidade e segurança.




Dinâmica – A Caixa dos Temperamentos

Os participantes serão separados de acordo com seus temperamentos, que já foi anteriormente estudado.
Após isso, cada equipe receberá uma caixa com o tipo de temperamento.
Dentro da caixa terão figuras e objetos que identificam alguns de seus defeitos ou qualidades.
Eles deverão escrever o que cada objeto ou figura tem a ver com o seu temperamento, na finalidade de identificá-los como qualidade ou defeito, especificando a melhor forma de lidar com eles.

SANGUÍNEO
Emoji rindo -  mostra o quanto o sanguíneo é debochado, simpático e feliz.
Figura de amigos reunidos – mostra a facilidade em ter amigos e de sua alma carismática.
Figura de um quarto bagunçado – mostra sua desorganização e falta de cuidado.
Adereços de festa -  mostra como são extrovertidos, divertidos e extravagantes.
jogo de lógica – mostra o quanto são desconcentrados e propensos a abandonar projetos pela metade.






FLEUMÁTICO
Imagem de duplo sentido – mostra como são flexíveis, sem postura nas decisões
Tio Patinhas – mostra a forma sovina de conduzir a vida.
Semáforo – mostra o quanto precisam parar pra pensar suas brincadeiras e piadas ácidas.
Emogi indeciso – mostra sua forma indecisa de conduzir a vida.
Figura de uma pessoa rindo – mostra seu ótimo humor.







COLÉRICO
Massinha de modelar – mostra sua falta de flexibilidade na vida
Figuras de imagem dúbio de listras – mostra como a sua opinião tem que prevalecer no grupo
Apito – mostra sua liderança
Fugura de um homem dando ordem – mostra sua postura de mandão
Tag zangado – mostra seu mau humor
1 meia sem par – mostra o quanto precisa aprender a ter companhias, andar junto com outras pessoas.

 As retas acima são paralelas entre si (em linhas retas em relação as outras) ou estão curvadas?




MELANCÓLICO
Tag emoji chorando – mostra sua tendência a choro, depressão e tristeza
Figura de quarto arrumado – mostra sua organização e perfeccionismo
Figura mulher solitária olhando a paisagem – mostra a forma como são sozinhos, de poucos amigos
Papel e canetinha – mostra o quanto são talentosos e chegados a artes.
Figura de Caramujo – mostra o quanto tem tendência a se encolher mediante obstáculos
Bala Halls de melancia – mostra que apesar de serem os únicos que receberam bala, irão reclamar do sabor, revelando sua parte crítica.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog